Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de História e os conceitos: encaminhando discussões sobre alteridade e identidades étnicas na sala de aula
    (2010) Sosa, Derocina Alves Campos
    O artigo a seguir analisa alguns conceitos estudados em História e como esses mesmos conceitos contribuem para a construção de imagens distorcidas dos acontecimentos, que favorecem a continuidade e o fortalecimento dos preconceitos no reconhecimento do outro e da sua cultura. Trazemos para a discussão alguns autores que reconhecem na alteridade o caminho para estudarmos e ensinarmos de maneira equânime as culturas dos povos da História.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relato de prática docente da disciplina de história no 2º ano do ensino médio: uma experiência no Colégio Estadual Lemos Jr
    (2009) Martins, Everton Bandeira; Sosa, Derocina Alves Campos
    O objetivo do presente trabalho é apresentar as análises descritas com a experiência obtida na regência de classe do estágio curricular da disciplina de História, no 2º Ano do Ensino Médio, realizadas no colégio Estadual Lemos Jr, localizado na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, relatando a preparação do acadêmico estagiário para a inserção em sala de aula, assim como a intervenção entre alunos – professor em ambiente escolar, a qual teve seu marco inicial a partir de uma atividade relacionada à história de vida dos estudantes. O presente estudo foi realizado no segundo semestre do ano de 2007.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A inserção da cidadania no ambiente escolar: o ensino de História e as práticas interdisciplinares
    (2007) Martins, Everton Bandeira; Sosa, Derocina Alves Campos
    A partir do desenvolvimento do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, notou-se a necessidade da criação de um espaço extra, para ser utilizado na construção da relação entre o professor/estagiário e os alunos. Por tal foi oferecido aos alunos um curso de extensão intitulado, “Refletindo as práticas sociais: a contribuição do ensino de História para a construção da cidadania”, pelo Centro de Pesquisa de História Social e Cultural (CEPEHSC) da FURG. Tal atividade garantiu resultados significativos no desenvolvimento dos conteúdos. Desta forma este artigo pretende relatar como surgiu tal atividade, como foi aplicada e qual a relevância da mesma para a disciplina de história. Desta forma buscando auxiliar futuros acadêmicos na tarefa do estágio de conclusão de curso.