Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 774
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Escola sem partido e o golpe de 2016: espaços sociais compartilhados
    (2019) Giongo, Giovana; Weiss, Jussemar
    Nosso trabalho gira em torno de uma premissa, a existência de espaços sociais, valores, tradições, representações e símbolos partilhados entre dois fenômenos: o Golpe de 2016 e o Escola Sem Partido. Este último é o objeto desta dissertação, problematizado em sua relação conjuntural. Teoricamente ancorado na História Política, mais precisamente, na cultura política, que entende os fenômenos para além das estruturas burocráticas do Estado e de uma narrativa factual e cronológica de eventos, conectando indubitavelmente os fenômenos a partir de sua tradição conservadora. Dividimos nosso trabalho em três partes, a primeira cuidamos especificamente do objeto, o Escola Sem Partido. Num segundo momento, pensamos sua conjuntura, o golpe. Terminamos estabelecendo as conexões possíveis entre o MESP e o Golpe de 2016.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    La cuestión regional del Caribe Colombiano: tranescalaridades políticas y desarrollo desigual
    (2018) Fernández Castillos, Mauricio Alejandro; Martins, César Augusto Ávila
    Esta dissertação aborda a questão regional do Caribe colombiano como um problema de desigualdade de desenvolvimento regional, com base no papel das elites políticas como agentes capazes de retardar ou promover o desenvolvimento, bem como manter o status quo com base em seus interesses. No nível metodológico, foram identificados os senadores eleitos da região do Caribe e as transferências de recursos de investimento do sistema geral de participação e dos royalties, o que permitiu diagnosticar que, apesar do aumento dos recursos alocados nos últimos anos para o Caribe colombiano em relação ao resto do país, as lacunas de desenvolvimento regional se mantêm e em alguns casos estão se ampliando. Em meio a esse cenário, o clientelismo se configura como a forma de relacionamento entre as elites políticas regionais e o poder político central, que lhes permite manter sua posição predominante, estabelecendo um fechamento regional conservador que gera autoritarismo subnacional. Dessa forma, alcança-se o objetivo de compreender a condição de subdesenvolvimento e as desigualdades das formações sociais, como produto de uma estrutura econômica articulada no interesse das elites políticas e dos agentes e instituições sociais hegemônicas, e que, portanto, superá-las supõe uma mudança no exercício democrático da sociedade civil e no papel das instituições para o desenvolvimento das forças produtivas, que por si só não são capazes de alcançar a convergência regional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aplicação de modelos digitais de elevação para a delimitação automática de bacias de drenagem glacial na Península Antártica
    (2015) Andrada, Rafael Rechia; Freitas, Marcos Wellausen Dias de
    Este trabalho apresenta o método desenvolvido para delimitação automática de bacias de drenagem glacial da Península Antártica a partir de Modelos Digitais de Elevação (MDE). Foram testados o Antarctic Peninsula 100m Digital Elevation Model Derived from ASTER GDEM (APGDEM), Radarsat Antarctic Mapping Project Digital Elevation Model (RAMP DEM) e algoritmos de fluxo de drenagem e suavização do Quantum GIS (QGIS). Foram utilizados procedimentos de remoção de picos e depressões, definição de limiar para a área de captação com os algoritmos D8, DInf, DEMON e KRA , eliminação de dados superestimados, suavização de vetores com o algoritmo Snakes e agrupamento de subbacias hidrográficas a partir de estatística zonal com dados de referência de Oliveira et al., (2012) e Cook et al., (2014). O APGDEM se mostrou melhor que o RAMP DEM para a área de estudo, pois além de apresentar melhor resolução espacial, possibilitou a geração de redes de drenagem com dados menos superestimados. Os resultados das delimitações automáticas foram comparados e validados por análise morfométrica e índice estatístico Kappa. O algoritmo para extração de rede de drenagem DInf apresentou melhores resultados quando comparado aos dados de referência. O método automático desenvolvido se mostrou eficaz para a delimitação preliminar de bacias de drenagem glacial da Península Antártica. Embora os dados ainda necessitem de trabalho de edição, a metodologia elaborada poderá servir de base para delimitação de geleiras de outras regiões do planeta, contribuindo com estudos relativos ao monitoramento da Criosfera.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Detecção das zonas de derretimento superficial de geleiras da Península Antártica por imagens do sensor Asar
    (2014) Fernandes, Luísa da Cunda; Mendes Júnior, Cláudio Wilson
    Imagens do sensor Advanced Synthetic Aperture RADAR (ASAR) foram pré-processadas e aplicadas neste estudo para a detecção de áreas de derretimento superficial de geleiras da Península Antártica, durante os meses de novembro a março, nos períodos 2007/2008 e 2008/2009. Para a detecção dessas áreas, foi aplicado um algoritmo de classificação baseado em três limiares obtidos de estudos prévios: i) limiar de retroespalhamento da zona superficial de neve úmida na Península Antártica (ZSNU < -14 dB); ii) limiar altimétrico da ZSNU nas regiões norte e sul desta península (sul > 800 m e norte > 1200 m); e iii) limiar de imagem sintética, resultante da razão entre imagens sigma linear de verão e sigma linear de inverno (imagem sintética < 0,4). Na geração das imagens sintéticas, foram usadas imagens ASAR de mesma data das imagens da escala decibel, além de uma imagem de referência do inverno austral, como forma de detectar as áreas de derretimento baseado na sua variação sazonal de retroespalhamento. Os dados altimétricos da Península Antártica foram obtidos do Modelo Digital de Elevação do projeto RADARSAT Antarctic Mapping Project (RAMP DEM). Para extrair somente os dados da área continental, foi utilizado o limite da Península Antártica do projeto Antarctic Digital Database (ADD), atualizado por meio das imagens ASAR usadas neste estudo. A análise espacial das imagens ASAR classificadas indicou que a maior extensão e intensidade do derretimento superficial de neve ocorre nas plataformas de gelo George VI, Larsen C e Wilkins. Essas áreas de derretimento superficial estão relacionadas com a ocorrência de temperaturas médias do ar superficial positivas e mais elevadas nessas plataformas de gelo, observadas a partir de dados de estações meteorológicas do British Antarctic Survey. Constatou-se uma relação entre o aumento das áreas de derretimento com o aumento da temperatura do ar superficial, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro de 2008. No verão austral de 2008/2009, ocorreram as maiores áreas de derretimento, atingindo 303.378,4 km², que corresponde a 55,7% da área total da Península Antártica. Todos os eventos de derretimento observados nas imagens ASAR classificadas estão provavelmente associados à elevação da temperatura atmosférica. Os resultados obtidos foram coerentes com os de outros estudos, confirmando que o derretimento superficial de geleiras, associado com condições meteorológicas relativamente quentes, é maior em áreas mais extensas, com elevações mais baixas e uniformes na Península Antártica, principalmente nas plataformas de gelo, geralmente expandindo-se durante a progressão do verão austral, da costa para o interior do continente, das baixas para altas latitudes, e das baixas para as altas elevações.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aproveitamento turístico em áreas de exploração mineral: estudo de caso da pedreira Cerro do Estado, município de Capão do Leão/RS - Brasil
    (2013) Ávila, Mara Azevedo de; Spironello, Rosangela Lurdes
    O planejamento turístico é um instrumento que pode ser norteado por elementos da paisagem, que busque resgatar os aspectos ambientais, históricos, culturais, econômicos e sociais em áreas degradadas por atividades de exploração mineral, na perspectiva de viabilizar a reutilização desse ambiente. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivos, descrever e analisar os principais elementos que compõem as diferentes áreas da pedreira Cerro do Estado em Capão do Leão/RS a partir de uma abordagem sistêmica, bem como, buscar a opinião da comunidade, apontando às diferentes paisagens de acordo com o grau de valorização dado por cada entrevistado (a), possibilidade e desejo em viabilizar um aproveitamento turístico, a partir da reutilização dessa área. Os dados foram coletados através de questionário semi-estruturado com pessoas da comunidade do Cerro do Estado, moradoras do entorno da pedreira, bem como, registros fotográficos, os quais buscaram qualificar as análise e discussões dessa pesquisa, culminando em um mapa temático, com a representação das áreas sugeridas como elementos da paisagem, potenciais ao desenvolvimento do turismo na pedreira Cerro do Estado. Como resultados pode-se apontar, conforme a comunidade questionada, possibilidades de aproveitamento turístico (frente de lavra, pracinha, Capela Santa Luzia, trem à vapor - Maria-Fumaça, galpões, etc). Todavia, destaca-se que, estudos quanto à utilização do planejamento turístico como instrumento para a reutilização de uma área, ainda são poucos. No entanto, percebe-se que o turismo se apresenta como uma opção positiva, uma alternativa para áreas exploradas pela mineração já intensamente impactada pela ação humana, que nesse caso, frente a soma dos elementos histórico, cultural e antrópico, apontado pelo levantamento fotográfico e pelos próprios entrevistado(as), também indicam a possibilidade de, a partir do planejamento, viabilizar-se uma forma de colaborar para a preservação dos ambientes naturais, remanescentes próximos as áreas degradadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de maquetes no processo de ensino-aprendizagem da geografia: potencialidades, limites e possibilidades
    (2013) Roqué, Bianca Beatriz; Pitano, Sandro de Castro
    A pesquisa propõe analisar a concepção dos graduandos do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID acerca da utilização de maquetes como recurso no processo de ensino-aprendizagem, apontando a potencialidade deste recurso didático, suas possibilidades e limitações no cotidiano escolar. O trabalho de campo consistiu em três etapas: a primeira, buscou a concepção prévia do grupo; a segunda, implantou a oficina de maquetes; e a terceira, utilizou a maquete em sala de aula. Como metodologia utilizou-se discussões em rodas de formação em rede, onde os participantes discutiam em roda e geravam registros escritos, onde estes documentos foram analisados a cada etapa da pesquisa. O estudo empírico foi realizado com doze sujeitos do curso de graduação de Licenciatura em Geografia bolsistas de iniciação à docência do PIBID e duas professoras supervisoras do PIBID em serviço, uma no ensino fundamental e outra no ensino médio, ambas integrantes do projeto. A metodologia da pesquisa foi a Análise Textual Discursiva realizada em textos produzidos pelos sujeitos de pesquisa, resultando em textos-sínteses elaborados com a metodologia denominada Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultados, apresentam-se os textos produzidos pelos participantes na íntegra e uma tabela contendo um resumo da potencialidade, limites e possibilidades da utilização da maquete como recurso didático na concepção do grupo. Observou-se que a principal potencialidade da maquete é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem diferenciando-se de outros recursos por proporcionar a visualização de forma tridimensional. Como limitações, destacam-se o tempo da escola e o tempo do professor para a confecção do recurso didático. Como possibilidade, as maquetes podem ser levadas já prontas para a sala de aula. Apresenta-se também uma lista com mais de 50 referências bibliográficas disponíveis online relacionadas à utilização de maquetes para o processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Espera-se contribuir com o aprimoramento teórico e prático da utilização de maquetes em sala de aula, proporcionando aos professores um material de consulta a quem deseja utilizar a maquete como recurso didático.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    "De modelo à toda a terra" : valorizando o patrimônio cultural quilombola em sala de aula
    (2019) Costa, Alaídes Terezinha Dias da; Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
    O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos por meio de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História, mestrado profissional. A pesquisa gira em torno do Patrimônio Cultural e da Educação Escolar Quilombola na Comunidade Remanescente de Quilombo de Casca, situada na cidade de Mostardas, Rio Grande do Sul. No primeiro capítulo demonstraremos de que forma conceituamos, patrimônio, educação patrimonial, quilombo, educação quilombola, ensino de História, bem como nos propomos a pensar a quem serve o patrimônio o patrimônio é o mesmo para todos? Assim, ao longo deste primeiro capítulo essas serão nossas indagações geradoras da pesquisa; para que se possa elucidá-las, faremos uso de revisão bibliográfica no tocante ao patrimônio, remanescentes de quilombos, educação e a educação ligada ao patrimônio e às populações ditas quilombolas. No segundo capítulo, pretendemos apresentar parte prática da pesquisa em que demonstraremos nossa incursão na comunidade, conhecendo sua história e trajetória enquanto comunidade remanescente de quilombo, por meio da catalogação das peças oriundas da comunidade que compõem o acervo localizado na escola, observação das aulas da turma de quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quitéria Pereira do Nascimento e entrevista com a educadora da turma com o objetivo de identificar de que forma ocorre o ensino de História naquela turma, principalmente, o ensino da História local. O terceiro capítulo será dedicado a demonstrar de que forma elaboraremos o material de apoio que será disponibilizado a quem realizar visita ao acervo de patrimônio quilombola, quais as atividades proporemos para compor esse material, quais ações de ensino/aprendizagem constarão nesse folheto informativo. Também, nesse capítulo, pretendemos dar conta de realizar ações de aproximação entre a turma do quinto ano da E.M.E.F Quitéria Pereira do Nascimento e o acervo do museu, bem como uma aproximação entre a comunidade escolar e o acervo, de forma mais generalizante.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS
    (2016) Dutra, Janete Rosa; Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
    A presente Dissertação consiste no trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional de Ensino de História em Rede Nacional - FURG, e resulta da experiência vivenciada em turmas do 4º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamenta Altamir de Lacerda Nascimento, Bairro Bernadeth, na cidade do Rio Grande/RS. A Dissertação consiste, em um primeiro momento, na análise das fontes utilizadas pelas professoras para a elaboração de suas aulas de Estudos Sociais, bem como de suas narrativas pessoais sobre as experiências em sala de aula. Assim, a pesquisa pretende identificar a forma como o ensino de História acontece, seus limites e possibilidades para, em um segundo momento propor, através da Educação Patrimonial, o desenvolvimento de metodologias e práticas, que sejam capazes, não só de tornar a disciplina de Estudos Sociais mais atrativa como, também, dar conta de conteúdos formais para o estudo da História do Município. Por fim, estes pressupostos servirão de base para a proposição de uma Cartilha relacionada ao ensino com a disciplina de Estudos Sociais, para o 4° ano. Para tanto, a presente Dissertação contará com pressupostos teóricos e metodológicos alicerçados na Educação Patrimonial e na metodologia da História Oral.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Navegando pelas águas trágicas : voz feminina e relações de parentesco em Medeia de Eurípides
    (2019) Domingues, Darcylene Pereira; Gonçalves, Jussemar Weiss
    A presente dissertação tem por intenção debruçar-se sobre uma fonte histórica produzida no século V a.C, especificamente na cidade de Atenas, uma obra teatral escrita e encenada pelo trágico Eurípides no ano de 431, a tragédia Medeia. Nesse sentido, a nossa interpretação foi fundamentada paulatinamente a partir de uma problemática que utiliza a categoria de gênero para realização de uma leitura específica da personagem Medeia. Além disso, decidimos utilizar esse conceito pois a sociedade clássica apresenta uma organização social e política que evidencia o masculino e atitudes referentes ao seu espaço, ou seja, o comum. Contudo, quando interpretamos profundamente a tragédia Medeia podemos observar que de alguma forma ela permite quebrar uma visão monocromática que reduz tudo a um antagonismo visceral, de mulheres submissas e de homens senhores absolutos, estabelecendo papéis sociais distintos para ambos os sexos. E é justamente esse transbordamento que a personagem realiza que nos permite demonstrar através da escrita as discussões existentes no interior do texto trágico a partir de um problema contemporâneo, a categoria de gênero. Neste sentido, dois tópicos são basilares na presente pesquisa: primeiramente as relações de parentesco que alicerçam-se na problemática do gênero e posteriormente a produção de um lógos específico ao feminino.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS : concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História
    (2019) Pureza, Maqueni Barreto; Santos, Rita de Cassia Grecco dos
    Este estudo provém de inquietações e indagações sobre questões que transcendem os aspectos puramente objetivos da existência humana. Portanto, o que nos entusiasma são os entrelaçamentos entre Memória Paisagem no contexto do Ensino de História. Nessa perspectiva, os caminhos dessa dissertação aconteceram a partir dos referenciais da Nova História Cultural, portanto, consideram as dimensões dos significados, das práticas, das representações e dos símbolos. Por esse ângulo, a questão que nos mobilizou foi a seguinte: Quais concepções e perspectivas históricas emergem entre estudantes do Ensino Fundamental, a partir do contato com a Paisagem e as Memórias da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS? Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida é de cunho social e articula dimensões coletivas e individuais. Para a análise das informações discursivas, utilizamos a técnica do Discurso do sujeito Coletivo (DSC), elaborada por Lefèvre e Lefèvre (2005). Pela tessitura realizada, entendemos que emergiu uma expectativa por parte dos estudantes de que a História pudesse lhes entregar algumas “chaves” que lhes permitissem compreender sua existência no tempo e no espaço e que lhes possibilitasse a autonomia necessária para acolher ou refutar àquilo que no contexto de uma cultura é considerado essencial. Nesse viés, compreendemos que as interações entre Memória e Paisagem suscitam reflexões sobre a dimensão cultural e essa condição age diretamente na ampliação da capacidade reflexiva que busca suprir demandas essenciais ao construto do ser. Logo, convergimos para a ideia de buscar estabelecer parâmetros que possibilitem apreender noções espaço-temporais e que sejam capazes de atribuir sentidos para a existência.