Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Instituto de Educação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/484

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica
    (2024-01-31) Vargas, Cesar Augusto Yaya; Minasi, Luís Fernando
    A presente dissertação de mestrado é resultado do processo desenvolvido com um grupo de professores que constituem o Corpo Docente de uma Escola Municipal Bilíngue no Município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Aborda a educação de estudantes surdos como fenômeno da pesquisa, focando na vivência relatada e a prática docente desenvolvida nesta Escola Bilíngue, em relação à proposta contida no seu PPP. A pesquisa desenvolveu-se dentro da perspectiva teórica do Materialismo Histórico Dialético, objetivando conhecer e analisar nos documentos geradores e propositores da organização e funcionamento da escola, que práticas pedagógicas são desenvolvidas no todo da escola que possam estar dificultando ou mesmo impedindo que o processo de ensino e aprendizagem aconteça dentro do preconizado no seu PPP. Este estudo, ao descrever que situações-limite o processo de ensino dos estudantes surdos apresenta, indica como sugestão possíveis atos-limite necessários para superar as prováveis contradições impedidoras da aprendizagem. Nas considerações finais trazemos, sob a luz das descobertas deste estudo, algumas proposições de organização de atividades pedagógicas formativas, como confecção e uso de material didático que facilite ao estudante surdo a leitura crítica do mundo e a compreensão da realidade concreta em que vive. A dissertação mostra a Educação Ambiental como organizadora de saberes que, se transversalizados no currículo da escola, permite compreender as diferentes determinações sentidas como necessárias a uma Educação Integral de estudantes não somente os surdos da escola em questão. A prática formativa aqui dissertada traz uma crítica à formação de professores, seja de estudantes surdos, de ouvintes, quer seja em escolas inclusivas como na bilíngue, refletindo a crítica nas contradições dialéticas apresentadas não só na sua formação técnica profissional, como também em cada uma das relações estabelecidas com a sua prática. Como respostas mais pontuais do estudo mediado pelo Curso de Extensão, desenvolvido em espaços livres de participação, descrevemos, como últimas considerações algumas sugestões que pensamos terem sido fruto da revelação desta pesquisa. São revelações generalizadas, bastante pontuais, que podem em muito ajudar o processo de formação docente em universidades e instituições de ensino comprometidas com a emancipação de alunos de qualquer natureza.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Anais do XIII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental: Precisamos falar de Cotidianos
    (Ed. da FURG, 2023) Dolci, Luciana Netto; Vargas, Cesar Augusto Yaya; Fávaro, Leandro Costa; Lotero, William Leonardo Gomez