Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Instituto de Educação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/484

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional.
    (2007) Bigliardi, Rossane Vinhas; Molon, Susana Inês
    Este estudo ocupa-se do Processo de Avaliação Educacional, analisando as proximidades e distanciamentos em relação aos princípios da Educação Ambiental, havendo, ao longo desta dissertação, uma argumentação favorável à aproximação do processo avaliativo educacional aos princípios postos pela Educação Ambiental crítica, transformadora. Aclarar o sentido que vem assumindo a avaliação educacional, no processo escolar, constitui caminho fértil para análise e possível reencaminhamento do próprio projeto pedagógico vivenciado pela instituição educativa; partindo da concepção de que o processo de avaliação sustenta-se na concepção que se tem de Educação na sociedade em que está inserido.A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Educação Ambiental: Currículo e Formação de Professores. A partir da implementação de uma análise indiciária das experiências em formação ou atuação profissional da autora, o estudo desenvolveu uma discussão fundamentada em estudiosos das temáticas concernentes à pesquisa. O estudo foi feito ancorado na abordagem sócio-histórica, adotando como fonte de inspiração o método indiciário (GINZBURG, 1989) e a análise microgenética (GÓES, 2000). A análise dos indícios vivenciais, bem como sua problematização, sustentada a partir dos posicionamentos adotados pelos pesquisadores das áreas de estudo envolvidas na temática em questão, possibilitou a identificação de alguns princípios que, efetivamente parecem ter definido as decisões (e ações) político-pedagógicas concretizadas nas práticas pedagógicas vivenciadas. Este estudo detecta a importância de refletir acerca dos procedimentos avaliativos adotados em nossas vivências educacionais e que exercem influência em nossas opções didáticopedagógicas. Aparece como condicionante a proposição de um processo de avaliação educacional que demonstre coerência com os princípios da Educação Ambiental crítica e transformadora; entre eles destaco a dialogicidade, a participação qualificada e responsável, efetivada por meio de mediações pedagógicas que as estimulem e se demonstrem coerentes com a concepção do papel da Educação como transformadora da sociedade, visando a redução das desigualdades e garantia de condições dignas de vida para as gerações presentes e futuras. Além disso, conclui-se que, para que o Educador, no Processo de Avaliação Educacional que implementa, possa se colocar como instrumento mobilizador da mudança paradigmática da organização e das relações sociais, precisará, necessariamente, ter clareza de em que acredita e para o que vai trabalhar, pois, não será, irrefletidamente, que poderá contribuir para a amenização da situação precária em que se encontra a maioria da população, na atualidade. Também, a pesquisa conduziu à compreensão de que a mudança nas relações sociais é possível, pelo fato de não estar condicionada à mudança paradigmática de organização social para implementar a adoção de posturas coerentes com a construção de uma sociedade mais justa, eqüânime responsável, sustentável e solidária. E que, estas modificações de posturas de cada um de nós, em nossas decisões educativas, ligadas à avaliação educacional, ou mesmo nas relações cotidianas de forma geral, exercerão influência favorável à modificação do modelo de sociedade majoritário na atualidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A educação na sociedade de classes: uma leitura crítica do processo de avaliação educacional
    (2007) Bigliardi, Rossane Vinhas; Cruz, Ricardo Gauterio
    Aclarar o sentido que vem assumindo a avaliação educacional, no processo escolar, constitui caminho fértil para análise e possível reencaminhamento do projeto pedagógico vivenciado pela instituição educativa; partindo da concepção de que o processo de avaliação sustenta-se na concepção que se tem de Educação no contexto social em que está inserido. Neste trabalho refletimos sobre os procedimentos avaliativos adotados em nossas vivências educacionais e que exercem influência em nossas opções didático-pedagógicas. Aparece como condicionante a proposição de um processo de avaliação educacional que demonstre coerência com os princípios de uma Educação crítica e transformadora; entre eles destacamos a dialogicidade, a participação qualificada e responsável, favorecida por mediações pedagógicas que se demonstrem coerentes com a concepção do papel da Educação como transformadora da sociedade e redutora das desigualdades, aproximando-nos de uma sociedade mais justa e equânime.