IE – Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Dissertações)
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Resultados da Pesquisa
- ItemRedes sociais na publicização do conhecimento produzido: Educação em Ciências na perspectiva dos métodos digitais e da Altmetria(2022) Senabio, Kelly Pinheiro da Conceição; Miranda, Angélica Conceição DiasOs profissionais da educação têm um papel fundamental na formação do indivíduo, estimulando a busca pelo conhecimento por meio do ensino da ciência, da cultura e do desenvolvimento do pensamento crítico, no entanto, esses profissionais sejam professores e/ou pesquisadores precisam dedicar-se à produção do conhecimento científico. Neste momento de pandemia grandes transições ocorreram no campo da educação, o uso dos suportes tecnológicos como a internet se evidenciou, isto transformou o ensino/aprendizagem na maioria das escolas do mundo, que deixaram por algum período o formato presencial para utilizarem a Educação à Distância (EaD), o que auxilia na aprendizagem, no desenvolvimento das atividades e na divulgação do conhecimento produzido no processo. O tema redes sociais na internet com foco em Educação em Ciências é inexplorado nas principais bases de dados brasileiras. A presente pesquisa buscou compreender como a comunidade da Educação em Ciências publiciza sua produção científica por meio da rede social Twitter e tem como objetivo geral analisar se os atores da área de Educação em Ciências estão presentes na referida plataforma. A presente pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa aplicada, de natureza quantitativa, é uma pesquisa descritiva e analítica quanto aos objetivos, quanto aos procedimentos é considerada uma pesquisa documental. Teve como fonte de dados a plataforma Twitter, e a coleta foi realizada através da ferramenta de análise do Google, Twitter Archive Google Sheets (TAGS). Onde as postagens dos termos escolhidos são exportadas para planilhas TAGS. Os dados apontaram que o assunto Educação em Ciências está presente na referida rede social discretamente, de acordo com os dados coletados, os autores das postagens dos tweets analisados são pessoas da comunidade que não tem em sua maioria um vínculo direto com programas de Pós-graduação de Educação em Ciências.
- ItemO uso de materiais manipuláveis por professoras no processo de construção do número com crianças da pré-escola.(2020) Daltoé, Thaís; Silva, João Alberto daEsta dissertação resulta de uma pesquisa qualitativa, realizada no Programa de PósGraduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A questão de pesquisa é como os pressupostos epistemológicos das professoras da pré-escola da rede municipal de Rio Grande - RS se relacionam com a utilização de materiais manipuláveis no processo de construção do número com crianças desse nível escolar. Para tanto, teve como objetivo principal analisar os pressupostos epistemológicos que sustentam a escolha e a mediação dos materiais manipuláveis para o processo da construção do número na Educação Infantil, a fim de evidenciar o viés pedagógico adotado para esses materiais. A partir disso, buscou-se compreender, com base na perspectiva das professoras, a finalidade do uso de materiais manipuláveis no ensino de Matemática a nível pré-escolar, além de articular a utilização e escolha de materiais manipuláveis aos pressupostos epistemológicos emergentes da prática pedagógica das professoras da Educação Infantil. Em vista disso, constituiu-se um grupo com princípios colaborativos de professoras da Educação Infantil que participavam do curso de formação continuada "O ensino da Matemática através do uso de materiais manipuláveis na Educação Infantil", para a coleta de dados. A pesquisa discorre sob o delineamento de um Estudo de Caso, utilizando múltiplas fontes de evidências, tais como a observação colaborativa, os diários reflexivos, a análise dos planejamentos e a entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram submetidos a uma Análise de Conteúdo, da qual emergiu duas categorias: "O viés epistemológico adotado pelas professoras para o ensino de Matemática na Educação Infantil" e "Práticas pedagógicas com materiais manipuláveis para o processo de construção do número com crianças da pré-escola". Diante da primeira categoria abordou-se as epistemologias emergentes das práticas pedagógicas das professoras, dentre elas as epistemologias empirista, apriorista e construtivista. A segunda categoria faz referência às práticas pedagógicas realizadas em sala de aula pelas professoras com a utilização de materiais manipuláveis. Essa categoria ramificou-se em três subcategorias, sendo a primeira sobre as práticas voltadas para o ensino dos processos mentais e a segunda subcategoria, referente às práticas pedagógicas envolvendo os materiais manipuláveis direcionadas exclusivamente para a construção do número. A terceira subcategoria discorre sobre a proposição do Laboratório do Ensino e do Brincar presente nas instituições de Educação Infantil, bem como a utilização de seus materiais para o processo da construção do número sob o viés da Teoria da Abstração. Na análise de dados foi possível compreender, no que tange à epistemologia das professoras, que seus pressupostos apresentam-se nas escolhas de materiais, nos métodos aplicados e na postura adotada em sala de aula, evidenciando que possuem um viés epistemológico flutuante. Quanto à utilização de materiais, conclui-se que são utilizados frequentemente pelas professoras, por vezes de forma não intencional ao desenvolvimento de noções matemáticas. Ressalta-se a importância desta pesquisa para a comunidade docente, especificamente da Educação Infantil, uma vez que possibilita a reflexão da prática e do desenvolvimento de noções matemáticas referentes ao processo de construção do número para o ciclo pré-escolar.
- ItemSatisfação e motivação do professor em formação para o enfrentamento ao uso, abuso e dependência de psicotrópicos por estudantes(2020-10-04) Foes, Verônica Felippe de Lima; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes deO uso na vida humana de drogas por estudantes no Brasil alcança o alarmante índice de 23%, repercutindo consequências prejudiciais não somente aos usuários, mas à sociedade e dispositivos de educação. Nesse contexto, é na relação educador/discente que o conflito relacional se vivencia, o que exige desse profissional o domínio teórico orientado por conhecimentos científicos diversos para o entendimento e enfrentamento da complexa problemática. A abordagem transversal do tema pelos professores deve ser diária, conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). No entanto, visto ser um agente facilitador, potencializador e multiplicador de diversas formas de protagonismo social na comunidade, este educador percebe-se motivado para uma participação satisfatória e congruente com sua relevância funcional? Diante disto, este trabalho objetivou investigar a satisfação e a motivação do educador para o enfrentamento ao uso, abuso e dependência de psicotrópicos por estudantes, verificando o quanto seu conhecimento sobre a temática interfere na sua vontade para o enfrentamento da situação por meio de sua prática pedagógica, a fim de oportunizar possível estímulo do potencial do estudante e minimizar a exclusão social. Esta pesquisa, do tipo descritiva transversal, com coleta em campo, é de cunho quali/quantitativo, com finalidade básica e delineamento de levantamento correlacional. A pesquisa contempla as normas estabelecidas pela resolução 466/12 do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CONEP) e foi submetida à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A unidade observacional contou com graduandos concluintes dos cursos de licenciatura da FURG em 2014 e a coleta dos dados se deu por meio de um questionário, os quais são tabulados na base de dados do programa estatístico SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, versão 13.0, com análises estatísticas descritivas e inferenciais. Encontrou-se um relacionamento estatisticamente significativo entre Saber e Satisfação moderado e positivo, um relacionamento estatisticamente significativo fraco e positivo entre as variáveis Satisfação e Motivação, um fraco e negativo significativo entre o Saber e a Motivação além da correlação estatística significativa existente entre Motivação, Satisfação e Saber. Diante das diversas conjunturas estruturais/institucionais discutidas neste estudo, a partir das análises dos resultados argumentados teoricamente, verificou-se que a causa da prevenção ao uso indevido de psicotrópicos pelos estudantes brasileiros necessita de advocacy orientada à esfera da saúde pública. Na busca de apoio para os direitos desses profissionais, buscou-se favorecer a implantação de políticas públicas relativas à formação e prática profissional, que constitua proteção à qualidade de vida dos docentes, garantindo seus direitos referentes às suas competências e integridade psicológica para o enfrentamento da problemática. Desta forma, o estudo possibilitou identificar algumas potencialidades/fragilidades motivacionais envolvidas no desejo de participação do futuro docente no enfrentamento ao uso, abuso e dependência de psicotrópicos por estudantes, a fim de contribuir com dados à possível elaboração, organização, execução e manutenção de ações de enfrentamento ao tema mais efetivos, que considerem as expectativas e as necessidades motivacionais desse profissional, visando à promoção da saúde dos agentes envolvidos no processo.
