IE - Instituto de Educação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/484
O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.
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Resultados da Pesquisa
- ItemGaleras e paqueras(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Amaral, Caroline AmaralDiscutir sobre sexualidade dentro do ambiente escolar para muitos/as professores/as é um grande desafio. Lidar com uma turma de crianças e adolescentes pode trazer alguns assuntos para dentro da sala de aula, podendo causar algum " desconforto" para você, docente. Sexualidade, namoro, sexo, homossexualidade, "primeira vez"... dentre outras temáticas que podem estar presentes em rodas de conversa e, a partir disso, você se vê perante a situação de decidir se dá seguimento ao assunto, ou o interrompe o mais depressa possível.
- ItemBiebers, Anittas e Marinas... estaria também a sexualidade no apogeu da fama?(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Silva, Benícia Oliveira daJustin Bieber, Anitta e Marina Ruy Barbosa são figurinhas corriqueiras na mídia e principalmente nas capas das revistas teens. O primeiro é um cantor pop, mundialmente conhecido por ter hipnotizado milhares de fãs nos embalos de "Baby, baby, baby. Oooh". A segunda, também cantora, estourou com o funk “Show das Poderosas”. E Marina é atriz, conhecida por seus longos cabelos ruivos e seu comportamento discreto e recatado, inclusive - ou ainda mais - quando o assunto é o seu namoro com o também ator Klebber Toledo.
- ItemPedagogias de gênero presentes nos jogos do site da boneca Barbie(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01) Silveira, Natália PrestesVemos que a internet tem feito, cada vez mais, parte do cotidiano de crianças e jovens, atuando na sua educação. Diante disso, o site da Barbie constitui um dos muitos sites de entretenimento disponíveis para esse público. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as pedagogias de gênero e sexualidade presentes nos jogos do site da boneca Barbie, além de perceber como são apresentadas as feminilidades nesses ambientes. Para a análise dos jogos, foram utilizadas ferramentas dos Estudos Culturais, considerando o site um artefato cultural que educa os sujeitos. Dessa forma, percebemos que os jogos são endereçados somente às meninas, demarcando os lugares sociais que elas devem ocupar, além de reforçarem as práticas de embelezamento e cuidado como o modo de ser menina e mulher.
- ItemO que é dito sobre os sujeitos que escapam à norma na escola(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01) Simões, Aline Giorgis Santos; Voss, Dulce Mari SilvaEsse estudo origina-se de uma pesquisa bibliográfica de textos publicados no Portal da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED) pelo Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação (GT23) acerca da produção discursiva de identidades sexuais que escapam ao padrão heteronormativo no ambiente escolar. Adota-se a análise de discurso com base nas teorias foucaultianas, abordando as inter-relações da sexualidade com as políticas de identidade e a educação no sentido de descrever e analisar os modos como são produzidas identidades sexuais desviantes. Os textos indicam que a presença de professoras trans e os movimentos sociais constituem-se em forças de resistência que desestabilizam os discursos heteronormativos presentes nos currículos e nas relações no interior das instituições escolares, o que demonstra a impossibilidade de negar a pluralidade sexual na contemporaneidade.
- ItemPercorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20) Silva, Apolônia FerreiraO artigo é parte de um texto de qualificação que resultará em uma tese de doutorado realizada pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Apresenta como objetivo problematizar a discussão que circunscreve os movimentos de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia no que diz respeito ao gênero e às sexualidades e como essas se encaminham em meio aos trabalhos acadêmicos produzidos entre os anos de 2006 e 2018. Foi possível perceber como a política envolvendo o gênero e as sexualidades vêm apresentando novas cores e contornos nos últimos anos. Até meados de 2010, a discussão já se consolidava como importante e as instituições buscavam a implementação de disciplinas, uma vez que a procura por docentes que discutiam a temática ainda era escassa. Porém, o que presenciamos hoje está marcado pela necessidade da volta a lógica do convencimento.
- ItemGrupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa; Boer, Raphael Albuquerque de; Ruiz, Gisele Silva; Vargas, Juliana Ribeiro deO Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pósestruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.
- ItemParticipar de um grupo de pesquisa: uma autoetnografia coletiva das experiências vivenciadas no AFRODITE(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05) Paranhos, William Roslindo; Meira, Édina Roberta; Conceição Junior, Mário José; Beraldi, Mariana Lectícia; Wilhelm, Laís Antunes; Garcia, Olga Regina ZigelliA vivência em um laboratório de pesquisa em gêneros e sexualidades possibilita experiências transformadoras, na medida em que a sociabilidade é composta de uma pluralidade bastante marcada por diferenças, estejam elas no âmbito da epistemologia ou das categorias de análise das diversidades. O presente estudo tem por objetivo analisar a experiência das pessoas autoras enquanto integrantes de um laboratório interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão em gêneros e sexualidades. Para tanto, as seis pessoas autoras – entre estudantes e pesquisadoras – propuseram uma autoetnografia coletiva analítica. O processo de construção – por meio de debates, inquietações, incômodos, reflexões – retratou a experiência em grupo, culminando em novos desconfortos que, mais uma vez, possibilitaram a transformação. Assim, consideramos que o elo que marca a união e que sustenta o papel social do laboratório enquanto espaço de educação é a possibilidade de experienciar e seu caráter transformador.
- ItemTecer e entretecer a vida no ensino-pesquisa-extensão universitária: compromisso teórico-político-acadêmico no âmbito do grupo de estudos e pesquisas em sexualidades, gênero e educação - GEPSEX(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05) Xavier Filha, ConstantinaO presente artigo tem por objetivo apresentar a trajetória de ensino-pesquisa-extensão do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero e Educação – Gepsex, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. O grupo foi criado em 2005 e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq. Diferentemente de outros grupos, este não se atrelava, em sua origem, à pósgraduação. Surgiu vinculado ao ensino e à extensão universitária. Teve seu início provocado por demanda de estudos e pesquisas com acadêmicas/os de Pedagogia e professoras/es de escolas públicas que participavam de projetos de extensão. Ao longo dos anos, foi incorporando pós-graduandas/os e ações no âmbito da pós-graduação. A trajetória descrita demonstra as resistências cotidianas e ressalta o compromisso teóricopolítico-acadêmico com as temáticas de Gênero, Sexualidade e Diferença no campo da Educação.
- ItemInstituição escolar e as (des)viadas: poder que dela não se escapa, não existe e se resiste, deportam(2023-02-01) Reis, Rafael dos Santos; Maio, Eliane Rose; Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dosDiante da realidade na qual vivemos, marcada por negacionismos e discursos de ódio, propomos neste estudo refletir direcionadas/o com o questionamento: a construção de estereótipos ocasiona a exclusão nos espaços escolares de pessoas entendidas neste estudo como (des)viadas, por meio da deportação feita a seus corpos, direitos e vidas? Para tanto, consideramos utilizar a abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, e a técnica Snowball para selecionar as pessoas participantes, compondo 3 colaboradores. Para análise e referencial teórico, utilizamos Foucault e pessoas que se alinham com seus estudos. Todo o percurso reflexivo que o texto propõe leva o questionamento nas posturas ao que tange a escola, a formação docente, currículo e as políticas públicas. Um investimento que se alinhe na busca de possibilitar o espaço escolar como um local que legitima as diferenças e não naturaliza a exclusão.
- ItemSexualidades e gêneros e educação em biologia menor e cartografias de suas pequenas redes em livros didáticos – PNLD/2018(2021) Santos, Sandro Prado; Silva, Fabrício Aparecido Gomes da; Martins, Matheus MouraO presente texto insurge de uma investigação de Iniciação Científica com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021. O objetivo aqui é apresentar o mapeamento, a partir de uma perspectiva cartográfica, das narrativas de gêneros e sexualidades encontradas e acionadas em três coleções de Livros Didáticos (LD) de Biologia aprovados no PNLD/2018 e utilizados por professores/as da rede pública estadual do município de Ituiutaba/MG; sobretudo os enredamentos de aberturas e de fissuras produzidas nos territórios da Educação em Biologia Maior. Os LD de biologia circunscritos na investigação são constituídos por pequenas redes que cartografam espaços que fazem multiplicar lugares e outros gêneros e sexualidades no vasto território da Educação em Biologia, oferecendo resistência à captura do sexo, da reprodução, dos gêneros e das sexualidades em determinismos biológicos e possibilitando desterritorializações, ramificações políticas, a criação de coletividades e experimentações com uma educação em biologia menor.
