ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144
Navegar
9 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemRepublicanismo, adesismo, oposicionismo (ou Sebastianismo?) à época da formação da República: um breve estudo de caso na cidade do Rio Grande(Ed. da FURG, 2008) Alves, Francisco das NevesÀ formação da República no Brasil seguiu-se uma etapa histórica de certa desorientação político-ideológica, em que os grupos que disputavam o poder debatiam o modelo ideal para a consolidação da nova forma de governo. No Rio Grande do Sul, estas disputas foram ainda mais acirradas, chegando-se do debate partidário à deflagração de uma guerra civil. Nesse contexto, várias tendências do republicanismo digladiavam-se entre si, ao lado de alguns tênues resquícios monarquistas. O objetivo deste trabalho é realizar um breve estudo de caso, analisando estas vertentes no prisma de um jornal da cidade do Rio Grande.
- ItemA imprensa Rio-grandina do século XIX no acervo da Biblioteca Rio-grandense(Ed. da FURG, 2006) Alves, Francisco das NevesLevantamento parcial dos jornais que circularam na cidade do Rio Grande ao longo do século XIX e que se fazem presentes no acervo da Biblioteca Rio-Grandense, no intento de fornecer aos pesquisadores um breve horizonte de informações sobre a imprensa rio-grandina cujos exemplares remanescentes ainda estão conservados nesta importante instituição cultural.
- ItemPatrimônio histórico x modernização – a questão em torno da reedificação da matriz de São Pedro nos anos trinta do século XX(Ed. da FURG, 2006) Alves, Francisco das NevesA Catedral de São Pedro constitui um marco do patrimônio histórico rio-grandino, persistindo como o único prédio que remanesceu do século que marcou a edificação do povoado. A existência do templo, no entanto, por diversas vezes encontrou-se ameaçada. Estes riscos se agravaram durante a década de trinta do século XX, quando, através de um espírito modernizador, buscou-se dotar a cidade de uma nova Matriz. A esta idéia antepôs-se outra, preservacionista, a qual sairia vencedora, garantindo a manutenção do mais antigo templo sul-rio-grandense.
- ItemO acesso portuário rio-grandino no “tétrico” ano de 1881 a partir da perspectiva da imprensa citadina(2009) Alves, Francisco das NevesCom a consolidação do papel mercantil da cidade do Rio Grande, o acesso portuário da comuna constituiria uma das questões mais discutidas pelo jornalismo citadino ao longo de várias décadas. Os óbices oferecidos pela “Barra Diabólica” criariam um ambiente de incertezas e de amplas dificuldades para o comércio da urbe, de modo que a imprensa se tornaria o mais importante veículo para a difusão das discussões e da busca de soluções acerca do tema. Nesse quadro, o ano de 1881 viria a ser um dos mais difíceis em termos de obstáculos ao acesso marítimo no mais importante entreposto provincial. Os reflexos de tais condições nas páginas impressas rio-grandinas, durante o segundo semestre daquele ano, constituem o objeto de pesquisa deste trabalho.
- ItemRepublicanismo, adesismo, oposicionismo (ou sebastianismo?) à época da formação da república: um breve estudo de caso na cidade do Rio Grande(2008) Alves, Francisco das NevesÀ formação da República no Brasil seguiu-se uma etapa histórica de certa desorientação político-ideológica, em que os grupos que disputavam o poder debatiam o modelo ideal para a consolidação da nova forma de governo. No Rio Grande do Sul, estas disputas foram ainda mais acirradas, chegando-se do debate partidário à deflagração de uma guerra civil. Nesse contexto, várias tendências do republicanismo digladiavam-se entre si, ao lado de alguns tênues resquícios monarquistas. O objetivo deste trabalho é realizar um breve estudo de caso, analisando estas vertentes no prisma de um jornal da cidade do Rio Grande.
- Item8 de novembro de 1891: uma “revolução” esquecida no passado do Rio Grande(2006) Alves, Francisco das NevesA transição Monarquia–República no Rio Grande do Sul se caracterizaria por grande agitação política, partidária e ideológica, num agravamento de conflitos que redundaria em luta armada com a deflagração da Guerra Civil de 1893-1895. Antes disto, as disputas pelo poder levariam à derrubada de Júlio de Castilhos, em novembro de 1891, a partir de uma mobilização de forças contrárias ao golpe perpetrado pelo primeiro Presidente da República. As forças de oposição buscaram aproximações no sentido de apear o líder republicano gaúcho do poder, resultando em ampla agitação popular e naquilo que viria a se denominar Revolução de 8 de Novembro. A partir do longo predomínio do modelo castilhista-borgista, esse movimento foi verdadeiramente apagado do “panteão” das datas cívicas sul-rio-grandenses. Este ensaio busca resgatá-lo a partir da perspectiva do jornal rio-grandino Diario do Rio Grande.
- ItemA imprensa Rio-Grandina do Século XIX no acervo da Biblioteca Rio-Grandense (levantamento parcial)(2006) Alves, Francisco das NevesLevantamento parcial dos jornais que circularam na cidade do Rio Grande ao longo do século XIX e que se fazem presentes no acervo da Biblioteca Rio-Grandense, no intento de fornecer aos pesquisadores um breve horizonte de informações sobre a imprensa rio-grandina cujos exemplares remanescentes ainda estão conservados nesta importante instituição cultural.
- ItemPatrimônio histórico x modernização – a questão em torno da reedificação da matriz de São Pedro no anos trinta do Século XX(2006) Alves, Francisco das NevesA Catedral de São Pedro constitui um marco do patrimônio histórico rio-grandino, persistindo como o único prédio que remanesceu do século que marcou a edificação do povoado. A existência do templo, no entanto, por diversas vezes encontrou-se ameaçada. Estes riscos se agravaram durante a década de trinta do século XX, quando, através de um espírito modernizador, buscou-se dotar a cidade de uma nova Matriz. A esta idéia antepôs-se outra, preservacionista, a qual sairia vencedora, garantindo a manutenção do mais antigo templo sul-rio-grandense.
- ItemPorto e Barra do Rio Grande - 90 anos de uma secular aspiração que se tornou realidade: brevíssima notícia histórica (março e setembro de 1915)(2006) Alves, Francisco das NevesAo consolidar-se como o mais importante porto marítimo do Brasil Meridional, a comunidade do Rio Grande passou a ter como uma de suas mais urgentes reivindicações reformas estruturais que permitissem um melhor acesso à litorânea cidade. Vencer a “barra diabólica” e construir um maior porto constituíram, secularmente, pautas recorrentes à formação histórica rio-grandina, significando o ano de 1915 um ponto de inflexão deste processo. Realizar um brevíssimo estudo introdutório das reações da comuna diante do março e setembro de 1915 é o objetivo deste trabalho.
