Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Instituto de Educação

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O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

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    Direitos Humanos na Base Nacional Comum Curricular: resistências para o trabalho docente
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16) Xavier Filha, Constantina
    O artigo discute presenças e ausências de direitos humanos no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, procurando saber como tal temática é enfocada no documento e que outros documentos legais e oficiais legitimam possíveis resistências ao trabalho docente com crianças. O documento foi lido em sua integralidade e mapeada a palavra ‘direitos humanos’ em seu texto, em todas as disciplinas e eixos da educação infantil do 5º. ano do ensino fundamental, excetuando apenas a disciplina de Ensino Religioso, que não foi incluída nessa edição. Apesar do entendimento de que os direitos humanos possam perpassar muitos temas e conceitos curriculares, além da presença do termo, pretendeu-se observar como ele foi cunhado e utilizado no documento. O texto tem por propósito pensar sobre essas questões, especificamente sobre as possíveis resistências em legitimar o trabalho docente em instituições educativas com crianças.
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    Subjetivações femininas: entre concordâncias e possibilidades de resistência nos filmes de animação da Barbie
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30) Bacarin, Telma Iara; Xavier Filha, Constantina
    A pesquisa teve como fontes filmes de animação da Barbie produzidos de 2001 até 2012. O objetivo foi identificar as possibilidades de vivências de feminilidades, bem como as de resistências a modelos únicos. As questões que nortearam o estudo foram: quais as feminilidades que são veiculadas/produzidas nos filmes de animação da Barbie? De que forma essas feminilidades são legitimadas enquanto modelos para a vivência das feminilidades? Existe um modelo único nos filmes ou há a possibilidade de variadas formas de vivências de feminilidade e de ser menina/mulher? A pesquisa foi fundamentada teoricamente nos Estudos Culturais, nos Estudos de Gênero e em pressupostos foucaultianos, utilizando os conceitos de gênero, feminilidades, pedagogias culturais, identidade e diferença, identidade de gênero, subjetivação, poder e resistência. As discussões produzidas na investigação destacam a predominância de normatizações de gênero nos filmes e de algumas mudanças que percebemos como resistências de gênero.
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    Tecer e entretecer a vida no ensino-pesquisa-extensão universitária: compromisso teórico-político-acadêmico no âmbito do grupo de estudos e pesquisas em sexualidades, gênero e educação - GEPSEX
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05) Xavier Filha, Constantina
    O presente artigo tem por objetivo apresentar a trajetória de ensino-pesquisa-extensão do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero e Educação – Gepsex, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. O grupo foi criado em 2005 e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq. Diferentemente de outros grupos, este não se atrelava, em sua origem, à pósgraduação. Surgiu vinculado ao ensino e à extensão universitária. Teve seu início provocado por demanda de estudos e pesquisas com acadêmicas/os de Pedagogia e professoras/es de escolas públicas que participavam de projetos de extensão. Ao longo dos anos, foi incorporando pós-graduandas/os e ações no âmbito da pós-graduação. A trajetória descrita demonstra as resistências cotidianas e ressalta o compromisso teóricopolítico-acadêmico com as temáticas de Gênero, Sexualidade e Diferença no campo da Educação.
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    Feminilidades e masculinidades em canais do youtube protagonizado por meninas
    (2021) Saracho, Kamila Rios; Xavier Filha, Constantina
    A pesquisa teve como objetivo geral discutir/problematizar as feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos do YouTube, protagonizados por meninas de até 12 anos, no ano de 2018 e, como objetivos específicos: a) identificar feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos e b) discutir/problematizar os aspectos como conduta e vestimenta, tendo como base teórica os referenciais dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, numa perspectiva pós-crítica no campo educacional; além de respaldar-se na metodologia de pesquisa pós-crítica e da abordagem da netnografia. Após a coleta das informações e respectivas discussões, observou-se que os vídeos do YouTube, enquanto artefato cultural, desempenham papel pedagógico ao expressarem ensinamentos sobre formas hegemônicas de masculinidade/feminilidade para as crianças, em que os homens são vistos como mais agressivos, pragmáticos, racionais e as mulheres são vistas como meigas, vaidosas, dedicadas, sensíveis, e que essas educações realizadas atendem a uma normatividade e padrões social e culturalmente idealizados para as condutas de meninas/os.
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    As masculinidades e as feminilidades nas propagandas exibidas em canais televisivos direcionadas ao público infantil
    (2021) Sotolani, Matheus D’Amico; Xavier Filha, Constantina
    A presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas, direcionadas ao público infantil, exibidas no primeiro semestre do ano de 2018?”. A pesquisa baseou-se nas metodologias pós-críticas e seus pressupostos teóricos apoiaram-se nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais. Os conceitos utilizados na pesquisa foram: Gênero, masculinidade, feminilidade, mídia, propaganda, publicidade e consumo. Nas discussões, produzimos os seguintes agrupamentos: “Ser menina”, “Maternidade”, “Ideal de beleza”, “Ser menino” e “Produção de violência”. Como síntese de pesquisa, percebeu-se como as Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas.
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    As feminilidades nos livros para a infância do acervo das obras complementares do programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa
    (2021) Stefanelli, Francisca Alves da Silva; Xavier Filha, Constantina
    A pesquisa teve por objetivo identificar a constituição de feminilidades nos livros para a infância que integraram os acervos das obras complementares do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os pressupostos teóricos foram os Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Estudos Feministas e pressupostos foucaultianos. A pesquisa documental, que norteou as análises dos livros selecionados, teve como problemática: Quais são os modelos de feminilidades produzidas e/ou veiculadas nos livros para as infâncias? Quais identidades femininas são legitimadas nesses livros? Analisamos um total de 180 livros do acervo das obras complementares distribuídos nas séries iniciais do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Para a pesquisa, foi realizada a seleção de 26 livros, observando seus textos e ilustrações. Concluímos que os livros infantis mostram uma feminilidade construída seja a hegemônica seja a diferentemente das que se convencionou socialmente desejada.
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    Tecer e entretecer a vida no ensino-pesquisa-extensão universitária: compromisso teórico-político-acadêmico no âmbito do grupo de estudos e pesquisas em sexualidades, gênero e educação –GEPSEX
    (2022) Xavier Filha, Constantina
    O presente artigo tem por objetivo apresentar a trajetória de ensino-pesquisa-extensão do Grupo de Estudose Pesquisas em Sexualidade, Gênero e Educação –Gepsex, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS. O grupo foi criado em 2005 e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq. Diferentemente de outros grupos, este não se atrelava, em sua origem, à pós-graduação. Surgiu vinculado ao ensino e à extensão universitária. Teve seu início provocado por demanda de estudos e pesquisas com acadêmicas/os de Pedagogia e professoras/es de escolas públicas que participavam de projetos de extensão. Ao longo dos anos, foi incorporando pós-graduandas/os e ações no âmbito da pós-graduação. A trajetória descrita demonstra as resistências cotidianas e ressalta o compromisso teórico-político-acadêmico com as temáticas de Gênero, Sexualidade e Diferença no campo da Educação.