Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Instituto de Educação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/484

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Corpo, gênero, envelhecimento e cultura visual: a dança abrindo as fronteiras entre o possível e o inimaginável
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16) Oliveira, Anderson José de; Almeida, Neil Franco Pereira de; Salvador, Nayara Rios Cunha
    O presente artigo discute diferentes temas através de uma apresentação do programa Got Talent no qual uma senhora de aproximadamente 80 anos faz uma performance acrobática com um dançarino mais jovem. Analisando estas imagens, percebe-se o estranhamento frente a um casal tão peculiar. Tal aspecto foi observado por meio das expressões faciais da plateia e jurados e também pelas falas destes últimos, antes e posteriormente à apresentação do referido casal. Através deste material foram feitas discussões relacionadas a gênero, corpo e envelhecimento, problematizando os limites impostos pela sociedade para o corpo de uma mulher idosa. Para a realização deste ensaio utilizamos de metodologia qualitativa com a correlação de fontes midiáticas e bibliográficas em uma perspectiva pós-crítica. Percebemos que a performance desta senhora nos permite afirmar que pensar o corpo na e pela cultura é um caminho para desnaturalizá-lo e entendê-lo como um processo cultural e histórico.