IE - Instituto de Educação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/484
O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.
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- Item120 batimentos por minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30) Sales, Tiago AmaralBatimentos que se aceleram em meio a festas, protestos, transas, hospitais, laboratórios, velórios, casas e ruas, entre celebrações, desejos, lutos e lutas. Este artigo busca cartografar o filme francês “120 Batimentos por Minuto” (2017), percorrendo educações e currículos engendrados em torno dele. A partir das narrativas audiovisuais, penso nos afetos possíveis em relação à epidemia de HIV/aids em diálogos entre a década de 1990, na qual o filme se passa, e a contemporaneidade. O filme é visto como território que engendra pedagogias e currículos menores e desviantes, abrindo brechas ao criar conexões entre HIV/aids, potência de vida e desejo, fugindo de educações maiores que estigmatizam as vivências com HIV/aids e participam da manutenção de políticas de silêncio, exclusão, como também de morte civil e biológica.
- ItemOs 15 anos de Mariana: um convite a outras aprendizagens sobre os corpos(EDGRAF, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa; Longaray, Deise Azevedo
- ItemÀ beira pista: intersecções do cinema em Educação Ambiental(EDGRAF, 2010) Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de; Oliveira, Ivana Silva Sobral; Barreto, Karla Fernanda Barbosa; Silva, Elvis Lima Moura; Santos, Samantha CarvalhoO que nos ensina o Cinema em processos de Educação Ambiental? A Odisseia sem-terra de empreender a gravação das histórias de vida de assentados rurais de projetos de reforma agrária para pensar o seu mundo em sua dinâmica e fluidez. Traçando uma composição que parte das perspectivas de William Pollack e Alistair Thomson e que se soma às posições em relação à história, processos de subjetivação, tempo e memória de Michael Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari, a fim de olhar para as histórias não como objetos empoeirados, largados no fundo de uma tumba inerte, mas para o modo como tais fatos e sujeitos se tornam as coisas que são. À beira da pista, correndo na contramão, reformando casas, circulando entre espaços, interrompendo fluxos, propondo vazamentos, corpos cariados, quase monstros, saltimbancos, heróis tortos, dançarinos mascarados de um carnaval qualquer, denunciam que o marginal, o sem eira nem beira que reside à beira da pista, é também uma totalidade enquadrante. Essa inferência permite pôr em discussão as relações entre a prática de Educação Ambiental, a coleta de lembranças e o engendramento dos modos de subjetivação, discutindo posições teóricas alternativas em Educação Ambiental, que a ensinam como fabular, inventar ficções, ser poética, rir, roncar surdo, fazer cinema.
- ItemÀ busca da cultura da relação educação e pesquisa: alguns projetos de ensino na Escola Silva Gama como horizonte de tematização(2006) Veiga Júnior, Álvaro; Molon, Susana InêsPretendo apresentar este estudo como um produto de pesquisa e educação que transparecesse alguns significantes percursos de vida dos sujeitos, de seus ofícios e saberes, que aqui estão referidos. Duas professoras e um espaçotempo de projetos, numa escola pública, no Cassino, RS. Deu-se um processo de pesquisa que aproximou algumas trajetórias com produção de experiências inovadoras próximas, com identificação e valorização regional. A inovação parte de uma educação criativa frente à hegemonia do currículo Fordista-Taylorista, construto de uma lógica fabril disciplinar, estanque, que marginaliza as Ciências Humanas. Denominei as experiências selecionadas de práticas diferenciadas, de projetos escolares. Este estudo pretende versar sobre as escolhidas experiências, fornecendo, como objetivação da pesquisa, uma narrativa reflexiva, aprofundada e sistematizada, junto à construção de um quadro teórico coerente, aproximando-a do campo selecionado, movida pela problematização e tematização de pesquisa. As pesquisas participantes foram influenciadoras, por entender ser uma contracorrente do que se denomina de academicismo, cientificismo, de isolamento e superioridade que a Ciência consagrou. Este trabalho fundamenta-se num panorama de crise civilizatória, de impasses contemporâneos. Entende que o modelo Cartesiano-Baconiano-Kantiano é identificável como construtor de realidades da modernidade. Ainda busca construir seu quadro teórico em Educação Ambiental (EA), e, neste Programa de Pós-graduação, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Currículo e Formação de Professores. A insatisfação com a escola fechada e burocrática aproximou tais experiências com os movimentos políticos e sociais, com a distensão do jugo setorizante que amiúde estabelece a tritomia educação formal, não formal e informal. Assim, a educação consagraria o seu modelo mental redutor e pragmático, que desconhece o desafio da sustentabilidade. São autoras/es aqui destacados; Arroyo(2000), Demo(1995, 1997, 2000, 2002), Grün(1995, 2002, 2003), Freire(1997, 2003), Lopes Velasco(2000), Reigota(1994, 1999, 2001), Souza Santos(1989,2003), Vorraber Costa(2002), entre outras/os. Esta escrita pode levar ao que é possível chamar de práticas pedagógicas diferenciadas, projetos de ensino, culturas colaborativas comunitárias e comunidades de aprendizagem. Os sujeitos, grupos de estudantes e educadoras que pretenderam ir além da cultura disciplinar, do currículo empedernido dos conteúdos, da não submissão ao paradigma da competição, do vestibular, do mercado, da imposição monolítica de uma sociedade da produção-consumo.Quanto à contribuição intencional mais específica deste estudo, aponto para o paradigma da interdependência nas esferas formativas de professores, inicial e continuada, contextualizadas no meio ambiente, como energia política e cultural para interferir nas configurações das instituições públicas.
- ItemA/r/tocartografias para decolonizar nossos sentidos sobre os corpos minoritários(2021) Carvalho, Fabiana Aparecida de; Gonçalves, Cleberson Diego; Maio, Eliane RoseNum movimento a/r/tográfico (inter-relação textual, imagética com problematizações e a construção de narrativas que não se esquadrinham pela lógica acadêmica) e com aportes teóricos decoloniais do sul global, discutimos a naturalização de certos discursos na biologia e nas artes visuais com o propósito de problematizar a colonização dos sentidos para os corpos, gêneros e as sexualidades minoritárias. Saberes colonizados adensam as Pedagogias Culturais e guiam entendimentos que apagam a outridade e os pertencimentos de classe, etnia, gênero, de lugar. Trabalhamos com imagens e representações como potências poéticas e epistêmicas, causadoras de abalos no regime de colonialidade do poder/saber e como brechas e fraturas dos discursos normativos, coloniais, biológicos e naturalizados.
- ItemUma abordagem exploratória ao conteúdo epistemológico das diretrizes curriculares nacionais para educação ambiental.(2012) Cruz, Ricardo Gauterio; Bigliardi, Rossane VinhasDentre os inúmeros desafios enfrentados pela Educação está a formação humanística de indivíduos capazes de se posicionarem de forma crítica ante a realidade. Este desafio ganha vulto em face da edição das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental, que surgem como resposta à demanda por uma Educação Ambiental que, enquanto parte do processo formativo, assuma seu papel transversal e fomente a atitude crítica e a busca da transformação do atual modelo de desenvolvimento econômico-social. Tais diretrizes, que vigoram desde junho de 2012, e cujo conteúdo é objeto de análise do presente artigo, constitui-se como valioso referencial para a gestão educacional em nosso país, em especial no tocante à política de formação de educadores, por propiciar a constituição de sujeitos críticos e capazes de transformar a realidade. A discussão que ora apresentamos se ocupa do conteúdo epistemológico de tais diretrizes, compreendendo que o projeto de sociedade ali presente depende, em larga medida, da compreensão de mundo que o produz.
- ItemAbordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16) Santos, HugoUm pouco por todo o mundo ocidental multiplicam-se iniciativas e esforços para incluir temas relativos à diversidade de género e sexual nas políticas educativas e consequentemente nos currículos escolares. Contudo, muito pouco tem sido feito no sentido de averiguar o que se passa nas escolas, ao nível das práticas concretas e trabalho docente. Este artigo dedica-se a explorar as abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal, a partir de 14 grupos focais com 75 professores/as do ensino secundário. Argumenta-se que estas podem ser compreendidas a partir de três ideias fundamentais: marginalização, o que significa que estes temas tendem a ser secundarizados e invisibilizados; desorientação, com os/as professores/as a queixaremse de falta de direção, conhecimentos, competências e formação, e assimilacionismo, com as poucas práticas concretas existentes a enveredarem por lógicas heteronormativas que comprometem uma inclusão crítica destes temas na educação.
- ItemAs abordagens sobre vocabulário durante leitura de livros infantis : um estudo com professores do 1º ano do ensino fundamental em escolas do município de Rio Grande/RS(2017) Nobrega, Thais Fernandes Ribeiro; Nogueira, Gabriela MedeirosEsta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar o modo como professores do 1º ano do ensino fundamental da cidade de Rio Grande/RS abordam o vocabulário em situações de leitura de livro de história infantil para as crianças. Para isso, utilizei como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa, que conforme indica Minayo (1994), preocupa-se com uma realidade que não pode ser quantificada. Como perspectiva teórica utilizei as contribuições de Vygotsky (1989, 1996), Piaget (1987, 1998) e Tomasello (2003), quanto à discussão sobre aquisição de linguagem; Cagliari (2000), Frith (1985), Ellis (1995) e Mousinho (2004) para discutir leitura e sua aquisição pelas crianças; Paiva (2008), Zilberman (2003), Kleiman (1995, 2013), no que se refere ao uso do livro de história infantil na escola; Moreira (1984), Rosemberg (s/a), Stein e Rosemberg (2010), Rosemberg e Sarlé (2015), no que diz respeito ao ensino do vocabulário em momentos de leitura de histórias infantis. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do ano de 2015 e 2016, com cinco professores do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal do Rio Grande. Por meio de pesquisa não participante, realizei observações de situações de leitura de histórias infantis em sala de aula. Além disso, entrevistei os professores e propus a análise de duas situações-problemas. Os resultados da pesquisa indicam que o momento de leitura de histórias infantis pelos docentes foi pouco significativo para o ensino do vocabulário, embora tenha sido identificado que eles fazem uso de estratégias propostas por Rosemberg (s/a), Stein e Rosemberg (2010) e Moreira (1984) que favorecem o ensino do mesmo. Foi possível perceber que entre os participantes existe a generalização de um entendimento comum sobre o que é ampliação do vocabulário. Porém, os professores parecem desconhecer a importante relação da aprendizagem do vocabulário e o processo de alfabetização, bem como o fato de que os livros de histórias infantis podem ser um excelente instrumento de trabalho para esse fim.
- ItemAcadêmicos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência no ensino superior: uma análise da política de inclusão adotada pela Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB)(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11) Alves, Daniel CardosoA partir da perspectiva de universidade colorida, plural e diversa, este artigo tem como objetivo realizar uma análise qualiquantitativa da política de inclusão social adotada pela UESB, compreendida entre os anos de 2009 e 2017, em relação aos povos indígenas, quilombolas e às pessoas com deficiência. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se da revisão bibliográfica e da pesquisa documental. A técnica adotada para o tratamento dos dados é a análise de conteúdo. Entre os achados, constata-se que: 83% das vagas destinadas a esses sujeitos encontram-se ociosas, 37% dos que ingressaram foram evadidos e 23% conseguiram concluir os cursos. Entretanto, ainda que esses dados sejam preocupantes, entende-se que a simples presença de seguimentos excluídos de lugares que, tradicionalmente, não deveriam lhes pertencer, representa o início da mudança do paradigma dos estereótipos negativos e a possibilidade de um novo imaginário social acerca dos povos indígenas, dos quilombolas e das pessoas com deficiência no Brasil.
- ItemAção docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16) Ramos, Edimauro Matheus CarrielSob um olhar interdisciplinar, a obra "A conversa sobre gênero na escola: aspectos conceituais e políticos-pedagógicos", do autor e pedagogo Marcos Ribeiro, delineia perspectivas do trabalho docente em torno deste tema, os seus desafios e suas possibilidades. O presente artigo pretende, por intermédio da revisão bibliográfica, promover interlocuções teóricas e dialogar sobre as potencialidades propostas no livro de Ribeiro no que se refere a inserir esses debates e mediá-los entre o trabalho docente e gênero, bem como refletir sobre a maneira de conduzir esses debates. Constata-se através do estudo que, por meio da introdução do tópico gênero nos mais diferentes contextos da escola, os professores/as e os educandos são condicionados a reivindicar por um espaço mais democrático e que abranja e respeite as diversidades.
- ItemUma ação docente na educação infantil: crianças surfando a vida(2010) Souza, Thiago Silva de; Freitas, Gustavo da Silva; Rigo, Luiz CarlosEste texto constitui um relato de experiência em que viso problematizar uma intervenção pedagógica na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para tanto, a Escola Municipal de Educação Infantil EMEI Vovó Zoquinha, situada no Balneário Cassino – RS foi o local escolhido. Objetivei nessa escrita priorizar os acontecimentos que me fizeram exaltar a heterogeneidade da infância expressa em uma aula de surf com as crianças da EMEI. Por fim, resta uma imagem do encontro com o outro, um outro que suspende sua certeza e se abre ao devir docente.
- ItemAções afirmativas e as relações étnico-raciais : análise sobre os processos seletivos específicos de estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande(2017) Avila, Luciane dos Santos; Pereira, Vilmar AlvesO presente trabalho de dissertação de mestrado versa sobre o tema de ações afirmativas e relações étnico-raciais. Para isso, este estudo tem por objetivo analisar os Processos Seletivos Específicos de estudantes indígenas e quilombolas, realizados pelo Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Rio Grande (PROAAf - FURG). Este Programa tem por finalidade reservar vagas para candidatos/as de escolas públicas, indígenas, quilombolas e com deficiência, bem como promover o acesso e a permanência dos mesmos. Nesse sentido, acredito que é necessário compreender o processo histórico brasileiro nos quais indígenas e quilombolas estiveram imbricados. Dessa maneira, perceber as práticas que instituíram o projeto educacional e as políticas de Estado para essas populações e como essas aprendizagens construíram o imaginário social brasileiro. Essa pesquisa utilizou como metodologia a História Oral Temática, na qual a partir de dez entrevistas orais realizadas no ano de 2016 e duas entrevistas no ano de 2014 com os/as discentes indígenas e quilombolas da FURG a fim de problematizar as ações do Programa e as relações étnico-raciais vivenciadas no espaço acadêmico. Para, além disso, procura contribuir para novos questionamentos concernentes à educação para as relações étnico-raciais e aos saberes e às culturas apreendidas na universidade. Como resultado da pesquisa é possível pontuar que a lógica universalista e civilizatória auxilia a manutenção de hierarquias sociais e as práticas racistas de exclusão. Esse ordenamento social personifica a falta de normativas específicas para algumas ações de permanência que fragilizam as políticas e geram entraves ao desenvolvimento da proposta de ações afirmativas da universidade.
- ItemAs ações afirmativas no contexto da FURG mediante a perspectiva da educação ambiental e do pensamento complexo(2020) Jardim, Daniele Barros; Calloni, HumbertoA presente tese buscou analisar as Ações Afirmativas na FURG, entre os anos de 2009 e 2019, mediante a seguinte questão de pesquisa: no contexto universitário da FURG, como se constituem as Ações Afirmativas para a comunidade acadêmica e quais significados e sentidos da Educação Ambiental e do pensamento complexo permeiam esses processos educativos e formativos? Como estratégia metodológica, foi utilizada a Inserção Ecológica, uma vez que essa tem como objetivo avaliar os processos de interação das pessoas com o contexto. Os procedimentos utilizados consistiram em entrevistas individuais com servidores, grupos focais com os estudantes, bem como observações ativas na FURG, mediante a utilização do diário de campo em todas as instâncias. Quanto à apreciação dos dados foi empregada a Análise de Conteúdo, porque a mesma ofereceu as condições necessárias para explorar a gama de informações levantadas na pesquisa. Durante a classificação dos elementos, foram constituídas três grandes categorias para inferência e interpretação: Constituição das Ações Afirmativas no Ensino Superior; Significados e sentidos das questões socioambientais; e Contribuições do Pensamento Complexo para os Fundamentos da Educação Ambiental. O referencial teórico das Ações Afirmativas reconhece a diversidade, desconstrói discursos e práticas e constitui-se em um novo processo de pensar nos indivíduos em geral e na coletividade em especial (FERES JUNIOR e ZONINSEIN, 2006; FONSECA, 2009; MUNANGA, 2005). O referencial da Educação Ambiental auxiliou na reflexão sobre as ações que se destina assegurar, mediante a educação, a integração das múltiplas dimensões como: ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política (LAYARGUES, 2000, 2004, 2012; GUIMARÃES, 2004; LOUREIRO, 2004, 2016 e TREIN, 2008). E o referencial do pensamento complexo nos levou a esse profundo processo de reflexão, da crise à solidariedade, dos conceitos às ações, descortinando novos modos de pensar a realidade, com sua complexidade inerente, através de novos modos de dialogar com o mundo (ALMEIDA, 2004 e MORIN, 1998, 2000, 2002, 2005, 2006, 2012). Logo, defende-se a tese que a perspectiva da Educação Ambiental e a dimensão do pensamento complexo colaboram para a compreensão das Ações Afirmativas na FURG, enquanto uma das inúmeras ações que podem cooperar para as reparações sócio históricas no Brasil, uma vez que essa ação política contribuirá para a Universidade repensar sua articulação com o currículo, este enquanto ambiente inclusivo nas relações sócio-culturais-ambientais, em prol de qualificar as relações e a formação de cidadãos críticos, capazes de transformar a crise socioambiental vigente, desarticulando os fatores que desmoralizam essas conquistas. As Ações Afirmativas buscam garantir o desenvolvimento integral do humano, que consequentemente desenvolve o crescimento local e global em todos os aspectos que possamos imaginar. Outrossim, contribui para a reflexão com o objetivo de uma educação mais integradora da condição humana em harmonia com a vida e com o planeta, a partir de uma compreensão de mundo complexa. Reforça-se, assim, a importância de entender e viver a Universidade como espaço de reivindicações e de luta, compreendendo que a mesma tem um papel social relevante, com o potencial de transformar a história da sociedade e a trajetória das Ações Afirmativas.
- ItemAções do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010 para a redução de Assimetrias Regionais: avaliação dos instrumentos criados pela CAPES(2014) Coury, Maria de Amorim; Tauchen, GionaraA pós-graduação, no Brasil, é considerada uma das realizações mais bem sucedidas no conjunto do sistema educacional do país. Seu desenvolvimento ocorreu como produto de um planejamento deliberado, conduzido e apoiado pelo Estado. Neste cenário, a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável pela avaliação e por significativa parcela do fomento, bolsa e custeio da pós- graduação nacional, que tem a tarefa de formar profissionais aptos a atuarem nos diferentes setores da sociedade, contribuindo para o processo de modernização do país. Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG’s), elaborados a partir de 1975, contribuíram para a organização do Sistema Nacional de Pós-graduação e com a indução das políticas prioritárias neste âmbito. Por isso, o presente estudo, objetiva avaliar os instrumentos criados pela CAPES, voltados para a redução das assimetrias regionais detectadas em todos os Planos, a partir das orientações do PNPG-2005-2010; analisar se as estimativas previstas no PNPG-2005-2010, para a redução dessas assimetrias regionais foram concretizadas e se os resultados demonstram o êxito dos programas de indução criados pela CAPES, no tocante aos aspectos dos investimentos, atendimento de demandas e a ampliação do número de bolsas no período. A pesquisa, de cunho exploratório-descritivo, foi desenvolvida por meio de pesquisa documental. Os resultados da pesquisa indicam que os impactos dos programas desenvolvidos pela CAPES não foram suficientes para alterar substancialmente os indicadores que revelam um problema básico de escassez de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
- ItemAções formativas, dialógicas e colaborativas no contexto de feiras e mostras científicas: o emergir do desenvolvimento profissional dos(as) formadores(as)(2024) Traversi, Gabriela Soares; Heckler, ValmirEsta tese comunica compreensões sobre as ações práticas de um grupo de formadores que realizou processos formativos com professores sobre Feiras e Mostras científicas, na perspectiva do Desenvolvimento Profissional. Esta investigação qualitativa é uma pesquisa- formação na perspectiva fenomenológica hermenêutica. O cenário investigativo é o Curso Online de Formação de Professores sobre Feiras e Mostras científicas, atividade componente de projetos de extensão ligados à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), denominados Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha e Feiras das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo. A formação tem foco nas discussões sobre a realização de projetos investigativos em sala de aula para o desenvolvimento de Feiras e Mostras científicas escolares, articulando Escolas e Universidade por meio da extensão. Este estudo investiga o que se mostra da ação prática, na perspectiva do Desenvolvimento Profissional, na escrita dos formadores de professores em projetos de extensão de Feiras e Mostras científicas. Para compreender o fenômeno investigado foram selecionados textos escritos pelos formadores e publicados em dois e- books ao final de cada uma das edições da formação, constituindo a linguagem escrita como ferramenta para a posterior análise. As concepções sobre processos formativos em Feiras e Mostras científicas foram ampliadas a partir de interlocuções com a comunidade científica nacional e internacional, seguidas da teorização de conceitos que constituem o arcabouço teórico deste estudo. O caminho metodológico da pesquisa traz a descrição do campo empírico, constituição do grupo de formadores autores das escritas e a seleção de oito textos que constituíram o corpus de análise. Os movimentos de análise foram feitos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e as compreensões emergentes são comunicadas em três metatextos. No primeiro metatexto, as descrições da formação se tornaram interpretações das ações práticas dos formadores e estes constituíram um coletivo que avaliou as próprias ações formativas e compartilhou experiências vividas neste processo, levando-os a momentos de reflexão. No segundo metatexto o diálogo com os professores cursistas, por meio das interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), se configurou como uma ação mediada dos formadores a fim de promover discussões sobre a prática docente, proporcionando trocas de experiências entre todos os envolvidos, evidenciando a perspectiva dialógica colaborativa da formação. O terceiro metatexto traz os movimentos de pesquisa colaborativa realizados pelos formadores a partir das ações formativas, promovendo reflexões e transformações de suas práticas. Aspectos como reflexão, troca de experiências e transformações da prática docente inserem as ações práticas analisadas na perspectiva do Desenvolvimento Profissional. O argumento aglutinador da tese é de que, a partir das ações práticas do curso de formação emerge um processo de Desenvolvimento Profissional dos formadores, evidenciado pela construção de conhecimento a partir de pesquisas colaborativas, descrições, avaliações e diálogos que promoveram reflexão e transformação de suas práticas relacionadas à Feiras e mostras científicas.
- ItemAções mediadas do professor-tutor na EAD: processo de co-criação da linguagem de professores de Ciências(2023) Fazio, Anahy Arrieche; Heckler, Valmir; Galiazzi, Maria do CarmoEsta tese de doutorado comunica compreensões sobre a ação mediadora do professor- tutor na constituição da linguagem do professor de Ciências em um projeto experimental investigativo do curso de Licenciatura em Ciências na Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), adotando uma perspectiva de pesquisa-formação fenomenológica-hermenêutica. O referido curso, lócus do estudo, é voltado para a formação de professores de Ciências para atuarem nos anos finais do ensino fundamental e apresenta uma organização curricular interdisciplinar e que favorece a emergência de comunidades, possibilitando a integração de professores e professores-tutores no planejamento e promoção de aulas em uma perspectiva coletiva e dialógica. As atividades das interdisciplinas são ofertadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em que o uso das tecnologias digitais redimensiona os papéis dos sujeitos envolvidos, propiciando uma formação de professores por intermédio de diversas interfaces digitais na promoção de processos educativos interativos e colaborativos, sendo a escrita a principal forma de comunicação entre esses sujeitos. Este estudo adota a perspectiva da pesquisa-formação, de natureza fenomenológica-hermenêutica, para investigar a o que se mostra da ação mediada do professor- tutor na formação da linguagem dos futuros professores de Ciências em um curso de EaD. A tese está organizada a partir do modelo de construção de conhecimento de Wells, a espiral do conhecimento, em quatro momentos: experiência, busca de informações, construção do conhecimento e compreensão. Na experiência é comunicada a ontogênese da pesquisadora, seu encontro com o campo de pesquisa. Nas informações são comunicados elementos teórico- práticos que possibilitam a compreensão do fenômeno a ser estudado: a ampliação, junto à comunidade científica internacional, das concepções sobre a indagação dialógica de Gordon Wells em processos formativos docentes e os estudos sobre as funções do professor-tutor e seu papel na mediação em uma perspectiva sociocultural. Na construção do conhecimento, as informações e a experiência são articuladas para a compreensão do fenômeno e apresenta-se o lócus da pesquisa, um projeto experimental desenvolvido ao longo de um semestre na interdisciplina Fenômenos da Natureza IV da Licenciatura em Ciências na modalidade EaD, bem como explicita-se a coleta de informações, a organização das informações e sua análise através da Análise Textual Discursiva (ATD). Emergiram como dispositivos de pesquisa e posterior análise os registros escritos em fórum dos diálogos entre a professora-tutora e os estudantes, que foram organizados em 7 interlocuções dialógicas. As compreensões emergentes no processo de análise são comunicadas em dois metatextos: a) Indagação dialógica como ação mediada do professor-tutor e b) Meios mediacionas no complexificar a linguagem do Ensino de Ciências. No primeiro metatexto, emerge a compreensão de que a indagação dialógica é uma ação mediada pelo professor-tutor, que utiliza os materiais coconstruídos pelos professores e estudantes para orientá-los e acompanhá-los na escrita e nas perguntas, promovendo o discurso progressivo de Ciências por meio da colaboração e interação. No segundo metatexto, é comunicado que os meios de mediação para complexificar o discurso progressivo de Ciências são selecionados pelo professor-tutor por meio de curadoria, possibilitando o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos em um processo de co-criação. O argumento aglutinador emergente e comunicado nesta tese é de que as ações mediadas do professor-tutor, curadoria de meios mediacionais e a indagação, motivam o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos que contribuem para o discurso progressivo de Ciências, em um processo de co-criação da constituição da linguagem de professores de Ciências.
- ItemAções pedagógicas no ensino de física com foco na educação ambiental.(2012) Uhmann, Rosangela Ines Matos; Zanon, Lenir BassoO tema de investigação deste texto é decorrente de preocupações levantadas na prática docente da professora de Estágio Curricular Supervisionado sobre a desarticulação escolar frente à função social da escola na sociedade, compartilhada com os licenciandos do 5º semestre. Estudos apontam para a necessidade dos sujeitos escolares se apropriarem do conhecimento específico permeado pela consciência ambiental, cultural e social. Esse quadro levou a trazer parte dos resultados da pesquisa realizada no Mestrado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ-RS, contemplando as interações em aulas de física através de três cenários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa junto a uma turma de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Roque Gonzales-RS. A questão norteadora foi: como a Educação Ambiental está articulada ao ensino de física no que diz respeito ao uso da energia, em especial, sobre as Estratégias de Ensino usadas e interações dos sujeitos escolares para compreender as relações da sociedade com o ambiente? Os resultados revelaram que os professores precisam compreender o complexo espaço-tempo escolar devido função democrática e transformadora, inclusive de dimensão socioambiental em consonância, através da contextualização, imbricados na interação e dialogicidade.
- ItemAcomodação e Ruptura: a participação das crianças nos espaços da creche(2010) Paula, Elaine deO texto a seguir resulta de uma pesquisa que teve como mote a compreensão de práticas educativas desenvolvidas em uma instituição de educação infantil pública no sul do Brasil. O recorte realizado para análise foi das relações estabelecidas entre os adultos e as crianças no interior da instituição, em especial nos momentos marcados pelos adultos como de transgressão por parte das crianças. Buscou-se também compreender as relações que as crianças estabeleciam entre si e as diversas estratégias criadas por elas na acomodação, resistência e reinvenção do cotidiano a fim de tornarem-se, em alguma medida, partícipes do espaço frequentado por elas diariamente. Como forma de dar visibilidade às manifestações das crianças sobre o que vivenciavam na instituição e também revelar as estratégias utlizadas por elas para os excessos de regulação, foram utilizados diferentes recursos, tais como: registro escrito, fotográfico (feito pela pesquisadora e pelas crianças), dramatização, literatura, desenho, bem como a captura das expressões faciais que as crianças utilizavam para comunicarem-se entre si. Os jeitos das crianças, em especial naqueles momentos em que instituiam modos diferentes de agir, indica-nos um aprendizado social de como lidar com as estruturas impostas e reforça a idéia de redes de aprendizagem construída no sentido horizontal, entre pares.
- ItemA adaptação curricular do ensino de música em escolas públicas de pelotas a partir da implantação da lei 11.769/2008(2014) Vianna Filho, Hermeto Marques; Chaigar, Vania Alves MartinsEste trabalho teve como foco a presença da área de conhecimento música no curso Normal de duas escolas públicas do município de Pelotas/RS: O Instituto Estadual de Educação Assis Brasil e o Colégio Municipal Pelotense. Considerando que esta modalidade formativa habilita professores para o trabalho na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, investigamos a educação musical que está sendo desenvolvida no curso Normal e em que concepções se apoia esta prática. Após seis anos de vigência da Lei 11.769/2008, que alterou o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e incluiu a obrigatoriedade do ensino dos conteúdos de música dentro do componente curricular Arte, esta pesquisa compreendeu o processo de adaptação dos currículos escolares, as discussões em torno da atual legislação e as orientações por parte das mantenedoras, tendo em vista a referida Lei. Outra questão presente nesta pesquisa, refere-se à identificação do profissional responsável por trabalhar os conteúdos de música, já que a Lei 11.769/2008 excluiu, por meio de veto presidencial, o artigo que solicitava formação específica na área. Após o período do canto orfeônico no Brasil, as Leis de Diretrizes e Bases de 1961 e 1971, respectivamente, não ratificaram esta área de forma permanente nos currículos escolares. Em 1996, uma nova LDB, suscitaria novas esperanças aos professores de música e aos pesquisadores da área, no entanto, esta legislação não atendeu as expectativas dos profissionais ligados à música, permanecendo a educação musical ausente em muitos contextos educativos. A partir da Lei 11.769/2008, esta pesquisa objetivou identificar se a efetiva inclusão dos conteúdos de música na disciplina de Arte se concretizou, já que a LDB de 1996 não clarificou quais as áreas deveriam ser contempladas dentro deste componente curricular. Além desses aspectos, esta pesquisa também problematizou a atual situação do ensino de música no contexto geral das escolas estaduais e das instituições municipais de Pelotas/RS.
- ItemAdentrando espaços escolares: análise de dissertações em programa de mestrado em educação sexual(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11) Cruz, Pâmela Cian da; Desidério, RicardoA sexualidade, proposta inicialmente como tema transversal pelo PCN (BRASIL, 1997), ainda é rodeada por tabus e preconceitos, dos quais precisam ser desmistificados. Entretanto, existem avanços significativos que contribuem de forma positiva, visando uma Educação Sexual emancipatória e responsável, que possibilite ao aluno ser um sujeito ativo frente a sua própria sexualidade. Pensando nisso, buscou-se analisar a partir de uma pesquisa do Estado da Arte as produções acadêmicos-científicas em 15 (quinze) Dissertações de Mestrado na área da Educação Sexual apontando principalmente para os avanços em pesquisas, dentre as mais diferentes perspectivas dos trabalhos que vem sendo realizados no campo da Educação Sexual. Contudo, nota-se que cada trabalho, direciona-se para os progressos ocorridos em sala de aula, bem como a repercussão construída a partir de trabalhos na área da sexualidade, o que sem dúvidas, poderão servir de base para o aprimoramento de novos estudos e pesquisas no campo da Educação Sexual.
