Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Instituto de Educação

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O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

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    Livro de Resumos do VIII Seminário Integrador do Gese, X Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero, I Abeth na Pista
    (Ed. da FURG, 2025) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhaes, Joanalira Corpes; Stein, Fabiana Loréa Paganini; Lopes, Mauricio Nazarete
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    Tornar-se cientista: narrativas de mulheres pesquisadoras no Continente Antártico
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08) Almeida, Maria Rozana Rodrigues de; Ribeiro, Paula Regina Costa; Vilaça, Teresa
    O presente artigo tem, como foco, analisar as dificuldades e os obstáculos encontrados nas narrativas de mulheres cientistas, em um ambiente inóspito, de difícil acesso e majoritariamente masculino, como o Continente Antártico. Por meio de entrevistas semiestruturadas, o estudo busca dar visibilidade às narrativas de três pesquisadoras coordenadoras e de cinco pesquisadoras alunas, com experiências em embarques, estação e/ou acampamentos, nas quais é possível perceber que, nas relações de gênero, a partir de uma materialidade biológica, discursos são construídos, em função de atributos ditos masculinos ou femininos. Tais discursos indicam as atividades que podem ou não ser executadas por mulheres cientistas, emergindo, nos enunciados, aspectos que configuram discriminações, preconceitos velados como cuidados, o “funil” maternidade e o modo “feminino” de fazer ciência.
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    Caminhos em busca de um nome: atravessamentos na vida de sujeitos trans
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28) Hatje, Luis Felipe; Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa
    O artigo tem como objetivo investigar como a escolha por um nome civil por sujeitos trans está relacionada com os processos de subjetivação que engendram discursos e práticas constitutivas dos sujeitos. Para tanto, analisamos narrativas de quatro sujeitos trans que ingressaram na justiça buscando a retificação do nome civil. No processo de análise observou-se os atravessamentos sociais, políticos, culturais que os impulsionaram a lutar pelo direito ao nome, bem como estratégias de validação de um nome para si.
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    Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa; Boer, Raphael Albuquerque de; Ruiz, Gisele Silva; Vargas, Juliana Ribeiro de
    O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pósestruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.
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    Bruxas, perigosas e desordeiras – a mulher e a culpa na inquisição
    (2021) Melo, Ailton Dias de; Ribeiro, Paula Regina Costa
    Neste artigo o objetivo é discutir a relação mulher-culpa a partir de fragmentos de textos relacionados à caça às bruxas durante a Inquisição. Como metodologia buscamos desenvolver um exercício de problematização de inspiração foucaultiana e chegamos a uma teia imbricada de relações de múltiplas técnicas de saber e poder que envolve as mulheres, o feminino, a sexualidade e os atos sexuais. Uma teia marcada por subversões e pecados expressos em forma de culpa e punições. Constatamos que as mulheres foram por muito tempo, vistas como um empecilho na efetivação de grandes projetos como o capitalismo, o adestramento dos corpos para a produção em série e a manutenção do patriarcado religioso, político e científico. Diante dos confrontos e análises feitas com ironia, perguntas e críticas pudemos perceber o quanto os “ecos” do período histórico pesquisado, reverberam entre nós ainda hoje.
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    Mulheres indígenas universitárias: problematizando ações afirmativas
    (2021) Molina, Karina da Silva; Ribeiro, Paula Regina Costa
    Este artigo busca analisar as experiências de algumas indígenas universitárias da FURG, problematizando sua presença e os desafios de estarem na Universidade, a partir das ações afirmativas, as quais foram produzidas em uma governamentalidade neoliberal democrática. Essa conquista implica resistir às comunidades indígenas que, historicamente, não aceitam a igualdade de direitos entre homens e mulheres, e também à realidade universitária, com costumes diferentes que as subjetivam. Assim, no caminho da investigação narrativa, a partir das experiências vivenciadas pelas mulheres indígenas universitárias, nas dificuldades e conflitos que as cercam, desde sua aldeia até a academia, evidenciando que, para além dessa razão política que busca incluir os/as cidadãos/as para governá-los/as, resta-lhes uma terceira luta que vem com elas de sua aldeia, chegando à universidade: a luta por igualdade de direitos entre homens e mulheres, cidadãos/as de direitos, trazidos para um novo espaço, democraticamente.
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    Atravessamentos de gênero, sexualidade na psicologia: discutindo alguns acontecimentos
    (2021) Amaral, Caroline Amaral; Ribeiro, Paula Regina Costa; Barros, Suzana da Conceição de
    Entendemos que as temáticas gênero e sexualidade são pautas da Psicologia enquanto ciência e profissão e, em decorrência disso, são importantes na formação de acadêmicas/os dos cursos de Psicologia Bacharelado. Para tanto, esse texto tem, como objetivo, tecer aproximações entre o campo da psicologia e as discussões sobre gênero e sexualidade a partir de alguns acontecimentos, tais como a eleição para o Conselho Federal de Psicologia em 2019; a discussão sobre “cura gay” em 2017; as resoluções sobre atuação de psicólogas/os em relação às identidades sexuais e de gênero, dentre outros. O referencial teórico está baseado nos Estudos de Gênero e Sexualidade e nas teorizações de Michel Foucault. Com base nos acontecimentos elencados, foi possível perceber que a Psicologia vem sendo convocada a (re)pensar suas práticas e suas abordagens teóricas no que se refere às discussões de gênero e sexualidade, de modo a se posicionar, política e cientificamente, e a ter, como preceito, o respeito e o reconhecimento das pluralidades das existências de gênero e sexualidade.
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    (Re)existir, (re)inventar, pesquisar: entrelaçamentos de corpos, gêneros e sexualidades
    (Ed. da FURG, 2022) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Boer, Raphael Albuquerque de