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Federal do Rio Grande
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ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação

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    Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente
    (2011) Dolci, Luciana Netto; Molon, Susana Inês
    Este projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental.
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    Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente
    (2011) Dolci, Luciana Netto; Molon, Susana Inês
    Este projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental.
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    A concepção de educação e a condução de processos participativos na gestão ambiental pública. O caso do conselho ambiental da Ilha dos Marinheiros (Rio Grande - RS)
    (2011) Lima, Luciana Sereneski de; Molon, Susana Inês; Asmus, Milton Lafourcade; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
    O objetivo deste artigo é refletir criticamente sobre a vinculação entre as concepções de educação e a forma como são conduzidos processos participativos no contexto da gestão ambiental pública. A reflexão incidiu sobre o processo participativo no Conselho Ambiental da Ilha dos Marinheiros (Rio Grande-RS) e deu-se a partir da perspectiva sócio-histórica de pesquisa qualitativa. A análise crítica da experiência desvelou sentidos implícitos que apontam para caminhos que não condizem com aqueles que discursivamente se assumiu. A equipe que conduziu o processo tinha como objetivo de sua atuação o “empoderamento” do Conselho, ao mesmo tempo sua prática gerou uma relação de profunda dependência que impediu atingir plenamente esse objetivo. Revelou-se com a pesquisa que a equipe adotou ao mesmo tempo as concepções de educação tradicional e construtivista, sob o lema do “aprender fazendo”. Isto reforçou as relações de dependência e opressão que se buscava superar.
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    A integração das TIC na formação docente em Educação Ambiental: a nova postura do professor no processo educativo
    (2011) Arruda, Rogério Dias de; Molon, Susana Inês
    Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação docente em Educação Ambiental e quais são as posturas requeridas do professor no processo educativo em que são utilizados tais recursos. Apontamos como as TIC podem servir de apoio à Educação Ambiental. Em geral, a opinião sobre a integração das TIC no processo de ensino é favorável, haja vista as vantagens para o desenvolvimento de diferentes atividades acadêmicas. Entretanto, isso vai depender, além da postura do professor perante tais recursos, de uma disposição para novas aprendizagens e para a interação com os estudantes, utilizando os novos espaços e recursos tecnológicos. Assim, a Educação Ambiental também pode valer-se das TIC para estimular e auxiliar na busca de respostas às diversas necessidades que ora se apresentam, pois ao oferecerem maior versatilidade nos processos de formação tais recursos constituem-se importante apoio aos educadores ambientais.
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    Educação ambiental não formal de adultos: possibilidades a partir de um viés metodológico
    (2006) Franco, Jussara Botelho; Molon, Susana Inês
    Este escrito sintetiza percepções de investigações realizadas comos mesmos sujeitos adultos em dois momentos históricos distintos:no ano de 2002(monografia de conclusão do curso de pedagogia) e no ano de 2005(dissertação de mestrado em educação ambiental) e traz reflexões sobre a educação ambiental não formal de adultos e sua estreita vinculação com a metodologia que a constitui. O objetivo nesse estudo não foi desenvolver a compreensão de currículo como práxis, como movimento em construção permanente estreitamente ligado a realidade socialvivida, apesar de estar ancorado nessa perspectiva. A metodologia utilizada para implementar a educação ambiental de adultos no espaço não formal, no caso, pautou-se em uma abordagem histórica e dialética. O que implica empercebê-la não apenas com a visão que usualmente dela se tem – restrita a sala de aula e utilizada tão somente para promover a apropriação do conhecimento já construído – mas como o processo em si, que constituiu toda a relação em seus aspectos organizacionais, relacionais, ativos, políticos e pedagógicos. Nesse sentido, capaz de produzir significados e sentidos às construções dos sujeitos pesquisados.Na visão apresentada, a metodologia se constituiu em uma totalidade, porém para dar maior visibilidade ao estudo das partes fundamentais que a compõe a opção foi por dividi-la em sete subtemas, entre eles participação e cidadania, recorte aqui enfocado.
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    O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e implicações educacionais para as crianças e as professoras
    (2012) Molon, Susana Inês
    Este artigo apresenta os desafios e as implicações educacionais para as crianças e as professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos que foram atingidas pela Lei nº 11.274, que instituiu uma nova modalidade de Ensino. Desde 2006, foram observadas 16 turmas de duas Escolas municipais da periferia da cidade do Rio Grande/RS. Os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa estavam alicerçados na Abordagem Sóciohistórica e na Sociologia da Infância. Os dados coletados por meio de observações e de entrevistas semiestruturadas com as crianças evidenciaram o modo como as professoras e as crianças estão experimentando essa reorganização do espaço e do tempo no cotidiano escolar. Os principais desafios e implicações educacionais estão relacionados ao modo de conceber as crianças, os processos de desenvolvimento e aprendizado e as relações e práticas sociais na proposta pedagógica, bem como à forma de compreender o lúdico e a brincadeira no processo de ensinar e aprender e de se desenvolver. Esses desafios e implicações questionam se as professoras tiveram ou não conhecimento das orientações legais e se têm assegurado o espaço da formação continuada. Na Pós-graduação é necessário investir e investigar as Políticas de Educação e suas repercussões na Educação Básica.
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    A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil
    (2009) Molon, Susana Inês; Arruda, Rogério Dias de; Paredes, Joaquín
    Neste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como refletir sobre as possibilidades de contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Apresenta-se uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfocam-se as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Aborda-se o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, como também as formas de contribuição das TIC no processo de formação educativa. Para finalizar, ressalta-se a articulação entre a Abordagem Sócio-histórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.
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    Formação em educação ambiental: um olhar sobre o PPGEA/FURG
    (2008) Molon, Susana Inês
    Neste texto, pretendo discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg). Apresento uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfoco as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Abordo o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, bem como algumas questões vividas na condição de docente do PPGEA/Furg, desde 2001, e na passagem pela coordenação do Programa durante os anos de 2005 a 2006. Para finalizar, ressalto a articulação entre a Abordagem Sócio-histórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.
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    Notas sobre a constituição do sujeito, subjetividade e linguagem
    (2011) Molon, Susana Inês
    Este artigo discorre sobre a constituição do sujeito e da subjetividade na abordagem sócio-histórica, trazendo para discussão a questão da linguagem e produção de sentido em autores contemporâneos estudiosos de Vygotsky. O estudo é teórico e contextualiza a elaboração conceitual da obra de Vygotsky, a qual é marcada pela complexidade e inacabamento, condições que geram diversidades nas/das interpretações entre os autores. Busca-se explicitar e compreender as diferentes noções de sujeito e de produção de sentido entre eles. Para tanto são levadas em conta as contribuições de González Rey na sua argumentação sobre a dimensão subjetiva do sentido pessoal e da subjetividade individual e social. Ao se retomar o pensamento de Vygotsky, tem-se como interlocutor Bakhtin, dialogando com autores que, com fundamento no materialismo histórico e dialético, possibilitam compreender o sujeito constituído pelo outro e pela linguagem, enfocando drama, subjetividade e produção de sentido nos aspectos interconstitutivos das múltiplas dimensões - singular e coletiva, subjetiva e objetiva, biológica e cultural, histórica e dialética.