Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Instituto de Educação

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O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

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    Sistema de numeração decimal no ciclo de alfabetização: as ações docentes
    (2017) Cenci, Danielle; Mackedanz, Luiz Fernando; Becker, Maria Luiza Rheingantz
    O presente trabalho pesquisou como as ações docentes podem favorecer, ou não, o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático em crianças do Ciclo de Alfabetização, diante do ensino do Sistema de Numeração Decimal. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética piagetiana. A coleta de dados baseou-se em uma metodologia qualitativa, consistindo numa adaptação do Método Clínico piagetiano aliado a Análise Documental. Realizaram-se quatro observações de aula e uma entrevista com cada professora participante, bem como a análise do conteúdo das diretrizes curriculares de Matemática de cada uma das escolas visitadas. As participantes da pesquisa foram dezessete professoras que atuam no segundo ano do Ciclo de Alfabetização de onze escolas da rede de ensino do estado do Rio Grande do Sul, todas localizadas no munícipio de Porto Alegre. Estas escolas foram selecionadas em virtude do melhor índice de proficiência em Matemática, com base nos resultados divulgados pelo IDEB. A partir dos dados coletados na pesquisa, foram construídas três categorias gerais de análise, as quais contemplam diferentes perspectivas de ensino. A primeira categoria de análise apresentada corresponde a perspectiva transmissiva, àquela que acredita no ensino do Sistema de Numeração Decimal através da transmissão e repetição de informações, logo, limita-se ao desenvolvimento do conhecimento social. A segunda categoria compreende a perspectiva intuitiva, essa por sua vez, as ações docentes apresentadas são tendenciosas em valorizar em primazia o pensamento intuitivo da criança, por isso insistem na construção de abstrações empíricas, com enfoque no conhecimento social e físico. A terceira categoria revela como as ações docentes são benéficas para o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático em crianças, consistindo em uma perspectiva interacionista. Diante do processo de categorização, infere-se que o impedimento para se avançar no desenvolvimento do raciocínio lógico repousa sobre o fato das poucas oportunidades oferecidas à criança, para que, além de realizar abstrações empíricas realize abstrações pseudoempíricas, que passe a abstrair não apenas as qualidades do objeto, mas das suas próprias ações ou coordenações de ação.