ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144
Navegar
45 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemRepublicanismo, adesismo, oposicionismo (ou Sebastianismo?) à época da formação da República: um breve estudo de caso na cidade do Rio Grande(Ed. da FURG, 2008) Alves, Francisco das NevesÀ formação da República no Brasil seguiu-se uma etapa histórica de certa desorientação político-ideológica, em que os grupos que disputavam o poder debatiam o modelo ideal para a consolidação da nova forma de governo. No Rio Grande do Sul, estas disputas foram ainda mais acirradas, chegando-se do debate partidário à deflagração de uma guerra civil. Nesse contexto, várias tendências do republicanismo digladiavam-se entre si, ao lado de alguns tênues resquícios monarquistas. O objetivo deste trabalho é realizar um breve estudo de caso, analisando estas vertentes no prisma de um jornal da cidade do Rio Grande.
- ItemA imprensa Rio-grandina do século XIX no acervo da Biblioteca Rio-grandense(Ed. da FURG, 2006) Alves, Francisco das NevesLevantamento parcial dos jornais que circularam na cidade do Rio Grande ao longo do século XIX e que se fazem presentes no acervo da Biblioteca Rio-Grandense, no intento de fornecer aos pesquisadores um breve horizonte de informações sobre a imprensa rio-grandina cujos exemplares remanescentes ainda estão conservados nesta importante instituição cultural.
- ItemPatrimônio histórico x modernização – a questão em torno da reedificação da matriz de São Pedro nos anos trinta do século XX(Ed. da FURG, 2006) Alves, Francisco das NevesA Catedral de São Pedro constitui um marco do patrimônio histórico rio-grandino, persistindo como o único prédio que remanesceu do século que marcou a edificação do povoado. A existência do templo, no entanto, por diversas vezes encontrou-se ameaçada. Estes riscos se agravaram durante a década de trinta do século XX, quando, através de um espírito modernizador, buscou-se dotar a cidade de uma nova Matriz. A esta idéia antepôs-se outra, preservacionista, a qual sairia vencedora, garantindo a manutenção do mais antigo templo sul-rio-grandense.
- ItemHistória e literatura: interfaces na obra de um escritor sul-rio-grandense (Mário de Artagão, 1892-1894)(2015) Alves, Francisco das NevesEnsaio que busca analisar as interfaces entre História e Literatura na produção jornalística e literária de Mário de Artagão, escritor que defendeu ardorosamente a monarquia, fazendo oposição e resistindo ao modelo ditatorial que tomava conta do cenário político do Rio Grande do Sul ao final do século XIX.
- ItemDitaduras d'áquem e d'álem-mar: o golpe militar no Brasil na visão de um centenário periódico português (março-abril de 1964)(2014) Alves, Francisco das NevesEstudo da implantação do regime autoritário no Brasil a partir da perspectiva do centenário jornal português Diário de Notícias expressa entre março e abril de 1964. A construção discursiva do periódico esteve plenamente articulada com o Estado Novo, refletindo a legitimação do modelo ditatorial.
- ItemEstatuária, patrimônio histórico e ensino de história: o caso do monumento ao Barão do Rio Branco na cidade do Rio Grande(2015) Alves, Francisco das NevesAnálise das inter-relações entre estatuária, patrimônio histórico e ensino de História, através de um estudo de caso do monumento ao Barão do Rio Branco erguido na cidade do Rio Grande, com destaque para a formação de uma memória social em torno da estátua.
- ItemO golpe de estado de novembro de 1891 no Brasil sob a óptica da imprensa portuguesa(2013) Alves, Francisco das NevesBreve estudo das reações dos jornais diários portugueses de tendência monarquista e republicana diante da crise política desencadeada no Brasil em novembro de 1891.
- ItemA gênese da imprensa caricata Sul-Rio-Grandense e a guerra do Paraguai(2014) Alves, Francisco das NevesQuando o Brasil enfrentou o Paraguai na Guerra da Tríplice Aliança, a imprensa exerceu um papel fundamental na defesa da causa nacional. Ao longo do território brasileiro os jornais divulgavam os episódios bélicos e mantinham um discurso patriótico e de ataque ao inimigo. No Rio Grande do Sul, tal estratégia discursiva foi desempenhada pelo seu primeiro jornal caricato, A Sentinella do Sul, objeto de estudo deste trabalho.
- ItemO olhar estrangeiro sobre o porto do Rio Grande(2013) Alves, Francisco das NevesEstudo histórico de algumas das versões apresentadas por cronistas estrangeiros sobre o porto do Rio Grande ao longo do século XIX.
- ItemUm charivari na república: representações da nova forma de governo brasileira nas páginas de uma folha humorística lusa(2010) Alves, Francisco das NevesEstudo de caso acerca da formação da república brasileira segundo o olhar do jornal humorístico português charivari, analisando as construções discursivas e as imagens edificadas pela folha a partir das repercussões em suas páginas do processo de implantação da nova forma de governo no Brasil, com ênfase à proclamação e as primeiras crises pelas quais passou o regime republicano.
