ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
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- ItemCarnaval: Patrimônio imaterial de potencial informativo: o que nos dizem as vozes dos carnavalescos sobre a memória do carnaval pelotense(2023) Rodrigues, Luise de Oliveira; Silva, Cláudio Renato Moraes daO Carnaval brasileiro é uma das festas populares mais conhecidas do país. Sua história remonta aos tempos do período colonial quando os portugueses trouxeram para a colônia brasileira a tradição do entrudo. No país, ele é como um meio de expressão cultural que possibilita a população propagar suas opiniões e identidades, além de oportunizar que múltiplos grupos se unam em uma festa de celebração os mesmos. Focando na região de Pelotas/RS, o presente trabalho teve como objetivo o registro da memória do Carnaval da cidade de Pelotas, tendo como fio condutor a História Oral dos componentes da Estação Primeira do Areal, mas considerando representantes de outras agremiações igualmente. Como objetivos específicos buscaram-se: Colher e representar o levantamento das Entidades Carnavalescas ativas e inativas no Carnaval de Pelotas/RS; demonstrar o potencial informativo do Carnaval, na pesquisa para construção dos enredos, por meio das fontes de informação coletadas; representar e memorizar a história do Carnaval Pelotense pelo método da História Oral; e explicar a atuação do profissional da informação na organização do conhecimento sobre carnaval, bem como os desafios contemporâneos de tratar as fontes de informação carnavalescas. Para tal, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa em relação a abordagem e pesquisa de campo no que diz respeito aos procedimentos. Também se utilizou o método da História Oral para análise e transcrição das entrevistas coletas ao longo da pesquisa. Como resultado, pode-se dizer que o principal ponto levantado pelos entrevistados são as memórias saudosistas dos antigos carnavais pelotenses e sentimento de que o Carnaval era mais familiar e de maior envolvimento da população da cidade. Nas considerações é observada a desunião das Escolas de Samba na cidade, o “descaso” do poder público com um festejo que já rendeu tanto a cidade (tanto econômica quanto culturalmente) e o afastamento do público por conta das facilidades tecnológicas para acompanhamento dos desfiles das Escolas de Samba. Mais de uma razão é levantada para como motivo para decréscimo no número de Escolas de Samba ativas na cidade. Recomendam-se novas pesquisas sobre essa temática, uma vez que as informações aqui levantadas podem ser complementadas e expandidas por meio de consulta a novas fontes.
- ItemMemórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS : concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História(2019) Pureza, Maqueni Barreto; Santos, Rita de Cassia Grecco dosEste estudo provém de inquietações e indagações sobre questões que transcendem os aspectos puramente objetivos da existência humana. Portanto, o que nos entusiasma são os entrelaçamentos entre Memória Paisagem no contexto do Ensino de História. Nessa perspectiva, os caminhos dessa dissertação aconteceram a partir dos referenciais da Nova História Cultural, portanto, consideram as dimensões dos significados, das práticas, das representações e dos símbolos. Por esse ângulo, a questão que nos mobilizou foi a seguinte: Quais concepções e perspectivas históricas emergem entre estudantes do Ensino Fundamental, a partir do contato com a Paisagem e as Memórias da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS? Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida é de cunho social e articula dimensões coletivas e individuais. Para a análise das informações discursivas, utilizamos a técnica do Discurso do sujeito Coletivo (DSC), elaborada por Lefèvre e Lefèvre (2005). Pela tessitura realizada, entendemos que emergiu uma expectativa por parte dos estudantes de que a História pudesse lhes entregar algumas “chaves” que lhes permitissem compreender sua existência no tempo e no espaço e que lhes possibilitasse a autonomia necessária para acolher ou refutar àquilo que no contexto de uma cultura é considerado essencial. Nesse viés, compreendemos que as interações entre Memória e Paisagem suscitam reflexões sobre a dimensão cultural e essa condição age diretamente na ampliação da capacidade reflexiva que busca suprir demandas essenciais ao construto do ser. Logo, convergimos para a ideia de buscar estabelecer parâmetros que possibilitem apreender noções espaço-temporais e que sejam capazes de atribuir sentidos para a existência.
- ItemUma cidade no caos: as águas de março e os relatos de professores acerca da enxurrada de 2011 no município de São Lourenço do Sul/RS(2015) FRAGA, Juliano Torres; PRADO, Daniel PorciunculaO presente trabalho tem a intenção de estudar o desastre ambiental ocorrido em março de 2011 em São Lourenço do Sul, uma enxurrada que afetou a parte sul do estado do Rio Grande do Sul. Em São Lourenço do Sul, mais da metade da cidade foi atingida, afetando bairros inteiros, deixando grande parte da população desabrigada, inclusive causando óbitos. As óticas dos professores das redes públicas da cidade, através de suas sofridas memórias sobre aquele momento, juntamente com outras fontes, serão de suma importância para que se aproxime ainda mais do fato. A História Ambiental, juntamente com a História Oral, dentro dos domínios da História do Tempo Presente, serão as diretrizes norteadoras do processo.
- ItemSala Julio de Castilhos e a educação em museus : significações entre os ambientes, os objetos e o discurso histórico(2015) GAMA, Joel Santana da; PAULITSCH, Vivian da SilvaA presente dissertação tem por finalidade apresentar uma análise da sala do patrono do Museu Julio de Castilhos, além de suscitar relações entre ação educativa, memória e comunicação em museus. O espaço, instituído como lugar de memória, é apresentado de forma a mediar a significação, diante das inúmeras interpretações que estão postas ao público e dos objetos expostos. A análise e a reprodução de dois ambientes, um quarto e um gabinete de trabalho, apresentam uma visão dos cotidianos público e privado. A exposição na sala é composta de artefatos cotidianos que são símbolos marcantes da forte presença do líder republicano. Os objetos compõem esse lugar de memória e mostram detalhes que evocam sua distinção ao longo do tempo. Para tal, o presente trabalho propõe um material didático e dois projetos/experimentos como desdobramentos que possibilitam transmitir toda a dinâmica dos objetos na atribuição de sentido, por parte do visitante, ao compreender esse espaço histórico e, igualmente, a figura de Julio de Castilhos.
- ItemPatrimônio cultural em Rio Grande: a Vila Santa Tereza(Ed. da FURG, 2009) Silva, Tomás Mendes daO presente texto aborda a história da Vila Santa Tereza como um patrimônio cultural da cidade do Rio Grande; para tanto, trabalha-se com noções/conceitos de patrimônio e de memória.
- ItemIndivíduo e ambiente: a metodologia de pesquisa da história oral(Ed. da FURG, 2004) Cassab, Latif Antonia; Ruscheinsky, AloísioOs autores entendem que o uso da metodologia da Historia Oral representa uma das formas de pesquisa qualificadas para a obtenção e a ampliação de conhecimentos. Polêmicas e limites podem ser apontados a propósito das diferentes metodologias de pesquisa e subsistem para além do seu uso, uma vez que implicam desvendar os fins da investigação. A procura dos significados da vida cotidiana é auxiliada de maneira significativa através de história de vida. As características éticas acompanham esta investigação, uma vez que, ao se dar a conhecer através da narrativa ao pesquisador, o outro desvela seu universo íntimo. A riqueza da pesquisa com esta metodologia está na ênfase e importância atribuída ao sujeito da história, construtor de seu destino, entre possibilidades e limites. Reconstruir histórias, situações, acontecimentos, subsidiado pela voz do outro, deve tornar o pesquisador responsável e comprometido com o valor de seu trabalho e a difusão dos seus resultados para a comunidade.
- ItemMemória e identidade de experiências no cinema: narrativas sobre a vida social no Cine Theatro Capitólio (Porto Alegre, Brasil)(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-12-11) Machado Júnior, Cláudio de SáTombado como patrimônio histórico, o Cine Theatro Capitólio foi fundado em 1928, em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Até 1994 o prédio era um local onde pessoas de diferentes idades e formações se reuniam para assistir a um bom filme ou apenas passar bons momentos juntos. Após algumas medidas políticas que afectaram a área patrimonial a comunidade decidiu organizar uma Associação de Amigos do Cinema que apelava a um trabalho de investigação sobre as tradições e vivências orais naquele local, de forma a salvaguardar as narrativas sociais que representavam. A coleta de dados e a gravação das entrevistas ocorreram entre 2006 e 2007. As pessoas falaram de suas memórias no Capitólio, criando um importante registro de uma identidade social que aparentemente não estava relacionada a filmes, mas sim a contatos sociais. Este artigo, por meio de estudos teóricos e culturais, propõe uma reflexão sobre a memória social que se confunde com a memória do sítio histórico. As narrativas são sobre pessoas e uma construção específica em uma comunidade, mas os resultados delineiam um trabalho de pesquisa sobre a identidade de um modo moderno de socializar que é em sentido amplo epistemológico.
- ItemPartidos centenários: histórias e memórias do comunismo brasileiro entre PCB e PCdoB(2022-12-16) Cunha, Pedro Luiz da; Machado, Paulo PinheiroO presente trabalho visa contribuir para a compreensão das disputas memoriais envolvendo o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no contexto de suas comemorações de centenário em 2022. Para tanto, foram analisadas as condições de fundação do partido em 1922 e, de maneira mais aprofundada, a conjuntura que sedimentou a divisão dos comunistas entre as décadas de 1940 e 1960. Na investigação das disputas memoriais, foram mobilizados os conceitos de Michael Pollak de enquadramento de memória e de trabalho da memória em si. Para o empreendimento da análise foram elencados dois marcos memoriais: a cisão de 1962 e a reivindicação memorial sobre o legado de Luiz Carlos Prestes. Como conclusão, afirma-se que a tradição comunista brasileira inaugurada em 1922 não é e tampouco poderia ser reivindicada de maneira monopolista por nenhum partido, sendo parte da tradição revolucionária de qualquer agrupamento comunista contemporâneo. Com relação às reivindicações sobre a continuidade institucional dos partidos, este trabalho não procura afirmar a existência do “verdadeiro” partido centenário, mas compreender os mecanismos memoriais acionados pelas agremiações em suas pretensões memoriais. Assim, verificou-se a fragilidade da reivindicação memorial do PCdoB, tendo em vista seu necessário trabalho de enquadramento de memória a partir da cisão de 1962. Com relação ao PCB, considerou-se que esta agremiação atravessou um período calmo da memória até a década de 1990, quando se pôde perceber um necessário trabalho enquadramento de memória e contraposição de sua história diante do PCdoB.
- ItemLivres de uma Terra Livre: Memória e identidade celta no metal extremo suíço.(2022-12-16) Kirchhof, Eduardo; Silveira, Aline Dias daO presente trabalho dedica-se a analisar o álbum Helvetios, da banda suíça Eluveitie, que se propõe a fazer a “versão celta” da invasão de Júlio César à Gália. Como objetivos tevese analisar as representações da identidade helvécia antiga no álbum, assim como a identidade proposta por César em seu De Bello Gallico e pensar ambas as fontes enquanto produtoras de memória. Como aporte teórico foi utilizado Aline Dias da Silveira, Reinhart Koselleck, Peter Burke, Jan Assmann, Icles Rodrigues, Marcos Napolitano, entre outros autores, para trabalhar questões como identidade, memória, música e tempo. Após o período de pesquisa evidencia-se a conexão entre o álbum Helvetios e o De Bello Gallico através do conceito de outro de Burke, assim como a capacidade singular da arte em proporcionar entendimento através da experiência de consumi-la.
- ItemVersões impressas no papel e na memória: Abrigo de Menores, novembro de 1956(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-06-23) Nunes, Eduardo Silveira NettoA partir de uma denúncia do jornal “A Verdade”, de Florianópolis, em novembro de 1956, sobre o Abrigo de Menores do Estado de Santa Catarina, encontrada no arquivo dos Irmãos Maristas, administradores do Abrigo na época, desenvolvemos uma narrativa que apresenta o transcurso do processo de pesquisa envolvendo o tema da denúncia, e como diferentes versões a respeito do episódio foram sendo constituídas em processo de disputa, às vezes silencioso, sobre qual teria maior legitimidade enquanto expressão de uma memória que falasse pelos Abrigados a respeito do ocorrido. Nessa disputa analisamos os Jornais da cidade, os Maristas, e como se desenvolveu um diálogo cruzado permitindo-se perceber como a imprensa e os sujeitos sociais “interagem” no processo social dinâmico. E, através de entrevistas com ex-Abrigados contemporâneos ao evento, e que participaram do mesmo, pois “fugiram” do Abrigo e foram até a redação do Jornal cobrar retratação, identificamos que, na trama histórica, a as crianças, se fazem sujeitos ativos dos processos sociais.
