Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Instituto de Educação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/484

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

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    A ética e a estética dos corpos nus: um estudo de caso do naturismo como proposta de educação ambiental.
    (2009) Arrial, Luciana Roso de; Calloni, Humberto
    A presente dissertação de mestrado versa sobre a ética e a estética dos corpos do naturismo da Colina do Sol e as possibilidades pelas quais essa prática de nudez coletiva se constitui em proposta de Educação Ambiental à luz da Teoria da Complexidade, teoria proposta pelo filósofo francês Edgar Morin, que percebe o ser humano como um ser resultante de uma complexidade de conexões de sistemas interativos: biológicos, físicos, químicos, culturais, ecológicos, sociais, naturais, que abonam a relação do indivíduo com a sociedade e a natureza. A reflexão se desenvolve a partir de uma pesquisa de campo no Centro Naturista Colina do Sol, localizado no interior do município de Taquara/RS, contando com 45 hectares para a prática do naturismo, o qual abriga 12 famílias domiciliadas e possui um total de 102 cabanas para aluguéis e/ou moradias temporárias, albergue e uma área de camping. Conta com uma extensa área de lazer, como um lago com uma praia artificial e piscina de pedras. O objetivo desta pesquisa é refletir como são concebidas as relações entre a ética e a estética dos corpos nus e em que medida essas relações se definem em formas de educabilidades ambientais, além de compreender a forma como a Educação Ambiental está presente nas relações ético/estéticas nesse modo de vida, e também reconhecendo a visão de mundo dos sujeitos colineiros com relação a essa prática. A metodologia é entendida como uma construção permanente no decorrer da caminhada na busca por refletir o problema de pesquisa. Partindo do estudo de caso, foram realizadas seis entrevistas semi-estruturadas e observações participantes, junto aos sujeitos colineiros domiciliados e a apreciação dos dados ocorreu por meio da análise qualitativa textual. A educação ambiental é compreendida neste trabalho como educação participativa e reflexiva, inserida no projeto de edificação de um mundo possível. O diálogo constante e o respeito ao saber de todos os colineiros nos traz uma nova forma de refletir sobre o sentido da existência para que possamos (re)significar as práticas cotidianas, exercendo por meio da experiência ética/estética a oportunidade de romper tabus configurando-se em educação ambiental, cognição, sensibilidade e corpo.
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    Considerações sobre o conceito de habitação a partir da noção de complexidade: uma contribuição à educação ambiental para a sustentabilidade sócio-ambiental
    (2007) Arrial, Luciana Roso de; Calloni, Humberto
    Este artigo pontua uma refl exão sobre a necessidade de uma reeducação ambiental através do reencantamento do homem por seu habitat de onde, por vezes, ele esquece ser a fonte de sua sobrevivência, priorizando atender suas necessidades e demandas, seu conforto e proteção, sua segurança, comunicação e informação, contando com um desenvolvimento tecnológico que vai de encontro ao desenvolvimento interno da sua humanidade, em detrimento ao meio ambiente. A fi m de sanar esse impasse, o artigo postula o uso de novas tecnologias na construção dos edifícios e casas com materiais in natura e o uso de recursos arquitetônicos que possibilitem a maximização dos elementos naturais, como a iluminação solar e a energia eólica por exemplo, estendendo esse princípio de caráter eco-social ao traçado urbanístico e viário da cidade através da re-humanização do espaço público.
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    Estudos pontuais sobre o conceito de método e teoria no paradigma da complexidade de Edgar Morin
    (2010) Calloni, Humberto; Arrial, Luciana Roso de
    Este artigo é o resultado parcial da investigação acerca do entendimento da noção de método atribuída ao filósofo francês Edgar Morin, principalmente em sua obra O Método1: A natureza da Natureza. Com esse estudo inacabado pretendemos suscitar questões e acolher para o debate contribuições para o fiel entendimento do conceito de método proposto pelo filósofo em inúmeras obras, conferências, artigos e, naturalmente, no conjunto de O Método. Trata-se de perceber a noção de método como um conceito presidido pelo paradigma da complexidade, isto é, como um conceito que se traduz pelas experiências entre o vivido e o refletido, entre o sujeito investigador e o objeto investigado numa proposta de interações recíprocas autoconstituintes entre a descoberta (teoria) e o caminho da descoberta (método) do conhecimento ou, se quisermos, do novo, do inédito, do inusitado. Assim, caminho, caminhar e caminhante constituem-se em uma unidade compreensiva lógica e dialogicamente como metáforas evocativas do sentido que o método é compreendido pela complexidade e para o qual concorre, igualmente, a compreensão do conceito de teoria.