ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
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- ItemTrajetória das oficinas “Se liga na Bilbio” no Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG(2023) Pinto, Amanda da Neves; Miranda, Angélica Conceição DiasAborda as oficinas do “Se liga na Biblio” oferecidas pelos alunos de Biblioteconomia da FURG, juntamente com a coordenação do projeto, a fim de passar o aprendizado que obtiveram no decorrer da vida acadêmica. Os objetivos deste trabalho foram investigar atrajetória das oficinas “Se liga na Biblio” no curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande –FURG. Utiliza uma triangulação metodológica no seu desenvolvimento, são elas: levantamento de dados por meio da pesquisa documental, revisão bibliográfica e questionário. A coleta de dados foi feita a partir de documentos do SISPROJ sobre as oficinas, disponibilizados pela coordenadora do projeto, professora Angélica C. D. Miranda e outras informações no site da FURG. Com base nos documentos, colheram-se os dados sobre o título da oficina, período de execução, a equipe executora e o número de vagas (aproximadamente). Os resultados indicam que cerca de 244 alunos participaram das oficinas, com isso foi possível calcular que por volta de 2,0678% dos alunos da FURG foram alcançados com as oficinas do projeto “Se Liga na Biblio”. Concluiu-se que as oficinas são de suma importância,e podem ser ofertadas aos ingressantes da universidade.
- ItemRedes Sociais e Gestão de Referências na caminhada da Pós-Graduação(2023) Miranda, Angélica Conceição Dias
- ItemOficina: Metodologia do trabalho científico(2023) Miranda, Angélica Conceição Dias; Firme, Simone Machado
- ItemDiálogos sobre os processos de gestão nos ambientes informacionais(Ed. da FURG, 2023) Moraes, Maria Helena Machado de; Miranda, Angélica Conceição DiasDiálogos sobre os processos de Gestão nos ambientes Informacionais se trata de um livro contemporâneo e extremamente atual para estudantes de Biblioteconomia, cientistas da informação e profissionais interessados na gestão de diferentes ambientes informacionais. Por meio de pesquisas, relatos de experiência, levantamentos bibliográficos e casos de sucesso ocorridos, nacionalmente e internacionalmente, nos períodos pré, durante e pós-pandemia da COVID19, esta excelente obra literária traz diversos exemplos de como os profissionais de biblioteconomia têm se reinventado e se tornado importantes agentes de mudança nas instituições onde atuam, seja em bibliotecas universitárias, setoriais, escolares, nos processos de gestão universitária ou demais centros de informação. Antes vistos como indivíduos que ficavam confinados numa biblioteca, hoje, percebe-se que o trabalho do profissional da informação engloba diferentes níveis de atuação, que vão desde o papel de um administrador ou gerente, passando pelas atividades técnicas e de organização do ambiente informacional ou da instituição em que atua, atendimento ao usuário, elaboração e execução de projetos, além de atuar como um consultor e, até mesmo, educador. A velha falácia de que o fim do papel ou dos livros impressos iria acabar com as bibliotecas foi reforçada no período da pandemia; entretanto, diferentesestratégiasforamcolocadasemprática por tais profissionais, mostrando o quanto as bibliotecas e centros de informação foram vitais neste período, inclusive no combate à pandemia e no desenvolvimento das vacinas. Na verdade, a pandemia da COVID-19 acelerou ainda mais a necessidade de repensar e (re)configurar os processos, produtos e serviços informacionais de forma intencional, fazendo da criatividade e conhecimento do profissional da informação uma importante ferramenta para a geração de inovação no contexto das bibliotecas. Ao mesmo tempo, a velocidade com que novas ferramentas de comunicação surgiram, bem como as possibilidades de interação entre usuários e biblioteca, foi, sem dúvida, avassaladora. A divulgação científica realizada pelas bibliotecas universitárias no período da pandemia, por exemplo, assim como a oferta e divulgação de seus serviços oferecidos à comunidade não foram extintos, sendo, em sua maioria, ampliados graças ao uso permanente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as quais possibilitaram a integração das rotinas de trabalho, a qualificação dos produtos e serviços de informação prestados por seus profissionais e, principalmente, o acesso e uso de seus acervos e das informações científicas geradas pela Universidade. Além do Facebook, outras redes sociais passaram a ser utilizadas para divulgação dos seus serviços e produtos, tais como Twitter, Instagram, WhatsApp, boletins, sites próprios, e até mesmo a elaboração de posts para blogs. Diante desse contexto, é inegável que qualquer planejamento voltado às mídias sociais de bibliotecas ou centros de informação precisa partir da premissa de que o profissional da informação de hoje possui uma ampla gama de competências e habilidades adaptadas ao mundo digital para exercer suas atividades profissionais. E, para isso, o bibliotecário deve acompanhar as tendências da Administração contemporânea e da gestão de pessoas, a fim de tomar melhores decisões nos ambientes em que atua. Mais especificamente, neste livro, uma série de instrumentos de gestão aplicados nos mais diversos ambientes informacionais são relatados por profissionais de diferentes instituições brasileiras, localizadas no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Certamente, os casos aqui apresentados serão úteis para gestores que atuam com a prática da avaliação institucional, praticantes, pesquisadores e alunos interessados na área de Gestão de Ambientes Informacionais, servindo como ótimos exemplos a serem seguidos ou adaptados para as suas realidades ou especificidades locais. Dentre as ferramentas de gestão disponibilizadas nesta obra, destacam-se o planejamento estratégico de uma biblioteca universitária, os múltiplos papéis do bibliotecário(a), inclusive como gestor de uma unidade de informação, o crowdsourcing como solução inovadora em uma biblioteca universitária, as (re)configurações da gestão e do planejamento das bibliotecas universitárias, em tempos de pandemia, o processo de avaliação do planejamento e da gestão de uma universidade, sob o olhar da sua comunidade acadêmica, o planejamento de uma biblioteca escolar, o processo de desenvolvimento de coleções, em uma biblioteca (incluindo os critérios para descartar obras e qualquer tipo de material obsoleto ou com danos físicos) e o papel do profissional bibliotecário, como gestor de pessoas, em uma unidade de informação. Para finalizar, destaco as ideias propostas neste livro, especialmente pela sua aplicabilidade no contexto de pós-pandemia, podendo servir de referência para aquelas bibliotecas e centros de informação que desejam inovar e transformar suas atividades. Uma ótima leitura! Professor Doutor Guilherme Lerch Lunardi
- ItemRevistas científicas da biblioteconomia e ciências da informação: uma análise dos plugins Open Journal System (OJS) e Critérios SciELO.(2020-12-31) Prestes, Josiane Ribeiro; Firme, Simone Machado; Miranda, Angélica Conceição DiasApresenta estudo sobre 21 revistas científicas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a partir do estrato Qualis A1, A2 e B1, com base nos critérios SciELO e na identificação dos plugins Open Journal Systems (OJS) habilitados. Quanto aos métodos usados, a pesquisa de caráter exploratório e descritivo, usou-se 2 instrumentos para coleta de dados. Constatou-se que, das 21 revistas, 10 não têm a totalidade de plugins habilitados. Duas revistas não foram analisadas em decorrência de um link quebrado. Quanto aos critérios Qualis, é possível afirmar que algumas revistas, com estratos significativos, apresentaram inflexibilidade com resultados não favoráveis,os quais trazem uma reflexão: “até que ponto esses critérios influenciam na mudança de estrato, todos detalhados nas considerações da presente pesquisa?”.
- ItemBiblioteca escolar e pública em evidência!(Evangraf, 2020) Jardim, Débora Jardim; Miranda, Angélica Conceição Dias; Firme, Simone Machado; Contini, Anna Paola Hiramatsu
- ItemCiência Aberta: visão e contribuição a partir dos Periódicos Científicos(Editora da Furg, 2020) Miranda, Angélica Conceição Dias; Damasio, Edilson; Firme, Simone MachadoA presente obra contempla uma temática pouco abordada em livros da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação: revistas científicas, também conhecidas como periódicos. Buscou-se, por diferentes olhares, retratar a visão científica, por meio da pesquisa, teoria e/ou relatos de experiência em editoração científica. Buscou-se organizar a presente obra, no intuito de divulgar o trabalho em prol dessa ferramenta e temáticas em editoração/comunicação científica. A seguir serão comentados os capítulos que compõem esta obra. O primeiro capítulo discute as transformações na comunicação da ciência enquanto mercadoria. O segundo capítulo apresenta um breve relato sobre a experiência do Portal de Periódicos da Universidade de Brasília na última década. O terceiro capítulo resulta do levantamento e análise de critérios de indexação mais expressivos entre as bases de dados indexadoras nacionais e internacionais identificadas nos documentos de área da CAPES. O quarto capítulo buscou identificar as retratações publicadas nos periódicos indexados na Scientific Electronic Library Online SciELO no período de 2008 a 2018. O quinto capítulo analisa as características gerais de um conjunto de revistas científicas. O sexto capítulo apresenta um relato de experiência do trabalho de publicação de periódicos científicos pela Editora da Universidade Federal da Grande Dourados (EdUFGD). O sétimo capítulo apresenta um breve relato sobre a experiência do Portal de Periódicos da Universidade de Brasília-UnB na última década. O oitavo capítulo comparou o acesso da coleção dos periódicos impressos da Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande – FURG versus o Portal de Periódicos Científicos da FURG. O nono capítulo analisa os critérios de qualidade brasileiros e estrangeiros para revistas. O décimo capítulo pesquisa quais instituições de ensino superior oferecem o curso de bacharel em Biblioteconomia, e possuem em suas grades curriculares, alguma disciplina que relacione sobre a editoração de periódicos. O décimo primeiro capítulo traz o panorama do processo da editoração científica, relata a importante trajetória e visão do profissional bibliotecário no papel de gestor de publicações científicas periódicas. Esta coletânea, de um modo geral, apresenta sob diferentes perspectivas, o olhar dos pesquisadores para a importância de se discutir o papel dos periódicos para a comunicação científica no âmbito da Ciência Aberta. O livro promove uma contribuição para a área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, que perpassam a comunicação científica e a editoração. Aponta para um movimento que apresenta discussões sobre o uso dos portais de periódicos; a inovação das publicações científicas; sobre critérios de qualidade e de indexação e a importância da inserção da disciplina de Editoração de Periódicos nos cursos de Biblioteconomia no Brasil.
- ItemDivulgação Científica da Biblos – Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação(2019) Lira, Edna Karina da Silva; Gonçalves, Maison Roberto Mendonça; Miranda, Angélica Conceição DiasApresenta a importância de publicizar o conhecimento produzido à sociedade. O estudo teve por objetivo geral apresentar a indexação da revista Biblos no software de referência Mendeley e por objetivos específicos: a)apresentar a indexação da revista Biblos no Mendeley e b) apresentar os números indexados. Foram inseridos 7 volumes e 14 números na referida plataforma. A proposta encontra-se em andamento e outras formas de divulgação dos periódicos estão sendo estudadas.
- ItemVídeo do Repositorio Institucional(2018-12) Coelho, Telma da Silva; Neves, Bruna Carvalho das; Miranda, Angélica Conceição DiasVídeo de divulgação do repositório da Universidade Federal do Rio Grande - FURG .
- ItemAnálise do coeficiente de rendimento e a prática extensionista(2018) Barros, Gilmar Gomes de; Lira, Edna Karina da Silva; Cruz, Brendon Willian Amaral; Miranda, Angélica Conceição DiasO presente trabalho teve o objetivo de investigar se há uma relação do coeficiente de rendimento com a prática em projeto de extensão dos alunos do curso de bacharelado em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Especificamente, esta análise foi feita por meio da média obtida pelo coeficiente de rendimento, método de avaliação adotado pela universidade. Os resultados demonstraram que os acadêmicos que participam de atividades de extensão possuem o coeficiente de rendimento acima da média estipulada pela universidade. Entre as considerações, se destaca a importância da participação dos discentes em ações extensionistas.
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