Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Instituto de Educação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/484

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Corpo, gênero e sexualidade: composições e desafios para formação docente
    (Editora da FURG, 2009) Ribeiro, Paula Regina Costa; Silva, Méri Rosane Santos da; Goellner, Silvana Vilodre
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Corpo, gênero e sexualidade:discutindo práticas educativas
    (Editora da FURG, 2007) Ribeiro, Paula Regina Costa; Silva, Méri Rosane Santos da; Souza, Nádia Geisa Silveira de; Goellner, Silvana Vilodre; Souza, Jane Felipe de
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Corpo, gênero e sexualidade: problematizando práticas educativas e culturais
    (Editora da FURG, 2006) Soares, Guiomar Freitas; Silva, Méri Rosane Santos da; Ribeiro, Paula Regina Costa
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O corpo na escola: alguns olhares sobre o currículo
    (2005) Quadrado, Raquel Pereira; Ribeiro, Paula Regina Costa
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sexualidade no espaço escolar: um estudo com profissionais da educação
    (2009) Barros, Suzana da Conceição de; Ribeiro, Paula Regina Costa
    Este trabalho tem como objetivo investigar como as questões referentes à sexualidade, têm sido faladas e tratadas pelos profissionais da educação (orientadores, coordenadores, assistentes sociais, supervisores e psicólogos) de algumas escolas do Ensino Fundamental e Médio. Nesse estudo, estabelecemos algumas conexões com os Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas. Utilizamos como estratégia metodológica entrevistas semi-estruturadas, com esses profissionais. Analisando as narrativas percebemos que esses temas estão sendo discutidos a maioria das vezes na disciplina de ciências e/ou apenas quando ocorre algum problema na escola. Entendemos que esses profissionais podem contribuir para que a sexualidade seja discutida, uma vez que eles desempenham nas suas escolas o papel de mediadores do processo ensino-aprendizagem.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Falando com professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre sexualidade: a presença do discurso biológico
    (2003) Ribeiro, Paula Regina Costa; Souza, Diogo Onofre
    Neste artigo questiono o entendimento da sexualidade como universal e biologicamente determinada. Discuto a sexualidade como uma construção histórica e cultural a partir da análise das narrativas das professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre suas experiências de sala de aula relacionadas a tal questão. Nas experiências narradas, tornou-se marcante o discurso biológico como a maneira <> para ser abordada a sexualidade nas práticas escolares. Relacionados a esse discurso estruturado na biologia apareceram outros que atuam na mídia, nos grupos sociais, na família, engendrando a sexualidade como efeito de práticas culturais de inscrição nos corpos. No estudo, estabeleço algumas conexões com os Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Foucault.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O que dizem e o que querem saber sobre sexualidade alunos/as dos anos iniciais do Ensino Fundammental???
    (2005) Soares, Guiomar Freitas; Ribeiro, Paula Regina Costa; Gautério, Daiane Teixeira; Machado, Liziane Perez; Soares, Quelem
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental
    (2004) Ribeiro, Paula Regina Costa; Souza, Nádia Geisa Silveira de; Souza, Diogo Onofre
    Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências em sala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias que atuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolares utilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança inocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O governo dos corpos femininos entre as catadoras de lixo: (re)pensando algumas implicações da educação em saúde
    (2008) Silva, Fabiane Ferreira da; Ribeiro, Paula Regina Costa
    No presente trabalho, buscamos analisar os discursos acerca da saúde sexual e reprodutiva das mulheres que participam da Associação Movimento Solidário Colméia, buscando compreender em que medida essas mulheres vão sendo interpeladas pelos discursos referentes à Educação em Saúde, em especial, as políticas e as campanhas direcionadas aos corpos femininos. Para tanto, analisamos as narrativas dessas mulheres produzidas durante os encontros do curso Mulher e Cidadania. No estudo, problematizamos como esses discursos inscrevem diferentes marcas nos corpos, ensinando costumes, valores, crenças, maneiras de se perceber, de ser e de agir como mulheres e de pensar e atuar com relação aos seus corpos. Nesse sentido, estabelecemos conexões com os Estudos Culturais e de Gênero, nas suas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Michel Foucault.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero
    (2009) Silva, Fabiane Ferreira da; Ribeiro, Paula Regina Costa
    Neste artigo, buscamos analisar a rede de discursos acerca da educação escolarizada das mulheres integrantes da Associação Movimento Solidário Colméia. Para tanto, examinamos suas narrativas, que emergiram durante o desenvolvimento do curso Mulher e Cidadania. No estudo, problematizamos os motivos que impossibilitaram tanto o acesso à educação escolarizada, quanto a continuação dos estudos dessas mulheres, como também os significados que elas atribuem à educação escolar. Nesse sentido, procuramos discutir as implicações de alguns discursos e práticas sociais na constituição das mulheres da Colméia. Ao proceder de tal forma, estabelecemos conexões com os Estudos Culturais e de Gênero, nas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Michel Foucault.