ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144
Navegar
30 resultados
Filtros
Configurações
Resultados da Pesquisa
- ItemA recuperação de informação em trabalhos apresentados em encontros nacionais e regionais de estudantes de biblioteconomia, documentação, ciência e gestão da informação: uma proposta de utilização do programa Open Conference Systems(Ed. da FURG, 2009) Barbosa, Josué Sales; Silva, Lucas Carlos de Oliveira; Silva, Hugo Oliveira Pinto eO conhecimento científico-tecnológico oriundo de pesquisas visa a solucionar os problemas da sociedade e contribuir para seu desenvolvimento. A partir disso, o processo de comunicação científica, através de canais formais ou informais, torna-se essencial para que a evolução do estado da arte de uma área seja sempre constante. Porém, nem sempre as informações são encontradas nos meios tradicionais de publicação de conhecimento, fazendo com que a literatura cinzenta tornese uma fonte valiosa para diversas áreas do conhecimento. O desenvolvimento e a evolução das novas tecnologias de informação garantem a essa comunicação um caráter ágil e dinâmico, permitindo que a literatura cinzenta avance para um reconhecimento de sua importância no meio acadêmico. Portanto, faz-se necessário o gerenciamento desse tipo de literatura, que possibilita uma alternativa aos meios tradicionais de aquisição de informação científica. A proposta de criar um ambiente de recuperação de informação e gerenciamento da literatura gerada em encontros de estudantes desenvolve-se a partir da ideia de que, muitas vezes, é possível antecipar tendências que só seriam perceptíveis quando da publicação das mesmas pesquisas em meios já consolidados, muitas vezes ocasionando perda de informações existentes apenas em seu andamento, subtraídas quando da redação de artigos ou livros. Assim, a proposta de utilização do programa Open Conference Systems possibilita não somente maior agilidade e dinamismo na organização de eventos, mas também tem como objetivo a possibilidade da criação de um ambiente digital em que sejam recuperados trabalhos apresentados nos eventos estudantis de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação, permitindo interação entre pesquisadores, de modo a se tornar uma alternativa para publicação, exercendo função memorial para os eventos estudantis da área e constituir uma fonte de informação relevante para a comunidade acadêmica.
- ItemOtimização do acesso à informação científica: discussão sobre a aplicação de elementos da arquitetura da informação em repositórios digitais(Ed. da FURG, 2009) Ribeiro, Odília Barbosa; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti GregorioConsideram-se os repositórios digitais ferramentas para a promoção da comunicação científica, uma vez que possibilitam disponibilizar produtos de pesquisas científicas de maneira gratuita e não-burocrática, facilitando assim a acesso a informações de caráter acadêmico e consequentemente a obtenção de conhecimento e o incentivo à pesquisa. Este trabalho aborda os benefícios do uso dos repositórios digitais principalmente em universidades e considera que, além da proposta de acesso livre à informação, as instituições mantenedoras de repositórios digitais devem observar elementos que garantam realmente o acesso ao conteúdo apresentado. Isso ocorre através do uso de uma Arquitetura da Informação voltada para o público-alvo, bem como atendendo às recomendações de acessibilidade e usabilidade. Portanto, é discutida a aplicabilidade desses elementos em repositórios digitais.
- ItemOs programas de pós-graduação da área I da Universidade Federal da Bahia e a relação com o repositório institucional.(2020-12-31) Santos, Davilene Souza; Rosa, Flávia Goulart Mota GarciaEste artigo apresenta o resultado de pesquisa realizada com os programas de Pós-Graduação da Área I da Universidade Federal da Bahia e o Repositório Institucional, no que diz respeito a disponibilização de conteúdo. Com uma abordagem qualiquantitativa os procedimentos de coleta de dados incluíram: a aplicação de um questionário aos coordenadores dos programas, observação sistemática das homepages dos programas e verificação da disponibilização de conteúdo no repositório. Constatamos que oito programas, dos 24 analisados, têm atuado deforma satisfatória junto ao repositório, ao disponibilizarem mais de 100 documentos no espaço destinado à sua comunidade acadêmica no repositório.
- ItemO uso de recursos gráficos na comunicação científica(2020) Duarte, Gabriela Fonseca; Maia, Maria de Fátima SantosEste estudo quantificou o uso de recursos gráficos para representação de resultados de pesquisas acadêmicas. Durante a pesquisa procurou as definições e explicações sobre recursos gráficos, trazendo os tipos de recursos gráficos utilizados nas pesquisas acadêmicas. Para a escolha dos periódicos a serem analisados, utilizou a base de dados Web of Science onde é possível consultar a ferramenta JCR (Journal Citation Report) que determina o Fator de Impacto (FI) de periódicos de diferentes áreas conhecimento e países. Usando esta fonte de dados e o filtro de acesso aberto foi selecionado o ano de 2019, assim a lista seria de periódicos contendo dados próximo da atualidade. Nesta lista continha o resultado de 1.748 títulos, dentre eles foram escolhidos 12 periódicos selecionados de forma aleatória utilizando um sorteador online, posteriormente decidiu analisar o primeiro e último fascículo de cada periódico. Sendo assim, analisou 318 artigos com o total de 2.682 recursos gráficos, dentre eles 871 gráficos, 846 diagramas, 633 tabelas, 198 fotos, 89 mapas conceituais, 45 ilustrações e nenhum infográfico.
- ItemMulheres na ciência: estudo sobre a produção científica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG(2021) Fonseca, Brenda Costa; Maia, Maria de Fátima SantosEste trabalho mostra os resultados da investigação sobre a inserção das mulheres na ciência, a partir da produção científicada Universidade Federal do Rio Grande - FURG, disponível na base de dados Web of Science. A partir da análise das autorias de trabalhos cujos autores informaram vínculo com a FURG, verificou-se a proporção a quantidade de homens e mulheres. O limite temporal foi de 10 anos (2011 até 2020). Na revisão de literatura foram abordados temas sobre o surgimento do conceito de gênero, a educação das mulheres no Brasil e a inserção das mulheres no campo acadêmico. O total de artigos analisados foi 2.979 e os resultados mostram crescimento no número de publicações ao longo do período. A partir de 2016 a quantidade de mulheres ultrapassou a dos homens nas autorias dos artigos analisados. Sabe-se que no Brasil a igualdade acadêmica encontrada neste trabalho difere de outros âmbitos, tais como a média salarial das mulheres em relação aos homens, assim como na inserção política e cargos de liderança. Estudos como este podem servir de subsídio para discussões sobre o tema além de servir de exemplo para que as novas gerações reconheçam os espaços acadêmicos como possibilidade de crescimento e inserção na sociedade.
- ItemMapeamento dos grupos de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande - FURG(2019) Simões, Christian da Costa; Maia, Maria de Fátima SantosO presente trabalho consiste em um estudo de mapeamento, que tem por objetivo principal mapear os grupos de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande –FURG e suas linhas de investigação. Para tanto, são abordados assuntos como mapeamento, comunicação científica e a pesquisa nas universidades. A pesquisa possui cunho quantitativo e descritivo e ao que se refere aos procedimentos técnicos se caracteriza por uma pesquisa documental. A FURG consta com 125 grupos de pesquisa, sendo estes de diferentes áreas do conhecimento e com ano de formação desde 1982 a 2018. Constatou-se que a área com maior número de grupos de pesquisa é a Educação, assim como a que possuir maior número de linhas de pesquisa, que totalizaram 78. A área de Filosofia, consta com apenas um grupo de pesquisa, esse fato pode ter relação à instituição não ter nenhuma graduação ou pós-graduação específica na área. Pode se concluir que as áreas que possuem mais cursos vinculados são também as que mais possuem grupos de pesquisa e também linhas de investigação. Assuntos como educação ambiental e estudos sobre gênero e sexualidade estão presentes em diferentes áreas do conhecimento como uma linha de investigação.
- ItemComunicação científica na ciência da computação(2016) Carvalho, Amanda de Souza; Maia, Maria de Fátima SantosEste trabalho é um estudo métrico quantitativo que se dedica a estudar a comunicação científica na área da ciência da computação, através de uma análise do perfil e das publicações dos docentes do Centro de Ciências Computacionais (C3) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A comunidade aqui estudada é composta por 39 docentes efetivos do C3. Para realizar esse estudo foram utilizadas três bases de dados, a Plataforma de Currículos Lattes, a Web of Science e IEEE Xplore. Na Plataforma Lattes buscou-se informações sobre a formação dos professores, áreas de atuação e período de vínculo com a FURG. As outras duas bases de dados foram utilizadas para coletar informações sobre as suas publicações.Os dados coletados nos Currículos dos docentes, foram organizados em uma planilha do software Microsoft Excel. Nas linhas da planilha foram distribuídos os docentes, e nas colunas as variáveis: “código docente”, “tempo de vínculo”, “ano início de vínculo”, “instituição graduação”, “instituição mestrado”, “instituição doutorado”, “área graduação”, “área mestrado” e “área doutorado”.Das bases de dados Web of Science e IEEE Xplore, foram coletados 2.221 registros e exportados para o software EndNote. Após aplicados os critérios de limpeza de dados, restaram 144 registros. Esses registros foram exportados para o software Microsoft Excel, onde foram elaboradas três planilhas. A primeira contém as variáveis: “rec”, “cluster” e“autor”. A segunda planilha contém as variáveis: “código docente”, “tempo de vínculo”, “número de publicações”e “taxa de produtividade”. E a terceira contém: “ano da publicação”e “tipo de publicação”. Após a análise dos dados se notou que o grupo é composto em sua maioria por doutores. As formações tanto na graduação, quanto no mestrado e no doutorado, se dão predominantemente em instituições públicas gaúchas. Onde se destacou a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na graduação e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no mestrado e doutorado.Entre as áreas de estudo se destacam a Engenharia da Computação na graduação e Ciência da Computação no mestrado e doutorado.Analisando as publicações recuperadas nas bases de dados, se percebeu que o docente com maior quantidade de publicações foi o P37e o mais produtivo foi oP13. A tipologia documental predominante identificada foi de publicações geradas em eventos científicos.Ao longo do tempo as publicações foram crescentes, mas não equilibradas, se destacando o ano de 2013. Sobre as características da colaboração científica, analisada através da coautoria, foi identificado que os grupos de três, quatro ou cinco autores são os preferidos pelos docentes do C3.
- ItemCaracterísticas das práticas de coautoria nos processos de colaboração científica de professores da Universidade Federal do Rio Grande - FURG(2014) Silva, Jusélia Paula da; Maia, Maria de Fátima SantosNo meio acadêmico, publicar trabalhos científicos tornou-se algo indispensável, sendo um dos fatores que mais influenciam na credibilidade e no reconhecimento de um pesquisador. Neste contexto esta pesquisa visou conhecer os processos e motivações referentes à colaboração científica de uma comunidade específica, composta por professores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para caracterizar o papel de cada autor no contexto das atividades desenvolvida sem uma de suas publicações,através da adaptação do instrumento sobre as características da contribuição, proposto por Witter (2010),e o acréscimo dos fatores mais recorrentes e motivacionais apontados por Vanse Stumpf(2010).Os resultados apontaram diferenças entre professores das áreas das ciências humanas e computacionais no que se refere aos canais de comunicação. Nas ciências humanas os trabalhos se dispersam em diferentes periódicos, enquanto nas ciências computacionais se encontrou maior quantidade de recorrências. Quanto ao idioma, nas ciências humanas o predomínio foi de publicações em português e na computação se distribuíram igualmente entre português e inglês.Quanto aos resultados do método de pontuação proposto neste estudo, também apontaram diferenças entre as áreas analisadas, visto que o C3, alcançou o mínimo de pontos em 100% dos casos demonstrando o envolvimento na prática de suas pesquisas,em comparação aos resultados referentes aos professores ligados ao ICHI, onde 75% alcançaram a meta. A prática deste estudo permitiu observar, através de revisão teórica que o tema específico ainda está em fase de construção conceitual. Ressaltando-se a importância da crítica e à prática de pesquisas aplicadas, no sentido de que sejam analisadas as disposições políticas implícitas ou explícitas nas configurações de autoria e coautoria.
- ItemDesigualdades no acesso aos serviços de saude: estudo bibliométrico sobre a lei dos cuidados inversos.(2010-10-25) Maia, Maria de Fátima Santos; Caregnato, Sônia ElisaEstudo bibliométrico sobre desigualdades no acesso a saúde, realizado a partir da análise das citações feitas a um artigo da área médica. O trabalho de Julian Tudor Hart que lançou A Lei dos Cuidados Inversos em 1971 foi analisado quanto às características de impacto, dispersão geográfica e, através das co-citações, foram identificados os trabalhos e autores que compartilham um mesmo espaço cognitivo com o autor. O artigo foi citado 528 vezes no período (1971-2010), um número significativo se comparado com outros trabalhos sobre o mesmo tema. Houve um crescimento no número de citações ao longo do período. O artigo foi citado por autores de 34 diferentes países, incluindo o Brasil. Dois autores, incluindo um brasileiro, compartilham um mesmo espaço cognitivo com o artigo analisado. Os resultados também mostraram que o tema foi sendo absorvido com maior intensidade nas últimas décadas, e parece ter amadurecido ao longo do tempo.
- ItemDesigualdades no acesso aos serviços de saúde: estudo bibliométrico sobre a Lei dos Cuidados Inversos(2010) Maia, Maria de Fátima Santos; Caregnato, Sônia ElisaEstudo bibliométrico sobre desigualdades no acesso a saúde, realizado a partir da análise das citações feitas a um artigo da área médica. O trabalho de Julian Tudor Hart que lançou A Lei dos Cuidados Inversos em 1971 foi analisado quanto às características de impacto, dispersão geográfica e, através das co-citações, foram identificados os trabalhos e autores que compar tilham um mesmo espaço cogn itivo com o autor. O artigo foi citado 528 vezes no período (1971-2010), um número significativo se comparado com outros trabalhos sobre o mesmo tema. Houve um crescimento no númer o de citações ao longo do período. O artigo foi ci tado por autores de 34 difere ntes países, incluindo o Brasil. Dois autores, incluindo um brasileiro, compartilham um mesmo espaço cognitivo com o artigo analisado. Os resultados também mostraram que o tema foi sendo absorvido com maior intensidade nas últimas décadas, e parece ter amadurecido ao longo do tempo.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
