IE – Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2339
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- ItemRedes sociais na publicização do conhecimento produzido: Educação em Ciências na perspectiva dos métodos digitais e da Altmetria(2022) Senabio, Kelly Pinheiro da Conceição; Miranda, Angélica Conceição DiasOs profissionais da educação têm um papel fundamental na formação do indivíduo, estimulando a busca pelo conhecimento por meio do ensino da ciência, da cultura e do desenvolvimento do pensamento crítico, no entanto, esses profissionais sejam professores e/ou pesquisadores precisam dedicar-se à produção do conhecimento científico. Neste momento de pandemia grandes transições ocorreram no campo da educação, o uso dos suportes tecnológicos como a internet se evidenciou, isto transformou o ensino/aprendizagem na maioria das escolas do mundo, que deixaram por algum período o formato presencial para utilizarem a Educação à Distância (EaD), o que auxilia na aprendizagem, no desenvolvimento das atividades e na divulgação do conhecimento produzido no processo. O tema redes sociais na internet com foco em Educação em Ciências é inexplorado nas principais bases de dados brasileiras. A presente pesquisa buscou compreender como a comunidade da Educação em Ciências publiciza sua produção científica por meio da rede social Twitter e tem como objetivo geral analisar se os atores da área de Educação em Ciências estão presentes na referida plataforma. A presente pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa aplicada, de natureza quantitativa, é uma pesquisa descritiva e analítica quanto aos objetivos, quanto aos procedimentos é considerada uma pesquisa documental. Teve como fonte de dados a plataforma Twitter, e a coleta foi realizada através da ferramenta de análise do Google, Twitter Archive Google Sheets (TAGS). Onde as postagens dos termos escolhidos são exportadas para planilhas TAGS. Os dados apontaram que o assunto Educação em Ciências está presente na referida rede social discretamente, de acordo com os dados coletados, os autores das postagens dos tweets analisados são pessoas da comunidade que não tem em sua maioria um vínculo direto com programas de Pós-graduação de Educação em Ciências.
