IE - Instituto de Educação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/484
O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.
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104 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemOs fios que tecem a Rede Lilás no enfrentamento à violência contra as mulheres em um município do extremo sul do Rio Grande do Sul(2024) Pires, Marisa Barreto; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana LapaA presente tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e está vinculada à linha de pesquisa Educação Científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos. O objetivo geral da pesquisa é investigar a constituição da Rede Lilás em um município do extremo sul do Rio Grande do Sul, a partir de fios narrativos produzidos com participantes que atuaram/atuam nessa rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. A tese está fundamentada teórico e metodologicamente nos Estudos de Gênero e no pós- estruturalismo. Para produção dos dados utilizamos as ferramentas da pesquisa documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Nas análises, operamos com os conceitos de gênero, patriarcado, violência e políticas públicas, os quais auxiliaram na construção dos fios narrativos. As análises foram organizadas em três eixos. O primeiro eixo teve como objetivo apresentar alguns deslocamentos, que ocorreram na legislação brasileira e em outros documentos nacionais e internacionais, a fim de problematizar a constituição da Lei no 11.340/2006 - Lei Maria da Penha; no segundo, foi investigado o processo de constituição da Rede Lilás de um município do extremo sul do Rio Grande do Sul a partir de fios narrativos produzidos com profissionais que integraram/integram essa rede e por fim, no terceiro eixo foram discutidas as expectativas, os desdobramentos e os desafios percebidos pelas/pelos integrantes na constituição dessa Rede Lilás. Os fios narrativos permearam essa escrita, tendo em vista que ao serem interpenetrados no tear com o auxílio da navete, produziram o tecido - a tese. A constituição desse tecido ocorreu a partir dos deslocamentos que aconteceram na legislação pátria, fruto da mobilização dos movimentos de mulheres e da sociedade, que nos trouxeram até a Lei Maria da Penha. Na continuidade, os movimentos analíticos realizados possibilitaram que percebêssemos como aconteceu a constituição da Rede por meio dos fios narrativos oriundos das entrevistas. A partir das expectativas das servidoras públicas/dos servidores públicos que atuaram/atuam na Rede foi possível, também, perceber as fragilidades e os desafios que elas/eles enfrentaram/enfrentam em relação ao combate da violência contra a mulher no município em que a pesquisa aconteceu. Percebemos como desafios a dificuldade das mulheres vítimas retomarem seus estudos, não só pela falta de escolas para que as crianças possam estar em locais seguros, enquanto elas estudam, mas também por outras questões relacionadas à empregabilidade. A ausência de escolarização das mulheres vítimas e a impossibilidade de conseguirem exercer uma profissão, deixa-as dentro do ciclo da violência. Um outro desafio que surgiu, a partir dos fios narrativos, foi a importância e a necessidade de uma atuação e um trabalho, das instituições que compõem a Rede, mais integrado, a fim de evitar que as mulheres passem por situações de revitimização. Além disso, é preciso haver um cuidado, para que as servidoras/os servidores não pratiquem a violência de gênero no momento do atendimento as mulheres. Os fios narrativos evidenciaram a necessidade das instituições públicas oportunizarem cursos de formação às/aos profissionais que atuam diretamente e indiretamente com as vítimas de violência doméstica, a fim de tornar os serviços prestados mais eficientes e eficazes. Destaca-se, ainda, que a política pública de enfrentamento à violência contra as mulheres, deva ser uma política de estado, a fim deque a troca de gestoras públicas/gestores públicos não desconsidere um trabalho já iniciado, dessa forma os direitos dessas mulheres serão garantidos conforme a legislação vigente no Brasil.
- ItemInterseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-09) Oliveira, Danilo Araújo de; Ferrari, AndersonO conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os desafios e as potencialidades de uma aula de história pensando o corpo negro? Essa é a questão que organizou a preparação de uma aula de história de um professor negro e gay interessado em colocar sob suspeita a hegemonia branca e heterossexual na constituição histórica do brasileiro.
- ItemDiscursos entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de português e espanhol(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02-16) Assumpção, Ana Paula Vieira de Andrade; Freitas, Silvia Garcia deA importância de discutir, em sala de aula, temáticas relacionadas a gênero, à sexualidade, à identidade dá-se pelo simples fato de que vivemos em uma sociedade em que a diversidade existe, mas que é frequentemente desrespeitada, violando, dessa maneira, os direitos humanos e despromovendo a cidadania. Isso significa que é dever dos aparelhos de Estado – Instituição família, Instituição escola e Estado – promover ações que possibilitem a consolidação de uma sociedade democrática, a desestabilização do sexismo, da homofobia ou de qualquer outro tipo de preconceito. O objetivo deste artigo é descrever a metodologia de ensino aplicada para debater sobre esses temas transversais, direcionando @s alun@s dos 3ºs anos a pensarem sobre a construção de posições definidas como padrões historicamente ditos “normais".
- ItemSe sofrer LGBTfobia na universidade, denuncie! O Queer punitivista no contexto de precarização do trabalho(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017-11) Torres, Igor Leonardo de Santana; Fernandes, Felipe Bruno MartinsDenunciamos nesse artigo a consolidação de um queer punitivista, resultado da assimilação, conformismo e institucionalização da teoria queer na universidade brasileira nos últimos dez anos, nos moldes neoliberais. Para tal, partimos de um caso concreto em que um estudante bicha denunciou um trabalhador terceirizado, resultando em amplo apoio de grupos e coletivos queer à bicha e em um clamor por punição do trabalhador. A partir da articulação entre o feminismo negro, o queer radical e o feminismo materialista, refletimos sobre o lugar do queer na compreensão do mundo do trabalho em tempos de neoliberalismo e fascismo. Tomando a punição como ferramenta neoliberal de gestão da diversidade, ressaltamos a necessidade de radicalizar o queer, retomando seu projeto anticapitalista, antiracista e anticlassista, posicionando a luta contra o heterossexismo como instrumento de transformação social ampla.
- ItemIntrodução do debate sobre gênero e diversidade no IFCE campus Crato: os primeiros passos(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-06) Pereira, Lorena Kelly Alves; Fernandes, Francisete PereiraEste artigo tem por objetivo relatar os primeiros passos do surgimento do debate sobre gênero e diversidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará –IFCE campus Crato a partir da construção coletiva de um evento que, posteriormente, passou a fazer parte da política de atuação da escola em relação a esses temas. Trata-se do evento chamado Encontro sobre Diversidade, que tem como público-alvo estudantes, professores(as) e técnicos(as) da instituição, bem como a comunidade em geral. Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que discorre sobre o surgimento do evento sobre diversidade como uma política de atuação do campus, sua concepção e seus impactos no cotidiano escolar. Conclui-se que a realização anual desse evento suscita e fortalece a discussão sobre gênero e diversidade no ambiente escolar, promovendo um espaço educativo para a prática da cidadania e da democracia, proporcionando o desenvolvimento de competências individuais e coletivas.
- ItemFormar maestros y maestras en género y ciencia: un largo camino por recorrer(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017) Mateos, AntonioLa igualdad entre sexos es una conquista por hacer. La propia UNESCO lo ha declarado una prioridad (ONU, 2106). La legislación española en esta materia ha ido experimentando avances en los últimos años. Sin embargo, las distintas leyes educativas generadas por los gobiernos no han profundizado en las reformas (Bejarano y Mateos, 2015). No es de extrañar que estos contenidos tampoco se vean reflejados suficientemente en el plan de estudios destinado a formar maestros y maestras. En este artículo presentaremos, de modo general, cómo trabajamos la relación ciencia-género en las asignaturas (unidades curriculares, UC) que impartimos en la Facultad de Educación de Toledo de la Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM, España).
- ItemGênero e raça na educação escolar: diálogos com docentes para a diversidade(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-05) França, Fabiane Freire; Felipe, Delton AparecidoO objetivo deste artigo consiste em analisar os discursos de gênero e raça de docentes da Educação Básica, na etapa do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, do Estado do Paraná-Brasil. Os dados apresentados foram coletados durante a realização de grupos de conversas realizados com docentes entre os anos de 2008 e 2014. Caracterizamos esta análise como uma pesquisa ação participante que compreende de forma horizontal a relação entre o sujeito que ouve e o sujeito que fala, mediante a utilização dos diálogos como estratégia metodológica. Como referencial teórico optamos pelos Estudos Culturais que possibilitaram a problematização e a desconstrução de discursos normativos e biologizantes. Os resultados da pesquisa apontaram a ocorrência de um movimento contínuo e conflituoso de opiniões acerca de gênero e raça por parte dos/as professores/as durante as discussões em grupo. Concluise que tais resultados propiciam entender a ancoragem dos discursos destes/as docentes em suas histórias de vida, seus valores e crenças pessoais.
- ItemUm olhar para a subversão dos ditames de gênero na literatura infantil(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12) Ramos, Edimauro Matheus Carriel; Gonçalves, Aracely MehlEsta pesquisa parte da revisão bibliográfica pertinente ao gênero no viés da educação e busca discutir as relações de gênero no espaço da Educação Infantil. No tocante ao gênero, voltamos os olhares para três livros da literatura infantil que desestabilizam estereótipos através de personagens e situações desgenderizadas.
- ItemProcessos de didatização: noções de família e desigualdades de gênero para estudantes do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12) Zacarias, Alexandre; Oliveira, Elizabete Maria deEste artigo analisa a concepção de alunas e alunos a respeito da temática “gênero e família”, segundo um processo de didatização, em quatro etapas, realizado numa Escola de Referência em Ensino Médio, Recife-PE, envolvendo 15 participantes de uma turma do segundo ano. A pesquisa, de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e revisão teórica dos conceitos de gênero, família e didatização, durou um ano (2016- 2017). Família e escola têm fundamental importância na formação de seus integrantes, sendo responsáveis também pela reprodução das desigualdades sociais, principalmente as de gênero, num campo de confrontação de valores. Conforme o processo de didatização, constatou-se que as concepções de gênero e família não estão circunscritas apenas aos valores atribuídos à família nuclear, isto é, pai-mãe-filhos. Registrou-se uma diversidade de representações das experiências de família e relações de gênero que auxiliou os participantes da pesquisa a relativizar suas próprias experiências sociais.
- ItemProvocações sobre questões de gênero com adolescentes(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01) Pires, Marisa BarretoO presente trabalho é um relato do resultado de algumas atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. João de Oliveira Martins, em Rio Grande/RS, com turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. Optou-se por desenvolver com os/as estudantes debates e discussões relacionadas às questões de gênero, pelo viés do olhar sobre os corpos femininos e masculinos, através da discussão desencadeada pelas músicas: Vai Embrazando, Despacito e Vidinha de Balada.
