Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os processos de escolarização na escola normal de Sapiranga/RS (1963-1966)
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 20-12-11) Souza, José Edimar de
    O artigo busca compreender como se desenvolveu o processo de escolarização na escola Normal de Sapiranga, entre os anos de 1963-1966, primeiros anos de instalação do curso no município. A pesquisa analisa memórias orais e arquivadas, sob a perspectiva da história cultural e valendo-se da metodologia da história oral e análise documental. O corpus empírico origina-se de documentos produzidos pela metodologia da história oral e excertos de jornais. A memória é analisada como documento e contribui para construção narrativa sobre o processo de implantação e primeiros tempos dessa instituição escolar. A implantação da instituição contribuiu não apenas para formar professores para a cidade, percebe-se a constituição de uma possibilidade de escolarização que modificou culturalmente esse lugar.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os efeitos nas trajetórias docentes da política de expansão do ensino primário (SEDEP): memórias de uma professora em Novo Hamburgo/RS (1961)
    (2012) Souza, José Edimar de
    Esse estudo tem como objetivo entender, através das memórias da professora Telga Bohrer, os efeitos da implantação do SEDEP (Serviço de Expansão do Ensino Primário) e o desenvolvimento do ensino primário na localidade de Lomba Grande – Novo Hamburgo em 1961. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semiestruturadas. A partir das memórias desta professora percebem-se fragmentos de uma política pública de expansão do ensino no Rio Grande do Sul, no governo de Leonel Brizola, cujos efeitos foram de ampliação do acesso a escola para alunos e novos professores.