Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Entrelaçando a Psicologia e a Educação: uma reflexão sobre a formação continuada de educadores à luz da psicologia sócio-histórica
    (2002) Molon, Susana Inês
    Este artigo discute a relação entre a Psicologia e a Educação, suas contribuições e limitações para a construção de um projeto educativo emancipatório. Defende a abordagem sócio-histórica na formação continuada de professores pela possibilidade crítica de tal enfoque, na reflexão da teoria e da prática, no diálogo e no respeito aos diversos tipos de saberes e fazeres. Analisa a perspectiva sócio-histórica que compreende o homem inserido nas relações sociais, determinado e determinante, mas fundamentalmente um ser humano afetivo e volitivo. Por fim, considera a subjetividade e a afetividade enquanto dimensões constitutivas do sujeito.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica
    (2008) Molon, Susana Inês
    Neste texto analiso a pesquisa na abordagem sócio-histórica e apresento os seus fundamentos teóricometodológicos na apropriação e construção do conhecimento e na constituição do ser pesquisador na relação com os sujeitos pesquisados e com a realidade. Abordo o método como uma questão central do processo de investigação e como elo epistemológico entre o objeto, o problema, o referencial teórico, os procedimentos metodológicos e as análises e reflexões. Apresento algumas possibilidades de análise, como o método da análise em unidades, em que a unidade de análise é a produção de sentidos, a análise do subtexto, cuja finalidade é a base afetivo-volitiva, e a análise microgenética e o paradigma indiciário, que buscam os vestígios, resíduos e fragmentos como documentos psicológicos. Para fi nalizar, enfatizo as possibilidades de fazer pesquisa utilizando alguns recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC), tais como câmeras digitais e fi lmadoras (videografi a). Esses recursos qualifi cam e potencializam as contribuições da abordagem sócio-histórica para a pesquisa qualitativa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil
    (2009) Molon, Susana Inês; Arruda, Rogério Dias de; Paredes, Joaquín
    Neste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como refletir sobre as possibilidades de contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Apresenta-se uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfocam-se as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Aborda-se o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, como também as formas de contribuição das TIC no processo de formação educativa. Para finalizar, ressalta-se a articulação entre a Abordagem Sócio histórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.