ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144
Navegar
12 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemRepublicanismo, adesismo, oposicionismo (ou Sebastianismo?) à época da formação da República: um breve estudo de caso na cidade do Rio Grande(Ed. da FURG, 2008) Alves, Francisco das NevesÀ formação da República no Brasil seguiu-se uma etapa histórica de certa desorientação político-ideológica, em que os grupos que disputavam o poder debatiam o modelo ideal para a consolidação da nova forma de governo. No Rio Grande do Sul, estas disputas foram ainda mais acirradas, chegando-se do debate partidário à deflagração de uma guerra civil. Nesse contexto, várias tendências do republicanismo digladiavam-se entre si, ao lado de alguns tênues resquícios monarquistas. O objetivo deste trabalho é realizar um breve estudo de caso, analisando estas vertentes no prisma de um jornal da cidade do Rio Grande.
- ItemPatrimônio histórico x modernização – a questão em torno da reedificação da matriz de São Pedro nos anos trinta do século XX(Ed. da FURG, 2006) Alves, Francisco das NevesA Catedral de São Pedro constitui um marco do patrimônio histórico rio-grandino, persistindo como o único prédio que remanesceu do século que marcou a edificação do povoado. A existência do templo, no entanto, por diversas vezes encontrou-se ameaçada. Estes riscos se agravaram durante a década de trinta do século XX, quando, através de um espírito modernizador, buscou-se dotar a cidade de uma nova Matriz. A esta idéia antepôs-se outra, preservacionista, a qual sairia vencedora, garantindo a manutenção do mais antigo templo sul-rio-grandense.
- ItemHistória e literatura: interfaces na obra de um escritor sul-rio-grandense (Mário de Artagão, 1892-1894)(2015) Alves, Francisco das NevesEnsaio que busca analisar as interfaces entre História e Literatura na produção jornalística e literária de Mário de Artagão, escritor que defendeu ardorosamente a monarquia, fazendo oposição e resistindo ao modelo ditatorial que tomava conta do cenário político do Rio Grande do Sul ao final do século XIX.
- ItemO olhar estrangeiro sobre o porto do Rio Grande(2013) Alves, Francisco das NevesEstudo histórico de algumas das versões apresentadas por cronistas estrangeiros sobre o porto do Rio Grande ao longo do século XIX.
- ItemO comércio ilícito no extremo-sul brasileiro na óptica da historiografia: breve estudo de caso(2010) Alves, Francisco das NevesO escritor mineiro/gaúcho Guilhermino Cesar exerceria ao longo de sua existência uma carreira que muito a contento o alocava como protótipo do intelectual de seu tempo, mormente no que tange aos campos do conhecimento histórico e literário. Desde jovem, voltou-se ao mundo das letras, e nesse âmbito promovia os ideais modernistas em terras mineiras, escrevendo sem parar, passando a publicar livros e revistas e militando incansavelmente na imprensa. Exerceu vários cargos públicos e, por causa deles, deslocou-se para o Rio Grande do Sul e o escolheu como lar adotivo. Aqui atingiu a plenitude de sua carreira literário-historiográfica, incansavelmente dedicado à pesquisa e à docência, através das quais viria a exercer indelével influência, por várias gerações a fio, no seio da intelectualidade sul-rio-grandense. Este breve estudo apresenta uma introdutória abordagem a respeito de um microcosmo da produção bibliográfica de Cesar, analisando e contextualizando seus escritos sobre o contrabando no sul do Brasil.
- ItemO ensino da história por meio dos jornais antigos: as imagens acerca dos atores político-partidários à época imperial(2012) Alves, Francisco das NevesEstudo das visões expressas por segmentos da imprensa rio-grandina acerca da vida político-partidária imperial e a utilização de tais perspectivas como fontes e objetos de pesquisa a serviço do ensino da História.
- ItemO periodismo gaúcho no século XIX: breves impressões históricas(2009) Alves, Francisco das NevesBreve abordagem histórica acerca do processo de formação da imprensa no Rio Grande do Sul, desde a sua gênese, nas primeiras décadas do século XIX, fortemente articulada com o processo de fermentação revolucionária, e ao longo dessa centúria, perpassando por suas diversas etapas de crescimento e diversificação.
- ItemO acesso portuário rio-grandino no “tétrico” ano de 1881 a partir da perspectiva da imprensa citadina(2009) Alves, Francisco das NevesCom a consolidação do papel mercantil da cidade do Rio Grande, o acesso portuário da comuna constituiria uma das questões mais discutidas pelo jornalismo citadino ao longo de várias décadas. Os óbices oferecidos pela “Barra Diabólica” criariam um ambiente de incertezas e de amplas dificuldades para o comércio da urbe, de modo que a imprensa se tornaria o mais importante veículo para a difusão das discussões e da busca de soluções acerca do tema. Nesse quadro, o ano de 1881 viria a ser um dos mais difíceis em termos de obstáculos ao acesso marítimo no mais importante entreposto provincial. Os reflexos de tais condições nas páginas impressas rio-grandinas, durante o segundo semestre daquele ano, constituem o objeto de pesquisa deste trabalho.
- ItemRepublicanismo, adesismo, oposicionismo (ou sebastianismo?) à época da formação da república: um breve estudo de caso na cidade do Rio Grande(2008) Alves, Francisco das NevesÀ formação da República no Brasil seguiu-se uma etapa histórica de certa desorientação político-ideológica, em que os grupos que disputavam o poder debatiam o modelo ideal para a consolidação da nova forma de governo. No Rio Grande do Sul, estas disputas foram ainda mais acirradas, chegando-se do debate partidário à deflagração de uma guerra civil. Nesse contexto, várias tendências do republicanismo digladiavam-se entre si, ao lado de alguns tênues resquícios monarquistas. O objetivo deste trabalho é realizar um breve estudo de caso, analisando estas vertentes no prisma de um jornal da cidade do Rio Grande.
- ItemAlfredo Ferreira Rodrigues: esboço biográfico e uma breve incursão à sua forma de “fazer história”(2008) Alves, Francisco das NevesO historiador rio-grandino Alfredo Ferreira Rodrigues constituiu muito a contento o que se poderia considerar um “homem de letras” de seu tempo. Intelectual de monta, teve de enfrentar vários problemas pessoais e familiares que obstaculizaram sua caminhada como historiador. Ainda assim, Rodrigues empreendeu copiosa obra e foi um dos precursores na edificação historiográfica sobre o Rio Grande do Sul, com ênfase à Revolução Farroupilha. Este trabalho busca apresentar alguns aspectos da biografia do autor e de sua visão quanto às formas de “fazer história”.
