Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Instituto de Educação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/484

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As relações de gênero no espaço escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Silva, Fabiane Ferreira da
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mulheres cientistas: um varal de histórias e protagonismos
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28) Santana, Emilson Braga; Walczak, Aline Teresinha; Silva, Fabiane Ferreira da
    A presente escrita tem o intuito de relatar as experiências de um discente de Ciências da Natureza – Licenciatura, em uma escola pública do interior do município de Uruguaiana/RS. A atividade foi denominada “varal das mulheres cientistas”, tendo como objetivo discutir e problematizar com os/as estudantes a participação das mulheres na ciência, especialmente nas áreas das ciências exatas e da natureza. Acreditamos que promover atividades como esta é fundamental, tanto para o empoderamento dos sujeitos femininos ao reconhecerem que as mulheres podem e devem fazer ciência, quanto para desconstruir algumas das visões estereotipadas de gênero na sociedade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    "Eu não suporto isso: mulher com mulher e homem com homem": analisando as narrativas de adolescentes sobre homofobia
    (2011) Longaray, Deise Azevedo; Ribeiro, Paula Regina Costa; Silva, Fabiane Ferreira da
    No presente artigo problematizamos a homossexualidade e a homofobia como construções sociais, culturais e históricas implicadas em sistemas de significação e relações de poder/saber. A escola é uma das instituições que (re)produz tais discursos, por exemplo, através do silenciamento no currículo sobre as questões de homofobia, de diversidade sexual e de gênero, contribuindo para a afirmação da heterossexualidade como a única forma de viver os prazeres e desejos. Neste sentido, analisamos as narrativas produzidas por adolescentes sobre homofobia, buscando compreender em que medida esses adolescentes vão sendo interpelados pelos discursos acerca da diversidade sexual e de gênero. Enfatizamos a importância de discutir tais questões no âmbito escolar, uma vez que essa instância contribui na formação dos sujeitos e de suas identidades. Utilizamos, como estratégias metodológicas para a produção das narrativas, o preenchimento de um questionário e a constituição de grupos focais. Ao analisar as narrativas, evidenciamos que os/as adolescentes participantes da pesquisa entendem a homofobia como uma maneira excludente de agir, na sociedade, na família e também na escola, local que, segundo eles/as, é propício para discutir essas questões.