Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Instituto de Educação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/484

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Meninos e meninas N'AS Histórias de Maria! Problematizando o gênero no espaço escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa
    Leitor/a, nesse texto gostaríamos de convidá-lo/a a conhecer as histórias contadas por Maria! Nessas histórias estão entrelaçadas as questões de diversidade de gênero, sexual e religiosa. Vamos conhecer o que Maria tem a nos contar?
  • Imagem de Miniatura
    Item
    (Re) pensando as representações de gênero nos espisódios de Peppa Pig
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015) Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Meninas e jovens nas ciências exatas, engenharias e computação: raça-etnia, gênero e ciência em alguns artefatos
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-10-31) Caseira, Fabiani Figueiredo; Magalhães, Joanalira Corpes
    O objetivo do presente artigo é analisar alguns materiais produzidos a partir de alguns projetos que fizeram parte da chamada “Meninas e jovens na ciências exatas, engenharias e computação 18/2013”, com relação aos marcadores sociais de gênero e raça-etnia. Este trabalho, se fundamenta a partir dos campos teóricos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, nas suas vertentes pós-estruturalistas. Para produção dos dados investigamos os projetos contemplados e mapeamos aqueles que possuíam página na internet, a fim de analisar os artefatos culturais, produzidos e disponibilizados no endereço eletrônico dos mesmos. Encontramos 14 projetos, com uma grande amplitude de materiais. Optamos em analisar as Histórias em Quadrinhos (HQ) e os Almanaques. Ambos materiais não apresentavam mulheres cientistas negras. No Almanaque encontramos pessoas negras, como parte integrante da história, porém escutando os conceitos científicos que outra pessoa estava explicando. Consideramos que tais artefatos podem servir de subsídio para professoras/es utilizarem nas escolas enquanto ferramentas didático-pedagógicas para discussão das questões relacionadas a gênero e ciência na sala de aula.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa; Boer, Raphael Albuquerque de; Ruiz, Gisele Silva; Vargas, Juliana Ribeiro de
    O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pósestruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    (Re)existir, (re)inventar, pesquisar: entrelaçamentos de corpos, gêneros e sexualidades
    (Ed. da FURG, 2022) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Boer, Raphael Albuquerque de
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Histórias de Maria: escola
    (FURG, 2016) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa