Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Subsídios para a confecção de carta de isopreço
    (1997) Quevedo Neto, Pedro de Souza; Lombardo, Magda Adelaide
    O trabalho visa a análise de uma metodologia para a espacialização sobre o preço da terra na escala local, em áreas urbanas. A área de estudo abrande o Município de Vargem Grande Paulista, localizado ao oeste da carta de isopreço. Reflete a combinação de acessibilidade, condições topográficas, geotécnicas e proximidade dos centros urbanos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise e indexação dos artigos da revista Biblos
    (1996) Nunes, Cláudio Omar Iahnke
    Narra a história da Revista Biblos, desde seu surgimento até a mudança de nome. Discorre sobre seu conteúdo, objetivos e critérios de escolha para a publicação, apresentando seu caráter de interdisciplinaridade (biblioteconomia, história e outras convidadas) e interinstitucionalidade. Finaliza com um índice classificado por autor ou tema para obtenção de cópia, em qualquer parte do Brasil, de um artigo procurado.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Consenso e autoria múltipla no interior da comunidade científica em medicina tropical, no Brasil
    (1996) Nunes, Cláudio Omar Iahnke
    A investigação da ocorrência de autoria múltipla entre pesquisadores que apresentaram trabalhos nos congressos da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical,entre 1967 e 1989, visou desenvolver uma metodologia apropriada à identificação de comunidades científicas contemporâneas, com base nos pressupostos teóricos. Elaborados por THOMAS S. KUHN, especialmente no que se refere ao conceito de consenso entre os cientistas. Uma análise de 5101 comunicações nos congressos foi realizada mediante cortes sucessivos no material coletado, identificandose,dentre o universo de 6882 autores, dois grupos, definidos respectivamente como de baixa produtividade (menos de 10 trabalhos publicados no período) e como prolíficos (mais de 10 trabalhos publicados no período). O conceito de convergência entre os autores e entre os grupos constituiu o eixo fundamental para a análise, tomando-se sua ocorrência como evidência empírica de que a autoria múltipla, ao se acentuar no decorrer do período considerado, materializou-se a base comunitária indispensável à formação do consenso, tal como proposto por THOMAS S. KUHN.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Platão e o trabalho
    (1992) Gonçalves, Jussemar Weiss
    Nesta comunicação, parte de nossa pesquisa sobre o trabalho na Antigüidade, observamos que Platão, apesar de valorizar abstratamente o trabalho, como modelo teórico, para pensar a prática política, não faz o mesmo com o artesão e seu mundo concreto.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aristóteles e a escravidão
    (1994) Gonçalves, Jussemar Weiss
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os casamentos em Rio Grande: uma recordação a partir da fotografia
    (1999) Senna, Adriana Kivanski de
    Este artigo aborda a utilização da fotografia de casamento como fonte para a compreensão dos hábitos e costumes da população rio-grandina frente à instituição matrimonial, preocupando-se em relatar aspectos da utilização do retrato. A homogeneidade nas poses, expressões e vestimentas, bem como a semelhança nos painéis de fundo dos estúdios, demonstram poucas mudanças ao longo de aproximadamente 30 anos, evidenciando também a permanência de alguns fotógrafos na cidade, como Tonietti e Giovannini.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Algumas considerações sobre o neoliberalismo
    (1999) Prado, Daniel Porciuncula
    A partir da Segunda metade do século XX, com o final da Segunda Guerra Mundial em 1945, o sistema capitalista passa por profundas alterações em sua estrutura, desembocando na formação do modelo neoliberal na década de 1980. O presente artigo procura resgatar a gênese do chamado neoliberalismo, bem como os avanços tecnológicos promovidos pela Terceira Revolução Industrial e seus impactos sociais e econômicos, que irão caracterizar a chamada nova ordem mundial estabelecida em nosso final de século.