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Federal do Rio Grande
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EE – Mestrado em Engenharia Oceânica

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    Avaliação geométrica de um conversor de energia das ondas do mar em energia elétrica do tipo coluna de água oscilante empregando um modelo axissimétrico e dados realísticos de estado de mar
    (2020) Pinto Júnior, Édis Antunes; Isoldi, Liércio André; Conde, José Manuel Paixão
    O cenário internacional de escassez de recursos não renováveis somado à crescente demanda energética, são incentivos para a diversificação das matrizes energéticas mundiais com foco em fontes renováveis de energia. Nesse contexto, o Brasil dispõe de uma grande extensão de zonas propícias à exploração da energia das ondas do mar, sendo a costa sul do país uma das regiões mais energéticas do litoral. Existem diversas tecnologias propostas para a conversão da energia das ondas do mar em eletricidade, entre elas destaca-se o dispositivo Coluna de Água Oscilante (CAO), que é composto, basicamente, por uma câmara hidropneumática e um duto onde é instalada uma turbina acoplada a um gerador elétrico. Sua câmara é aberta abaixo da superfície livre da água, enquanto o duto é aberto para a atmosfera. O movimento oscilante da superfície livre da água, produzido pelas ondas incidentes, faz com que o ar escoe através do duto e acione a turbina. Uma das metodologias empregadas na modelagem computacional do princípio de funcionamento desse dispositivo é a Metodologia Ar, que simplifica a análise do problema considerando apenas o escoamento de ar no interior do conversor. Nesta pesquisa, considerando a Metodologia Ar, um modelo axissimétrico foi desenvolvido e validado para a simulação de um conversor CAO submetido a um estado de mar realístico, representativo da região da Praia do Cassino, em Rio Grande - RS. Foi utilizado o Método dos Volumes Finitos (MVF), através do software Fluent, para a solução das equações de conservação de massa e de quantidade de movimento para o escoamento de ar no interior do CAO. Além disso, foi avaliada a influência de parâmetros geométricos na potência disponível do conversor CAO, através do Design Construtal aliado à Busca Exaustiva. Para isso, dois graus de liberdade foram variados: a relação entre a altura e o diâmetro da câmara hidropneumática (H1/L1) e a relação entre a altura e o diâmetro da menor base de uma região, cuja superfície de revolução tem formato trapezoidal, localizada entre a câmara hidropneumática e o duto da turbina (H2/L2), além disso, relação entre a altura e o diâmetro do duto da turbina (H3/L3) foi mantido constante. Os resultados indicam que a maior potência do conversor é alcançada pelos menores valores de H1/L1 e maiores valores de H2/L2, tendo como melhor caso, obtido por H1/L1 = 0,1 e H2/L2 = 0,81, uma potência 839 vezes maior do que o pior caso, porém, os valores encontrados são impraticáveis em dispositivos reais, sendo necessário limitar a potência dos conversores à 500 kW para tornar essa avaliação mais próxima da realidade, assim, a maior potência obtida foi de 15,5 vezes maior do que a encontrada no pior caso, sendo esses valores condizentes com outros estudos desenvolvidos.
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    Análise numérica da configuração geométrica em dispositivos de conversão de energia das ondas do tipo coluna de água oscilante considerando uma turbina de impulso
    (2022) Santos, Amanda Lopes dos; Santos, Elizaldo Domingues dos; Conde, José Manuel Paixão
    O presente trabalho apresenta um estudo numérico sobre a investigação geométrica de um dispositivo de conversão de energia das ondas dos oceanos do tipo Coluna de Água Oscilante (CAO), considerando uma turbina de impulso com rotação na região do duto de ar através de implementação de malha móvel. Mais precisamente, é empregado um modelo com um escoamento turbulento, transiente e incompressível de ar em um domínio bidimensional, que simula a câmara do dispositivo CAO. Nas simulações são impostas diferentes velocidades de entrada de acordo com cada geometria para que se mantenha uma mesma velocidade de ponta de pá de λ = 1.25. Primeiramente, o modelo computacional foi verificado e validado através da comparação de coeficientes de potência com os obtidos numericamente e experimentalmente na literatura para escoamentos turbulentos sobre turbinas Savonius em túnel de vento para diferentes velocidades de ponta de pá. O objetivo geral do trabalho é aplicar o Método do Design Construtal a fim de avaliar numericamente a influência da geometria da câmara trapezoidal do dispositivo sobre indicadores de performance, como a potência disponível, a potência da turbina e a eficiência. O problema é sujeito a duas restrições de área (área da região retangular da câmara do CAO e área trapezoidal de transição entre a região retangular da câmara e o duto de saída. Além disso, são investigados 2 graus de liberdade: H1/L1 (razão entre altura e comprimento da região retangular da câmara) e L2/H2 (razão entre a base menor da região trapezoidal da câmara e altura dessa região). De posse dos resultados, a geometria na qual observou-se a maior eficiência (η =0.601726) do dispositivo corresponde aos valores de L2/H2 = 1.0 e H1/L1 = 5.0. Entretanto, a eficiência não é o melhor indicador de performance para a análise do problema investigado aqui, pois conduz a geometrias ótimas não recomendadas. Assim, é recomendado o uso da potência da turbina. O desempenho da configuração ótima foi aproximadamente 10% superior a pior configuração, mostrando a importância da investigação geométrica nesse tipo de problema. Esta condição ótima foi obtida para a razão mais alta de L2/H2 testada, ao passo que a razão de L2/H2 = 0.75 forneceu menor potência quando comparada às outras.
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    Avaliação geométrica de uma estrutura acoplada a um conversor de energia das ondas onshore do tipo galgamento aplicando o design construtal
    (2020) Barros, Andréia Sá de; Santos, Elizaldo Domingues dos; Gomes, Mateus das Neves
    No presente trabalho foi realizado um estudo numérico de avaliação geométrica de um conversor de energia das ondas do tipo galgamento com uma estrutura acoplada (um obstáculo trapezoidal) montada no fundo de um canal de ondas em escala real, por meio do Design Construtal. É simulado o princípio de funcionamento do dispositivo que consiste no acúmulo de água em um reservatório elevado acima do nível do mar para conversão posterior em turbinas hidráulicas de baixa queda. O principal objetivo aqui é avaliar a geometria do conjunto dispositivo/obstáculo que maximiza a quantidade de água acumulada no reservatório do dispositivo. O problema estudado foi submetido a três restrições de áreas: área total do canal de ondas (AT), fração de área dada pela razão entre a área de rampa e a área total do canal (φr = Ar/AT) e área do obstáculo colocado no fundo do canal (At) e quatro graus de liberdade: razão entre a altura e o comprimento do canal (HT/LT), razão entre a altura e o comprimento da rampa (H3/L3) (ou declive da rampa), distância entre o fundo do canal e o dispositivo (H1) e razão entre as bases menor e maior do obstáculo trapezoidal (L1/L2). No presente estudo, são investigados os efeitos de H3/L3 e L1/L2 sobre a massa de água que entra no reservatório. Equações de conservação de massa, quantidade de movimento e uma equação para o transporte da fração volumétrica da água são resolvidas com o Método dos Volumes Finitos (MVF). Para lidar com mistura água-ar, é utilizado o modelo multifásico Volume of Fluid (VOF). Os resultados mostraram que a associação de uma estrutura acoplada à rampa de um dispositivo de galgamento pode melhorar o desempenho do dispositivo em 30% comparado a um dispositivo convencional. A inserção do obstáculo contribuiu para o desempenho do dispositivo, porém H3/L3 possui maior efeito que L1/L2 sobre o indicador de performance. Por fim, a menor razão de H3/L3 associada a magnitudes intermediárias de L1/L2, ou seja, uma rampa no formato trapezoidal, levam ao melhor desempenho do conjunto dispositivo/obstáculo.
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    Estudo numérico de um escoamento turbulento com convecção forçada incidindo sobre um arranjo triangular de corpos rombudos
    (2017) Teixeira, Filipe Branco; Santos, Elizaldo Domingues dos; Isoldi, Liércio André
    Este trabalho consiste na avaliação numérica de um escoamento turbulento, transiente, bidimensional, incompressível e com convecção forçada que incide sobre um arranjo triangular de corpos rombudos quadrados de aresta D. A geometria do problema é avaliada com o método Design Construtal. O problema possui duas restrições, a primeira dada pela soma das áreas dos corpos rombudos e a segunda referente à área de ocupação máxima do arranjo, que neste caso é 6D × 6D, além de dois graus de liberdade: SL/D (razão da distância longitudinal entre o centro do corpo rombudo frontal e o centro dos corpos rombudos posteriores, e a dimensão de suas arestas) e ST/D (razão da distância transversal entre o centro dos corpos rombudos posteriores e a dimensão de suas arestas). Em todas as simulações serão considerados números de Reynolds e Prandtl iguais à ReD = 22.000 e Pr = 0,71 respectivamente. As equações temporais médias de conservação da massa, quantidade de movimento e energia são solucionadas através do Método dos Volumes Finitos, pelo software de CFD Ansys® Fluent® e a turbulência é resolvida através da modelagem clássica da turbulência (RANS - Reynolds Averaged Navier-Stokes) com fechamento através do modelo SST -k-w. O objetivo do estudo é avaliar como a variação da geometria influencia o coeficiente de arrasto (CD) e o número de Nusselt (NuD) entre os corpos rombudos e o escoamento circundante. Também se avalia o coeficiente de sustentação (CL) e o número de Strouhal (St) para análise do desprendimento de vórtices no escoamento. Foi realizada uma avaliação da modelagem matemática e um estudo de estratégias de geração de malha capaz de validar/verificar o modelo numérico. Observou-se que o estudo da turbulência, mesmo de forma bidimensional, com a modelagem SST - k-w, é capaz de representar os fenômenos associados ao problema proposto de forma consistente, desde que um grande refinamento local nas regiões de parede seja implementado. Uma malha não estruturada com refinamento local totalmente estruturado foi utilizada para verificar/validar parâmetros médios em um escoamento turbulento com convecção forçada sobre um corpo rombudo. A comparação com a literatura para CD, NuD e St médios no espaço e tempo quando o escoamento atinge um regime estabilizado apresentaram desvios tão baixos quanto 0,43%, 0,79% e 0,56% respectivamente. Na avaliação geométrica do arranjo, constatou-se que o melhor caso fluidodinâmico reduziu o CD em até 73,5% comparado ao pior caso, já no estudo térmico, o caso ótimo aumentou o NuD em 29,0%. Devido a isto, a análise multiobjetivo apontou para SL/D = 5,0 e ST/D = 2,0 como as razões ótimas do arranjo, coincidindo com o caso ótimo para o objetivo fluidodinâmico.
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    Otimização geométrica de um canal com aletas retangulares submetido à convecção forçada aplicando o método design construtal
    (2017) Feijó, Bruno Costa; Santos, Elizaldo Domingues dos; Goulart, Jhon Nero Vaz
    O presente trabalho é um estudo sobre o escoamento em canais aletados. O problema proposto foi simulado numericamente e o método Design Construtal associado à busca exaustiva foi aplicado para uma avaliação geométrica do canal. O problema consiste em um canal bidimensional, contendo duas aletas retangulares aquecidas, uma na parede superior e outra na inferior. Um escoamento incompressível atravessa o canal em regime laminar, permanente, com uma temperatura menor do que a temperatura das aletas, causando a convecção forçada. Dois graus de liberdade foram considerados: a razão entre a altura e a largura das duas aletas (H1/L1; H2/L2). Além destes dois graus de liberdade também foram variadas as razões entre as áreas das aletas e as suas áreas de ocupação. A avaliação geométrica teve dois objetivos: maximizar a troca térmica entre as aletas e o escoamento circundante e minimizar a diferença de pressão entre a entrada e a saída do canal, ou seja, um objetivo térmico e um fluidodinâmico, respectivamente. Foi concluído que a maior razão da área das aletas sobre sua área de ocupação entre as estudadas neste trabalho, φ1 = φ2 = 0,2, é que melhor atende ao multiobjetivo proposto, sendo superior em 8,58% ao caso ótimo obtido para a menor fração de área estudada, φ1 = φ2 = 0,05. Também foi demonstrado que razões intermediárias entre a altura e largura das aletas são as que melhor atendem ao problema multi- ojetivo. Foi verificado que uma variação das razões entre altura e largura das aletas causa um efeito significativamente maior na diferença de pressão do canal do que sobre a troca térmica. A análise térmica do problema indicou que as geometrias que tem melhor desempenho térmico são as geometrias em que as aletas possuem maior inserção no canal (maior altura e maior área) enquanto que a análise fluidodinâmica demonstrou que os melhores desempenhos deste ponto de vista são obtidos quando as aletas possuem as menores alturas e áreas dentre as estudadas.
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    Simulação numérica e método constructal design aplicados ao estudo de flambagem em placas com furos hexagonais utilizadas em estruturas navais e oceânicas
    (2015) Silva, Caio Cesar Cardoso da; Isoldi, Liércio André; Real, Mauro de Vasconcellos
    Placas finas de aço são componentes estruturais de grande importância, quando utilizados em estruturas navais e oceânicas como, por exemplo, plataformas de petróleo, comportas, docas flutuantes e embarcações em geral. Uma característica geometrica notável em placas finas de aço é a sua esbeltez. Quando uma placa esbelta é submetida a um carregamento de compressão axial, um comportamento mecânico denominado flambagem pode ocorrer, provocando um deslocamento lateral do elemento. Este fenômeno de instabilidade pode ser dividido em flambagem elástica (linear) e elasto- plástica (não linear), dependendo de aspectos dimensionais, construtivos e/ou operacionais. Constantemente, a realização de perfurações nestes componentes estruturais é necessária, o que gera uma redistribuição de tensões nas placas, causando mudanças nas características de flambagem e no desempenho mecânico da placa. Este trabalho propõe um estudo do fenômeno de flambagem em placas quadradas ou retangulares, simplesmente apoiadas e com perfurações hexagonais centralizadas. A simulação numérica foi utilizada, com o auxílio do software ANSYS® , para determinar a carga crítica de flambagem e a carga de colapso da placa. O método Constructal Design foi aplicado, permitindo avaliar a influência do grau de liberdade H0/L0 (sendo H0 a altura e L0 o comprimento da perfuração, respectivamente) de cada tipo de perfuração (hexagonal longitudinal e transversal), no comportamento mecânico das placas. A fração de volume da perfuração na placa (φ) foi outro grau de liberdade considerado, correspondendo a 10%, 15%, 20% e 25% do volume total da placa, respectivamente. Os resultados mostraram a direta influência da relação H0/L0 na definição do tipo de flambagem para cada valor de fração de volume estudada. Além disso, o método Constructal Design, associado ao mecanismo de busca exaustiva, permitiu definir a dimensão ótima para cada tipo de perfuração, ou seja, aquela que conduz a placa a um melhor desempenho mecânico.
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    Simulação numérica e design construtal aplicados à flambagem biaxial de placas de material compósito utilizadas em estruturas navais
    (2016) Silveira, Thiago da; Isoldi, Liércio André; Santos, Elizaldo Domingues dos
    A flambagem elástica é um fenômeno de instabilidade estrutural indesejado para um projeto de engenharia. Na engenharia naval, placas delgadas utilizadas nas estruturas de navios e plataformas podem sofrer com esse fenômeno. Através da aplicação de carregamentos compressivos, a estrutura pode curvar-se repentinamente no sentido transversal, ou seja, fora do plano da placa. Para tal, o carregamento deve ser superior à carga crítica de flambagem da estrutura. O uso de materiais compósitos em meio oceânico é uma tecnologia relativamente atual e que pode trazer muitos benefícios a médio e longo prazo, visto que estes materiais não sofrem com a degradação através de corrosão marinha e estruturas de material compósito em geral são mais leves do que estruturas de aço, o que pode gerar um ganho na capacidade de carga e armazenagem das embarcações. A flambagem de placas laminadas ortotrópicas ainda é uma área a ser pesquisada, especialmente quando as placas possuem perfurações. Perfurações em placas utilizadas em aplicações navais e oceânicas se fazem necessárias para instalação de vigias, passagem de cabos e tubulações, janelas de visita e inspeção, escotilhas e afins. Em busca de uma otimização estrutural de placas laminadas compósitas, fazendo com que as perfurações afetem o mínimo possível o comportamento mecânico da estrutura, o Design Construtal pode ser aplicado. Este método é baseado em elementos da natureza e possibilita encontrar a ótima distribuição das imperfeições se associado a problemas da mecânica dos sólidos como o de placas delgadas perfuradas. Aplicando diferentes laminações foi possível encontrar um aumento da carga crítica de flambagem para uma placa compósita, com laminação simétrica e sem perfurações, de até 10,47%. Esta condição é encontrada quando o esquema de laminação obedece (45o/45o)3s ou (- 45o/45o)3s. No entanto a aplicação de furos reduz a carga crítica de flambagem, podendo a melhor carga crítica obtida para a placa com furo atendendo à fração volumétrica do furo Ø = 0,25 ficar até 35,22% menor do que para uma placa sem furo. Para uma fração volumétrica Ø = 0,05, a carga crítica é melhor, representando uma redução de 18,56% em relação à placa sem furo. Percebeu-se que quanto maior a fração volumétrica do furo, maior seu efeito redutor sobre a carga crítica de flambagem.
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    Modelagem computacional e método design construtal aplicados à otimização geométrica de placas finas de aço com enrijecedores submetidas a carregamento transversal uniforme
    (2017) Troina, Grégori da Silva; Isoldi, Liércio André; Santos, Elizaldo Domingues dos
    Estruturas que utilizam placas finas de aço com enrijecedores são amplamente empregadas na indústria aeronáutica, construção civil, além de assumirem um papel importante no setor de construção e reparação naval. Simulações numéricas são ferramentas imprescindíveis para a solução de problemas complexos de engenharia que envolvem essas estruturas. A fim de determinar relações geométricas ótimas que minimizam os deslocamentos transversais em placas enrijecidas submetidas a esforços transversais uniformemente distribuídos, esse trabalho utilizou modelos computacionais para analisar deflexões de placas retangulares reforçadas por enrijecedores de seção transversal também retangular. Para a obtenção das diferentes configurações geométricas a serem analisadas em busca da geometria ótima, foi aplicado o método Design Construtal. Além dos princípios do Design Construtal, essa pesquisa utilizou a técnica de otimização por Busca Exaustiva, ou seja, um grande número de geometrias foi estudado para a obtenção daquelas com melhor comportamento estrutural quanto à deflexão. As soluções numéricas foram obtidas através do software ANSYS®, que emprega a metodologia dos elementos finitos (MEF) para a resolução de problemas estruturais. Os modelos utilizados para as análises foram construídos com elementos finitos bidimensionais (SHELL93) e tridimensionais (SOLID95). Uma placa de referência foi adotada para a geração de todas as geometrias de placas a serem analisadas, sendo a construção da placa enrijecida resultado da transformação de uma certa quantidade de material da espessura da placa de referência em enrijecedores longitudinais e transversais. Após as simulações numéricas, os resultados obtidos foram apresentados em gráficos de dispersão de pontos para mostrar a influência dos graus de liberdade nos resultados de deflexão central das placas. Para todos os casos simulados foi possível perceber um padrão no comportamento da deflexão conforme se aumentava a relação entre altura do enrijecedor e sua espessura, sendo possível ajustar a esses gráficos curvas de potência com coeficientes de qualidade de ajuste todos superiores a 92 %. As placas otimizadas foram determinadas para as cinco frações volumétricas φ (relação entre o volume de material dos enrijecedores e o volume total de material da placa enrijecida) estudadas e apresentaram redução superior a 90 % em seus deslocamentos transversais quando comparadas com a deflexão no centro da placa de referência não enrijecida. Por fim, foi avaliada a influência do parâmetro φ em relação às placas otimizadas, com o objetivo de encontrar a configuração com melhor performance estrutural global (em termos de deslocamentos transversais) entre todos os resultados gerados nessa pesquisa.
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    Design construtal de um dispositivo de galgamento onshore em escala real para diferentes áreas de construção e ondas monocromáticas
    (2016) Martins, Jaifer Corrêa; Santos, Elizaldo Domingues dos; Isoldi, Liércio André
    Dispositivos de conversão de energia das ondas em energia elétrica (WEC – do inglês: Wave Energy Converter) vêm sendo estudados nas últimas décadas como uma alternativa para suprir a demanda energética mundial. O dispositivo de galgamento é um dos diversos conversores de energia das ondas do mar em energia elétrica e seu princípio de funcionamento consiste em uma rampa que guia a água das ondas incidentes para um reservatório localizado acima do nível médio do mar. A água acumulada no reservatório escoa através de uma turbina de baixa queda gerando energia elétrica. No presente trabalho é realizado um estudo numérico relacionado ao efeito da geometria da rampa (razão entre a altura e comprimento da rampa: H1/L1) e a submersão (S) da mesma sobre o desempenho de um dispositivo de galgamento onshore em escala real para duas ondas monocromáticas diferentes e três diferentes áreas construtivas (ϕ) do dispositivo, empregando o Design Construtal e a Busca Exaustiva. Mais especificamente, pretende-se avaliar a influência da razão entre altura e comprimento da rampa (H1/L1) que maximiza a potência disponível (Pd) obtida a partir da quantidade total de massa de água acumulada no reservatório para diferentes frações de área (ϕ), várias distâncias entre o fundo do dispositivo e o fundo do tanque (S) e diferentes ondas monocromáticas (T), com a finalidade de se determinar a geometria ótima do dispositivo. Neste trabalho, é avaliado apenas o princípio físico de funcionamento do dispositivo. Consequentemente, as geometrias ótimas obtidas aqui servem como uma recomendação teórica para futuros estudos e construções desse tipo de conversor de energia das ondas. Neste estudo, as equações de conservação de massa, quantidade de movimento e uma equação para o transporte da fração volumétrica são resolvidas com o método dos volumes finitos (MVF). O modelo multifásico Volume of Fluid (VOF) é empregado para abordar a mistura água e ar. O emprego do Design Construtal permitiu um aumento no desempenho fluidodinâmico do dispositivo para todos os casos simulados. Os resultados mostraram que as melhores geometrias são obtidas para as menores razões de H1/L1 para todas as profundidades. Estes indicaram ainda que o efeito da razão H1/L1 sobre Pd foi semelhante para dois diferentes períodos de onda T. Além disso, conforme esperado, a diminuição do período (T) conduziu a uma diminuição da potência disponível (Pd).
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    Simulação numérica e constructal design aplicados à análise do comportamento mecânico de placas de aço submetidas à flambagem elástica usadas em estruturas oceânicas
    (2013) Correia, Anderson Luís Garcia; Isoldi, Liércio André; Santos, Elizaldo Domingues dos
    A flambagem elástica é um fenômeno de instabilidade que pode ocorrer se uma chapa fina (plana ou curva) é submetida à carga de compressão axial. Em um determinado nível de carga crítica a placa curva-se repentinamente no sentido transversal (fora do plano). Uma característica importante da flambagem é que a instabilidade pode ocorrer em um nível de tensão que é substancialmente menor do que a tensão de escoamento do material. Em inúmeros casos, a presença de furos nos elementos estruturais da placa é quase inevitável para inspeção, manutenção e serviço, ou para reduzir o peso da estrutura. No entanto, a presença desses furos provoca uma redistribuição das tensões de membrana na placa, alterando significativamente a sua estabilidade. Neste trabalho o método Constructal Design, que tem origem na Teoria Constructal de Adrian Bejan, foi utilizado para determinar a melhor geometria de placas perfuradas finas submetidas ao fenômeno de flambagem elástica. Para estudar este comportamento foram analisadas placas retangulares simplesmente apoiadas, com furos centrados, com a geometria dos mesmos variando de forma entre retangulares, losangulares e elípticos. O objetivo foi obter a geometria ideal que maximize a carga crítica. Para isso, o grau de liberdade de H/L (relação entre a largura e comprimento da placa) e o grau de liberdade H0/L0 (relação entre as dimensões características do furo) foram otimizadas para diferentes frações volumétricas de furo  (razão entre o volume do furo e o volume da placa sem furo). A modelagem computacional, baseada no Método dos Elementos Finitos (MEF), foi utilizada para avaliar a carga crítica de flambagem da placa, e o método de Lanczos foi aplicado na solução do problema de autovalores correspondente. Assim, este trabalho demonstrou que o Constructal Design pode ser utilizado não só em problemas de transferência de calor e dinâmica dos fluidos, mas também para definir as melhores formas em problemas de mecânica dos sólidos. Nesse trabalho foram aplicados três tipos de investigação: o primeiro levando em consideração três placas de mesma dimensão e mesma área, porém com geometrias de furos diferentes, o segundo tipo com quatro placas de dimensões diferentes, relações H/L diferentes e geometrias de furos iguais e o terceiro tipo com sete placas de dimensões diferentes, áreas iguais e geometria de furos iguais. Na investigação de placas de mesma dimensão, mesma área e geometrias de furos diferentes, quando  ≤ 0,20, a geometria ótima foi o losango, atingindo uma carga máxima de flambagem em torno de 80,0% maior que a placa sem furo, 21,5% maior que a placa com furo elíptico e 17,4%, maior que a placa com furo retangular. Na investigação de placas de dimensões diferentes, relações H/L diferentes e geometrias de furos iguais, a placa que obteve o maior acréscimo percentual no valor de carga crítica de flambagem em relação à uma placa sem furo foi a placa com maior relação H/L (H/L = 1,00), chegando a 199,07%. A placa que apresentou o menor acréscimo percentual foi a placa com menor relação H/L (H/L = 0,33), com 14,74%. Na investigação de placas de dimensões diferentes, áreas iguais e geometrias de furos iguais, observou-se que para todos os valores de  analisados, a placa com os melhores resultados, quando comprimida axialmente, é a placa que tem a menor relação H/L.