ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144
Navegar
55 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemProblematizando o Hino Sul-Rio-Grandense: um instrumento para o ensino de História(2024) Sieburger, Enio Souza; Prado, Daniel PorciunculaAs polêmicas ocorridas durante a 1a Sessão Legislativa do Município de Porto Alegre, RS, no ano de 2021, como resultado da postura de alguns parlamentares durante a Execução do Hino oficial do Estado, forneceram a motivação inicial para este trabalho. O protesto, suas motivações e os atores sociais envolvidos revelaram diferentes percepções a respeito de um dos símbolos do Estado, criado no século XIX em meio à Guerra Civil Farroupilha. Com base na abordagem da Nova História Cultural, conceitos como práticas e representações, identidades e imaginário social fornecem o referencial teórico para a realização desta pesquisa, que possui orientação qualitativa com metodologia de revisão bibliográfica e análise documental. Como expressão dos resultados, a presente pesquisa comprovou a autenticidade melódica do hino e a existência de entidades tradicionalistas fundadas por negros. Como oferta de produto, propõe a elaboração de um livro paradidático temático com formato digital (e-book), visando contribuir ao Ensino de História. Buscou-se, para tanto, investigar as etapas do processo de criação do hino revolucionário, posteriormente, transformado em hino estadual.
- ItemConhecendo a história da cidade do Rio Grande/RS a partir das TICs: uma proposta de material didático digital para o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental(2023) Azevedo, Sandra Helena Santos; Santos, Rita de Cássia Grecco dosEsse trabalho de conclusão de mestrado tem como objetivo compreender e refletir sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação como recurso usado pelos professores para o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como cenário a cidade do Rio Grande/RS. Trata-se de uma pesquisa de base quali-quantitativa, para a coleta de dados foi elaborado um questionário semi-aberto, possibilitando uma abrangência maior nas respostas. Com o advento da pandemia do Coronavirus (SARS-CoV-2 – COVID-19) percebeu- se a necessidade de aprofundar e discutir sobre a prática docente nesse período. O trabalho tem como embasamento teórico autores como Hilary Cooper, Pierre Lévy, Paulo Freire, Jörn Rüsen, Vani Moreira Kenski, Luis Fernando Cerri, Jacques Le Goff, Circe Bittencourt, entre outros. Na primeira seção, será abordado as bases teóricas da pesquisa, com base no estado da arte apresento o diálogo com autores das áreas da Educação, Ensino de História e Tecnologias Educacionais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também terá seu espaço de discussão. Na segunda seção, apresento a discussão sobre o formato do produto que pretendo desenvolver, bem como, as características dele, para qual público está voltado, tipos de materiais que serão disponibilizados no ambiente e ferramentas que serão usadas na elaboração. Na terceira seção, será apresentado o produto estruturado em forma de site, no qual cada guia é destinada a um tipo de fonte que poderá ser usada no ensino da História Local. Na quarta seção, trata-se da aplicação do produto e discussão dos resultados obtidos a partir das respostas ao questionário estruturado. Na quinta seção, temos as considerações finais do trabalho.
- ItemNarrativas de resistência: explorando biografias e o protagonismo na nova história indígena(2023) Corrêa, Mayara Pereira; Pestana, Marlon BorgesEste estudo apresenta uma análise da construção da memória cultural em relação aos povos indígenas brasileiros. Em diálogo com as produções históricas mais recentes, busca-se compreender os processos que levaram à formação de novos campos na História, que procuram romper com os métodos tradicionais e valorizar a participação de grupos, considerados até então como subalternos, na construção da identidade brasileira. Dessa maneira, o objeto de estudo dessa pesquisa é o uso das biografias no ensino de história indígena, buscando assimilar suas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem que objetiva para além de compreender os contextos, reconhecer as narrativas históricas de pessoas comuns. Para tanto, elaborou-se um produto técnico educativo capaz de auxiliar e orientar professores de História na construção de relações interétnicas, um álbum de figurinhas de personagens indígenas que ajude a compreender a importância desses povos. Para elaboração da pesquisa utilizou-se o método investigativo, através da pesquisa exploratória, a fim de desenvolver uma maior familiaridade com o tema, e através da pesquisa explicativa, buscou-se analisar e dissertar sobre a cultura indígena no ensino de história. Para tanto, foram utilizadas como fontes artigos e livros com uma abordagem decolonial, obras produzidas através da literatura indígena, a fim de tornar o estudo mais legítimo e significativo.
- Item"América Latina na mesa": um jogo educativo acerca da América Colonial(2024) Cabreira Junior, Nelson Luis Hernandes; Cardozo, José Carlos da SilvaO presente trabalho pretende apresentar o projeto didático desenvolvido que tem como objetivo que os alunos elaborarem um jogo de tabuleiro com a temática voltada para a história da América Latina Colonial a partir de uma aula-oficina. Devido à proximidade com os conteúdos de História presentes no currículo escolar, o jogo tem como público alvo os alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi alicerçada nos conceitos sobre o uso de jogos para o Ensino de História e Aprendizagem Histórica pensando em uma trajetória escolar que seja, também, condizente com as realidades dos alunos, pois cada indivíduo carrega consigo um passado e uma vivência que já é histórica. Desse modo, têm-se como foco a construção de uma aula de história mais condizem com os interesses das novas gerações, que estão conectadas ao mundo digital e, embora tenham acesso a uma infinidade de informações, continuam se distanciando das etapas de construção do conhecimento científico e da construção de uma consciência histórica razoável, como teoriza Jörn Rüsen.
- ItemEnsino de História da América Colonial: possibilidades e limites da perspectiva decolonial na formação de professores de História(2023) Alves, Glênia Caetano Freitas; Cardozo, José Carlos da SilvaA História da América possui muitas lacunas, apagamentos e esquecimentos – propositais ou não. Desde o final da década de 1980 ganham força debates, pesquisas e ações contra a perpetuação da colonização e dos seus efeitos. Em razão disso, estudar o período colonial da História da América é fundamental para a compreensão das múltiplas identidades e realidades existentes hoje. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo investigar se há ligação entre a ideia de América Colonial ofertada nos cursos de Licenciatura em História - isto é, na formação de professores de História – e os apagamentos que chegam até a sala de aula da Educação Básica. A partir da análise dos planos de ensino de seis disciplinas relacionadas à América Colonial – por meio de uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica temática -, ofertadas em cinco universidades federais do Rio Grande Sul, propõem-se como ferramenta no combate à colonialidade do Ensino de História a Decolonialidade tanto como movimento teórico-metodológico como movimento pedagógico. Para a prática dessa proposta, oferece-se o site Decolonizante da História da América como material didático, construído coletivamente, para uso de professores, estudantes e profissionais em formação.
- ItemUma narrativa acerca da religiosidade do povo Pomerano em São Lourenço do Sul(2022) Iepsen, Airton Fernando; Santos, Rita de Cassia Grecco dosA região da Serra dos Tapes possui uma concentração de descendentes do povo pomerano, oriundo do norte da Europa, que desembarcou no Brasil no final dos anos de 1850. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo rememorar a religiosidade do povo pomerano e as suas manifestações, tendo como recorte regional o município de São Lourenço do Sul, local de estudo e entrevistas. Constitui-se em uma pesquisa qualitativa, executada com a utilização do método da História Oral, no qual a predominância dos resultados deu-se através de entrevistas sobre a temática, trazendo um levantamento bibliográfico pertinente. Para tanto, visto que este trabalho apresenta temas como memória e identidade do povo pomerano, considerados os estudos de Halbwachs (1993), Pollak (1992), Castells (1999), além de Pierre Nora (1993). Fez-se a construção da narrativa sobre a religiosidade dos pomeranos que vivem na região, sua religião professada e suas crenças, principalmente a questão dos ritos de passagens, algo caro para eles, com manifestações transmitidas de geração para geração desde o século XIX. Dessa forma, buscou-se evidenciar a constatação de uma realidade que demonstra inegavelmente que as religiões luteranas prevalecem entre o povo pomerano, uma vez que o luteranismo veio junto com os mesmos imigrantes, inclusive em regiões onde não existem igrejas e comunidades católicas.
- ItemEnsino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual(2022) Nunes, Eliana Duarte; Santos, Rita de Cassia Grecco dosEsta pesquisa faz parte de estudos realizados no Mestrado Profissional em História, pela Universidade Federal do Rio Grande. Trata da relação entre o Ensino de História, a aprendizagem de estudantes com deficiência visual e as possibilidades do uso de podcast nas aulas de História como ferramenta na construção do conhecimento histórico destes educandos. O objetivo principal é verificar a presença e o uso de podcast em sala de aula pelos professores de História. Para isso, a metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo, desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica e de uma entrevista com um professor de História de uma escola estadual da cidade do Rio Grande/RS, a fim de apreender suas experiências com estudantes com deficiência visual e a viabilidade do uso de podcasts em suas aulas. O produto final apresentado nesta pesquisa é um podcast que apresenta reflexões sobre o ensino de História e as TICs; Educação Inclusiva e Especial e por fim uma discussão sobre a inclusão de um estudante com deficiência visual numa escola estadual da cidade do Rio Grande/RS, a partir da entrevista realizada com o professor de História.
- ItemOs "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos(2021) Trindade, Deivid da Costa; Cardozo, José Carlos da SilvaOs "Espelhos de Príncipe" foram manuais difundidos dos séculos XIII ao XVIII na Europa, principalmente na Itália e na França. Através deles, eram ditadas as formas de conduta que os Príncipes deveriam seguir para exercer um bom governo. Maquiavel, com sua obra "O Príncipe", e Voltaire, com sua obra "A Princesa de Babilônia", foram os principais expoentes dessa forma de pensar seus governos. Com base na teoria de Jörn Rüsen sobre consciência histórica, no sentido de que só se aprende a história a experienciando, surgiu a seguinte questão: como poderei dar a oportunidade de o aluno, do 1° e do 2° ano do Ensino Médio, experienciar esse passado em que Maquiavel e Voltaire expressaram suas ideias de como deveriam agir seus governantes para garantir um bom governo? Nessa perspectiva, busquei unir ensino de História e História em Quadrinhos (HQ) a partir de uma didática da História que possibilite ao aluno experienciar esses rastros do passado, já que, nos últimos anos, as HQs vêm adentrando com força no meio escolar e se tornando uma fonte não só de entretenimento, mas também de pesquisa histórica. E é nesse sentido que apresento como produto uma HQ, por meio de uma linguagem mais atrativa, e um manual, que é o próprio TCM, o qual irá auxiliar o professor para apresentar as ideias de Maquiavel e Voltaire aos seus alunos.
- ItemA escola é o nosso patrimônio! A exposição de fotografias da E.M.E.F. Álvaro de Carvalho como possibilidade de diálogo entre o patrimônio escolar e o ensino de História(2022) Corrêa, Iryna da Silva; Schiavon, Carmem Gessilda BurgertEste relatório apresenta o desenvolvimento da exposição digital de fotografias da E.M.E.F. Álvaro de Carvalho, através das incursões ao seu acervo fotográfico e as contribuições do acervo de mesma natureza do Professor Homero Rodrigues, com o objetivo de apresentar possibilidades de diálogo entre ensino de História e o conceito de patrimônio escolar. Buscando, como canal para esse diálogo, sugestões de práticas pedagógicas a partir do uso dos materiais dispostos na exposição, sob a óptica da Educação Patrimonial. Os fundamentos teóricos que norteiam o desenvolvimento da exposição tangem considerações relacionadas à Educação Patrimonial, o Patrimônio Escolar e o Ensino de História, atrelando a estes conceitos pressupostos acerca da relação entre memória, fotografia e campo histórico. Como aporte metodológico para o desenvolvimento do produto são utilizadas publicações acerca das definições de elaboração de exposições, destacando textos do Instituto Brasileiro de Museus, entre outros autores que apresentam produções sobre projetos expográficos. A partir da elaboração da exposição e da análise da receptividade dos usuários, percebe-se o seu potencial quanto à sua inserção em práticas de ensino e aprendizagem, e a possibilidade de atingir perspectivas de atividades no contexto do ensino de História com base no patrimônio escolar.
- ItemEnsino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades(2021) Pinto, Matheus Balbueno; Schiavon, Carmem Gessilda BurgertO texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial, no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para replicações em outros contextos locais. A ideia passa por um breve esboço teórico e metodológico sobre a conceituação de patrimônio histórico cultural e a aplicabilidade da Educação Patrimonial, além do diálogo com a memória e a educação. O foco, então, centra-se no ensino de História a partir desses pontos, levando-se em consideração as relações estabelecidas entre os conteúdos tradicionais do currículo escolar de História, na educação básica, e os bens culturais rio-grandinos a serem percebidos com o desenvolvimento de situações de aprendizagem a partir da Educação Patrimonial. Assim, os conteúdos curriculares "canônicos" encontram os bens culturais na vivência do ensino de História. Por fim, chega-se ao aspecto pedagógico do patrimônio a ser preservado e valorizado, também, por meio do ensino de História, diante da oferta de uma base de material de apoio aos professores, oportunizando reflexões sobre o tema.
