ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144
Navegar
10 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemA imprensa Rio-grandina do século XIX no acervo da Biblioteca Rio-grandense(Ed. da FURG, 2006) Alves, Francisco das NevesLevantamento parcial dos jornais que circularam na cidade do Rio Grande ao longo do século XIX e que se fazem presentes no acervo da Biblioteca Rio-Grandense, no intento de fornecer aos pesquisadores um breve horizonte de informações sobre a imprensa rio-grandina cujos exemplares remanescentes ainda estão conservados nesta importante instituição cultural.
- ItemDitaduras d'áquem e d'álem-mar: o golpe militar no Brasil na visão de um centenário periódico português (março-abril de 1964)(2014) Alves, Francisco das NevesEstudo da implantação do regime autoritário no Brasil a partir da perspectiva do centenário jornal português Diário de Notícias expressa entre março e abril de 1964. A construção discursiva do periódico esteve plenamente articulada com o Estado Novo, refletindo a legitimação do modelo ditatorial.
- ItemA gênese da imprensa caricata Sul-Rio-Grandense e a guerra do Paraguai(2014) Alves, Francisco das NevesQuando o Brasil enfrentou o Paraguai na Guerra da Tríplice Aliança, a imprensa exerceu um papel fundamental na defesa da causa nacional. Ao longo do território brasileiro os jornais divulgavam os episódios bélicos e mantinham um discurso patriótico e de ataque ao inimigo. No Rio Grande do Sul, tal estratégia discursiva foi desempenhada pelo seu primeiro jornal caricato, A Sentinella do Sul, objeto de estudo deste trabalho.
- ItemA gênese e as crises na formação da república brasileira na perspectivado jornalismo noticioso lisboeta e portuense: o diário de notícias e o comércio do Porto(2012) Alves, Francisco das NevesAnálise das reações da imprensa portuguesa a respeito da instauração e das primeiras crises da república brasileira, a partir de dois estudos de caso de jornais das cidades de Lisboa e do Porto.
- ItemDa abóbada celeste às profundezas do averno: imagens da mulher nos jornais caricatos rio-grandinos do século XIX(2012) Alves, Francisco das NevesEstudo das imagens criadas acerca da mulher nos textos dos jornais caricatos rio-grandinos no século XIX, com ênfase às diferenciações entre as visões anteriores e posteriores ao casamento.
- ItemEstátua ganha vida nas páginas dos jornais: uma perspectiva caricatural da arte estatuária(2011) Alves, Francisco das NevesUm dos mais importantes monumentos estatuários brasileiros, a estátua equestre de D. Pedro I, erguida no Rio de Janeiro, geraria polêmicas desde o momento de sua. edificação. Através da caricatura tal monumento ganharia vida, na perspectiva crítica, irônica e bem-humorada das folhas caricatas. Este ensaio aborda tal visão caricatural, com ênfase a um hebdomadário da capital nacional e alguns estudos de caso no contexto regional e internacional.
- ItemO ensino da história por meio dos jornais antigos: as imagens acerca dos atores político-partidários à época imperial(2012) Alves, Francisco das NevesEstudo das visões expressas por segmentos da imprensa rio-grandina acerca da vida político-partidária imperial e a utilização de tais perspectivas como fontes e objetos de pesquisa a serviço do ensino da História.
- ItemO acesso portuário rio-grandino no “tétrico” ano de 1881 a partir da perspectiva da imprensa citadina(2009) Alves, Francisco das NevesCom a consolidação do papel mercantil da cidade do Rio Grande, o acesso portuário da comuna constituiria uma das questões mais discutidas pelo jornalismo citadino ao longo de várias décadas. Os óbices oferecidos pela “Barra Diabólica” criariam um ambiente de incertezas e de amplas dificuldades para o comércio da urbe, de modo que a imprensa se tornaria o mais importante veículo para a difusão das discussões e da busca de soluções acerca do tema. Nesse quadro, o ano de 1881 viria a ser um dos mais difíceis em termos de obstáculos ao acesso marítimo no mais importante entreposto provincial. Os reflexos de tais condições nas páginas impressas rio-grandinas, durante o segundo semestre daquele ano, constituem o objeto de pesquisa deste trabalho.
- Item8 de novembro de 1891: uma “revolução” esquecida no passado do Rio Grande(2006) Alves, Francisco das NevesA transição Monarquia–República no Rio Grande do Sul se caracterizaria por grande agitação política, partidária e ideológica, num agravamento de conflitos que redundaria em luta armada com a deflagração da Guerra Civil de 1893-1895. Antes disto, as disputas pelo poder levariam à derrubada de Júlio de Castilhos, em novembro de 1891, a partir de uma mobilização de forças contrárias ao golpe perpetrado pelo primeiro Presidente da República. As forças de oposição buscaram aproximações no sentido de apear o líder republicano gaúcho do poder, resultando em ampla agitação popular e naquilo que viria a se denominar Revolução de 8 de Novembro. A partir do longo predomínio do modelo castilhista-borgista, esse movimento foi verdadeiramente apagado do “panteão” das datas cívicas sul-rio-grandenses. Este ensaio busca resgatá-lo a partir da perspectiva do jornal rio-grandino Diario do Rio Grande.
- ItemA imprensa Rio-Grandina do Século XIX no acervo da Biblioteca Rio-Grandense (levantamento parcial)(2006) Alves, Francisco das NevesLevantamento parcial dos jornais que circularam na cidade do Rio Grande ao longo do século XIX e que se fazem presentes no acervo da Biblioteca Rio-Grandense, no intento de fornecer aos pesquisadores um breve horizonte de informações sobre a imprensa rio-grandina cujos exemplares remanescentes ainda estão conservados nesta importante instituição cultural.
