Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil
    (2009) Molon, Susana Inês; Arruda, Rogério Dias de; Paredes, Joaquín
    Neste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como refletir sobre as possibilidades de contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Apresenta-se uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfocam-se as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Aborda-se o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, como também as formas de contribuição das TIC no processo de formação educativa. Para finalizar, ressalta-se a articulação entre a Abordagem Sócio-histórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação em educação ambiental: um olhar sobre o PPGEA/FURG
    (2008) Molon, Susana Inês
    Neste texto, pretendo discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg). Apresento uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfoco as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Abordo o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, bem como algumas questões vividas na condição de docente do PPGEA/Furg, desde 2001, e na passagem pela coordenação do Programa durante os anos de 2005 a 2006. Para finalizar, ressalto a articulação entre a Abordagem Sócio-histórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O sentido estético e o trabalho criativo como elementos estruturantes de uma proposta de educação ambiental com pescadores artesanais.
    (2008) Pereira, Maria Odete da Rosa; Molon, Susana Inês; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
    A intenção desse trabalho é desenvolver uma reflexão crítica acerca do trabalho criativo e do sentido estético na pesca artesanal, concebendo-os como elementos fundantes da produção social das comunidades de pescadores do estuário da Lagoa dos Patos. Além disso, objetiva articular alguns aportes teóricos com dados da realidade empírica observados e analisados por Pereira (2005; 2006) e Reis (2005) sobre as condições da capacidade produtiva do sistema ambiental da pesca no extremo sul do país, bem como sobre as condições de vida e de trabalho desses pescadores artesanais. Para estas análises nos apoiamos na teoria crítica, do ponto de vista da educação ambiental, nas idéias estéticas de Marx propostas por Vázquez (1978) e nas contribuições da obra de Vygotsky (2001).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental
    (2007) Silva, Cassiano Paes da; Molon, Susana Inês
    O capitalismo visa à expansão crescente e, para tanto, suas organizações desenvolvem estratégias de criação e recriação de produtos, e, assim, fomentam a sociedade de consumo. O marketing é uma das funções que, através de inúmeros mecanismos de produção de sentidos, cria expectativas e incentiva o consumo, a fim de tornar os consumidores permanentemente insatisfeitos. As organizações influenciam os processos sociais, interferem e delimitam as possibilidades de relações entre indivíduos e de construções culturais. Com base nesse contexto, procura-se, no presente ensaio, apresentar uma reflexão a respeito das construções sígnicas de marketing, mediante a utilização das ferramentas de produto, preço, promoção e distribuição, que influenciam as subjetividades e que participam ativamente na constituição do “sujeito semiótico”, que é produzido numa “atividade mediada semioticamente, portanto, no campo da intersubjetividade” (MOLON, 2003). Em seguida, reflete-se sobre algumas influências do sistema vigente nas três ecologias propostas por Guattari (1990), a saber: a natural, a social e a mental, que constituem a experiência humana. E, ainda, enfatiza-se algumas considerações sobre o papel que deve ser assumido pela educação ambiental na constituição e apropriação de um conhecimento crítico e transformador (LOUREIRO, 2004-b) que possibilite reflexões e intervenções na busca de mudanças no atual contexto social, econômico, político e ambiental, e principalmente que vise à emancipação, como diz Boaventura de Sousa Santos um conhecimento prudente para uma vida decente (1996).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aproximações entre educação não formal e trabalho mediadas por uma perspectiva socioambiental e de classe
    (2008) Franco, Jussara Botelho; Molon, Susana Inês
    Ao aproximar educação não-formal e trabalho, tarefa fundamental que sustenta teoricamente este artigo, transitamos pelos significados que a educação assumiu no decorrer do tempo para as diferentes classes sociais e procuramos mostrar as razões pelas quais ela se restringiu ao repasse do conhecimento socialmente produzido e a espaços criados exclusivamente para esse fim, nascendo a necessidade de, atualmente, adjetivá-la de ambiental e não formal. Explicitamos as diferentes formas de educação – não formal e ambiental – como trabalho humano útil à classe trabalhadora, e buscamos aproximá-las, por entender sua complementaridade e por serem parte de uma totalidade maior – educação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil
    (2009) Molon, Susana Inês; Arruda, Rogério Dias de; Paredes, Joaquín
    Neste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como refletir sobre as possibilidades de contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Apresenta-se uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfocam-se as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Aborda-se o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, como também as formas de contribuição das TIC no processo de formação educativa. Para finalizar, ressalta-se a articulação entre a Abordagem Sócio histórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.