Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Instituto de Educação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/484

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

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    Considerações sobre o conceito de habitação a partir da noção de complexidade: uma contribuição à educação ambiental para a sustentabilidade sócio-ambiental
    (2007) Arrial, Luciana Roso de; Calloni, Humberto
    Este artigo pontua uma refl exão sobre a necessidade de uma reeducação ambiental através do reencantamento do homem por seu habitat de onde, por vezes, ele esquece ser a fonte de sua sobrevivência, priorizando atender suas necessidades e demandas, seu conforto e proteção, sua segurança, comunicação e informação, contando com um desenvolvimento tecnológico que vai de encontro ao desenvolvimento interno da sua humanidade, em detrimento ao meio ambiente. A fi m de sanar esse impasse, o artigo postula o uso de novas tecnologias na construção dos edifícios e casas com materiais in natura e o uso de recursos arquitetônicos que possibilitem a maximização dos elementos naturais, como a iluminação solar e a energia eólica por exemplo, estendendo esse princípio de caráter eco-social ao traçado urbanístico e viário da cidade através da re-humanização do espaço público.
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    Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental
    (2008) Silva, Maria de Fátima Santos da; Calloni, Humberto
    O presente trabalho tem como questão de fundo entender qual o papel da educação ambiental em um contexto de crise, nomeadamente, socioambiental em que estamos inseridos. Trata-se de resgatar a concepção de ambiente e de homem que acreditamos deve permear uma proposta de educação ambiental crítica e complexa. Nesse movimento é vital a contribuição das leituras de Edgar Morin, posto que o mesmo aprofunda a discussão acerca de questões ontológicas, epistêmicas e sociológicas fundamentais para o entendimento do momento presente e suas raízes históricas, ao elevar a complexidade ao status de paradigma. A educação ambiental precisa assumir o compromisso com criatividade, a crítica, a participação, a solidariedade para que cumpra seu papel de constituição de uma sociedade que se paute por valores outros, sonhos outros, possibilidades outras.
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    Transitando por alguns movimentos do pensamento humano: um movimento do pensar na complexidade
    (2005) Souza, Igor Velho de; Calloni, Humberto; Freitas, José Vicente de
    Pretendo, nesta reflexão, transitar por alguns dos Movimentos que instauram e que são instaurados, assim como, constituem e são constituídos pelo Pensamento Humano. Tenho como “ponto de partida” este ocidentalizado início de século XXI, instaurado/instaurando por grandiosos e históricos impasses sócio-ambientais, onde de maneira destrutiva tencionam a teia da vida. A emergência da Educação Ambiental “paralela” a outros Movimentos de Contestação também constituídos/constituintes com o propósito de se (re)pensar a problemática sócio-ambiental, podem contribuir para pensarmos em “novas” possibilidades de relações sócio-ambientais? Esta é a questão que orienta esta reflexão! Os Movimentos de Contestação nos quais pretendo transitar emergem principalmente da segunda metade do século XX. Pretendo também transitar por Movimentos que acredito serem muito influentes na constituição do contexto que é questionado por estes Movimentos de Contestação. Tento aqui fazer um exercício interpretativo/compreensivo característico da Hermenêutica Filosófica do pensador alemão Hans-George Gadamer, que é entendida como uma exploração filosófica da linguagem. Outra importante contribuição para esta reflexão está no Movimento do Pensamento Complexo, principalmente no pensamento do sociólogo francês Edgar Morin. À “luz” destes referenciais, tento perceber a possibilidade de ampliação do Horizonte de onde pode emergir “novas” possibilidades para (re)pensarmos as atuais relações sócio-ambientais.