Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Instituto de Educação

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O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

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    Educação sexual, orientação sexual, educação para a sexualidade...
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Rizza, Juliana Lapa
    Diferentes são as terminologias utilizadas para um trabalho que se proponha a problematizar as questões de sexualidade e educação. Além disso, esse é um assunto polêmico, pois a escolha por um dos termos está carregada de significados produzidos em meio a conflitos teóricos.
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    Educação sexual no 1º ano do ensino fundamental: uma prática possível
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017) Oliveira, Thais Villa
    Em nossa sociedade, a escola é a instituição responsável pela transmissão sistematizada dos conhecimentos desenvolvidos pela humanidade ao longo da História e, portanto, é considerada como o espaço mais adequado para se apresentar às crianças a educação sexual de forma intencional, tendo em vista seu caráter emancipatório que possibilitará a formulação de opiniões, desenvolvimento da criticidade, conhecimento, autoconhecimento, combate ao preconceito, à discriminação e à violência sexual. De acordo com Reis e Ribeiro (2005), a primeira característica da orientação sexual é ser combativa: combater o preconceito, a discriminação, a desigualdade e os estereótipos. Deve ser reflexiva, possibilitando que o aluno questione sobre estas desigualdades, estabeleça juízo de valores, não seja passivo e não aceite tudo o que é imposto como modismo. Precisa ser crítica, a fim de ajudar o aluno a construir sua própria escala de valores, a partir de uma consciência crítica que o capacite a ver, questionar, julgar e agir. Outra característica, que não pode ser isolada, é que a orientação sexual precisa ser informativa e, ainda, possibilitar que o aluno encontre um espaço para debater e entender seus medos, ansiedades e angústias.
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    Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01) Marin, Yonier Alexander Orozco
    O trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar estereótipos em sala de aula.
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    Infância, educação infantil e educação sexual: uma análise a partir dos estudos culturais em educação
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01) Sá-Silva, Jackson Ronie; Silva, Raimundo José Pereira da
    Este artigo apresenta uma análise teórica documental que tensiona e problematiza as ideias de infância, educação infantil, educação sexual e pedofilização social compiladas em materiais bibliográficos cuja centralidade discursiva se apoia nos Estudos Culturais em Educação em sua vertente pós-estruturalista. Entende-se o conceito de infância como uma construção cultural, fluida e multifacetada em que saberes e poderes são acionados para marcarem os sujeitos infantis. Educação infantil e educação sexual são invenções articuladas para pedagogizar, posicionar e controlar as crianças a partir de lógicas binárias, higiênicas e totalizantes. A educação sexual infantil desconstrucionista pensa sobre esses mecanismos e alerta para o combate das violências sexuais e de gênero.
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    Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11) Altmann, Helena; Mariano, Hugo Romano
    O artigo apresenta e analisa a experiência de formação em nível superior na área de gênero, sexualidade e educação, conduzida na disciplina de graduação intitulada “Corpo, Gênero e Sexualidade”, ministrada na Faculdade de Educação Física da Unicamp. A análise parte de uma atividade pedagógica específica da disciplina, que consiste na participação de crianças e adolescentes ministrando aulas sobre gênero e sexualidade, apresentando projetos por eles desenvolvidos dentro da sua própria escola. A escola adota a metodologia Freinet, garantindo centralidade aos estudantes no processo formativo. As intervenções foram realizadas em 2017 e 2018, quando estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 ministraram às universitárias e universitários duas aulas. A partir de suas apresentações, foi observado que as crianças e adolescentes trabalharam a temática a partir daquilo que as constitui enquanto sujeitos nas relações estabelecidas no contexto escolar e nos processos de normatização, subordinação e sujeição na sociedade como um todo.
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    Adentrando espaços escolares: análise de dissertações em programa de mestrado em educação sexual
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11) Cruz, Pâmela Cian da; Desidério, Ricardo
    A sexualidade, proposta inicialmente como tema transversal pelo PCN (BRASIL, 1997), ainda é rodeada por tabus e preconceitos, dos quais precisam ser desmistificados. Entretanto, existem avanços significativos que contribuem de forma positiva, visando uma Educação Sexual emancipatória e responsável, que possibilite ao aluno ser um sujeito ativo frente a sua própria sexualidade. Pensando nisso, buscou-se analisar a partir de uma pesquisa do Estado da Arte as produções acadêmicos-científicas em 15 (quinze) Dissertações de Mestrado na área da Educação Sexual apontando principalmente para os avanços em pesquisas, dentre as mais diferentes perspectivas dos trabalhos que vem sendo realizados no campo da Educação Sexual. Contudo, nota-se que cada trabalho, direciona-se para os progressos ocorridos em sala de aula, bem como a repercussão construída a partir de trabalhos na área da sexualidade, o que sem dúvidas, poderão servir de base para o aprimoramento de novos estudos e pesquisas no campo da Educação Sexual.
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    Genealogias da educação sexual e do cinema pornô: aproximações entre os discursos “anti-ideológicos” atuais e os “anti-pornográficos” de outrora
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30) Mikos, Camila Macedo Ferreira; Sierra, Jamil Cabral
    Com aporte teórico-metodológico nos estudos foucaultianos, neste artigo, analisamos os enquadramentos que ora possibilitaram que a educação sexual aparecesse e/ou desaparecesse do currículo escolar brasileiro, ora permitiram que a temática do sexo fosse mostrada de modos mais ou menos explícitos no cinema. Tomamos, para tanto, as movimentações em prol de uma abordagem médico-científica do sexo, ao modo como desenvolvidas no campo da educação e do cinema, especialmente na primeira metade do século XX. A partir de uma espécie de genealogia dos discursos “anti-ideológicos” e "anti-pornográficos" nesses campos (educação sexual e cinema), queremos apontar como, no Brasil da atualidade, tais discursos impulsionam tentativas de retirada da educação sexual do currículo escolar.
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    Corpo, gênero e sexualidade:discutindo práticas educativas
    (Editora da FURG, 2007) Ribeiro, Paula Regina Costa; Silva, Méri Rosane Santos da; Souza, Nádia Geisa Silveira de; Goellner, Silvana Vilodre; Souza, Jane Felipe de
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    Corpo, gênero e sexualidade: problematizando práticas educativas e culturais
    (Editora da FURG, 2006) Soares, Guiomar Freitas; Silva, Méri Rosane Santos da; Ribeiro, Paula Regina Costa
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    Interlocuções sobre gêneros e sexualidades na educação
    (EDGRAF, 2018) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes