IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2337
Navegar
- ItemAções do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010 para a redução de Assimetrias Regionais: avaliação dos instrumentos criados pela CAPES(2014) Coury, Maria de Amorim; Tauchen, GionaraA pós-graduação, no Brasil, é considerada uma das realizações mais bem sucedidas no conjunto do sistema educacional do país. Seu desenvolvimento ocorreu como produto de um planejamento deliberado, conduzido e apoiado pelo Estado. Neste cenário, a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável pela avaliação e por significativa parcela do fomento, bolsa e custeio da pós- graduação nacional, que tem a tarefa de formar profissionais aptos a atuarem nos diferentes setores da sociedade, contribuindo para o processo de modernização do país. Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG’s), elaborados a partir de 1975, contribuíram para a organização do Sistema Nacional de Pós-graduação e com a indução das políticas prioritárias neste âmbito. Por isso, o presente estudo, objetiva avaliar os instrumentos criados pela CAPES, voltados para a redução das assimetrias regionais detectadas em todos os Planos, a partir das orientações do PNPG-2005-2010; analisar se as estimativas previstas no PNPG-2005-2010, para a redução dessas assimetrias regionais foram concretizadas e se os resultados demonstram o êxito dos programas de indução criados pela CAPES, no tocante aos aspectos dos investimentos, atendimento de demandas e a ampliação do número de bolsas no período. A pesquisa, de cunho exploratório-descritivo, foi desenvolvida por meio de pesquisa documental. Os resultados da pesquisa indicam que os impactos dos programas desenvolvidos pela CAPES não foram suficientes para alterar substancialmente os indicadores que revelam um problema básico de escassez de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
- ItemAdolescências "caprichadas": modos de produção da sexualidade feminina adolescente na seção sexo(2011) Silva, Benícia Oliveira da; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta dissertação tem como objetivo investigar como os discursos presente na seção Sexo da revista CAPRICHO interpelam a adolescência feminina, em especial suas sexualidades. Este estudo está fundamentado no campo teórico dos Estudos Culturais em suas vertentes pós-estruturalistas. Além de algumas proposições de Michel Foucault também compuseram o referencial teórico desta pesquisa os/as autores/as Rosa Maria Bueno Fischer, Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall, Raquel Pereira Quadrado, Paula Regina Costa Ribeiro, Guacira Lopes Louro, Alfredo Veiga-Neto. Por esse viés, entendemos as sexualidades e as adolescências não somente constituídas por determinismos biológicas e cientificistas, mas também como construções sócio-históricas e culturais engendradas em relações de poder-saber e por tudo que se diz ou se representa a respeito destas características. Em nossa contemporaneidade, a expansão de múltiplas formas de produção e divulgação de discursos acerca das questões de sexualidade e adolescência ocorrem devido ao fato de que as instituições tidas como tradicionais – escola, família, igreja – estão dividindo ou disputando espaço com outras instâncias que vêm a contribuir nos processos de subjetivação dos sujeitos. Nesse sentido, dentre essas instâncias que vêm atuando nesses processos de constituição, esta dissertação tem como corpus de análise a mídia impressa, em especial, a seção Sexo da revista CAPRICHO, analisada no período de agosto de 2008 a agosto de 2009. A análise da rede de discursos presentes nesta pedagogia cultural possibilitou perceber o quanto essa seção vem atuando como um espaço em que as meninas adolescentes confessam sobre as formas de viver suas sexualidades e o quanto os saberes e os conhecimentos acerca desta temática estão atribuídos às ciências e às vozes às quais foram conferidas a autoridade e a capacidade de falar a respeito de tal assunto. Os/as profissionais convocados/as a falar sobre sexualidade na seção Sexo ocupam as áreas da Psicologia, da Ginecologia, da Sexologia e da Terapia sexual. Suas contribuições nas seções Sexo são no sentido de ―"consultoria" e orientação, pois a partir dos posicionamentos, comportamentos, prazeres, medos e desejos das leitoras, os especialistas do sexo apontam, analisam, avaliam e normalizam a sexualidade das adolescentes. Dessa forma, em busca de ―"oficializar" seus discursos, a seção Sexo os produz e os divulga respaldados à ciência, promovendo veracidade e confiabilidade ao seu conteúdo. Assim, ao constituir-se como uma pedagogia cultural que produz e divulga significados acerca da sexualidade adolescente feminina a partir de discursos científicos, a revista CAPRICHO através da seção Sexo institui ―"verdades" sobre os modos que as adolescentes devem viver suas sexualidades.
- ItemOs afetos nas relações entre Pedagogia e Matemática : um olhar de pedagogas em formação para si(2018) Maffei, Letícia de Queiroz; Silva, João Alberto daEsta tese foi construída sob um viés fenomenológico segundo o qual buscamos compreender como se mostram os afetos em relação à Matemática nas escritas de pedagogas em formação. O estudo foi realizado com acadêmicas de um curso de Pedagogia de uma universidade do sul do estado do Rio Grande do Sul, durante o período em que cursavam a disciplina Metodologia do Ensino de Matemática, momento no qual tiveram contato diretamente com a Matemática no âmbito de suas formações em Pedagogia. Como instrumento formativo e de registro dos dados foram utilizadas cadernetas de metacognição nas quais as acadêmicas realizaram escritas refletindo sobre seus processos cognitivos e sobre as experiências vivenciadas no âmbito da Matemática. Para a análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva de modo que emergiram, a partir de nossas leituras, quatro categorias que dizem desses afetos tecidos em relação à Matemática: percepção e metodologias; utilização e finalidades; cognição e saberes; e, emoção e sentimentos. Ao percorrer o caminho de construção do estudo acabamos nos deparando com os tijolos amarelos que nos levaram ao encontro com o mundo de Oz. No paralelo tecido entre o que se mostrava nos escritos das acadêmcias e as características de cada personagem - Dorothy, Homem de Lata, Espantalho, Leão, Oz - e nas situações vivenciadas na história de Frank Baum é que tais categorias se elucidaram: um pouco como os ocorridos na terra de Oz, um jogo entre o que percebemos da Matemática e o que nos levam a perceber/crer. Fomos levados a perceber que os afetos em relação à Matemática estão, na realidade, vinculados às experiências vividas, principalmente no âmbito escolar e, muitas vezes, as marcas foram deixadas por professores e por situações específicas vivenciadas e não pela disciplina em si.
- ItemA alavanca, o prisma e a lâmpada: a história da Ciência e a experimentação nos anos iniciais(2013) Silva, Grasiele Ruiz; Silva, João Alberto daO presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização da experimentação e a História da Ciência no ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, nos focamos em investigar o olhar de professores atuantes em escolas no município de Rio Grande/RS, participantes do Programa Observatório Nacional da Educação, sobre a utilização de tais enfoques. A pesquisa de cunho qualitativo, e realizada na modalidade em consórcio, teve a investigação-ação como base para seu desenvolvimento. Para isso, nos focamos em três fontes de dados - entrevistas, análise documental e Planejamento Cooperativo – as quais, a partir da Análise de Conteúdo, nos deram origem a três categorias, sendo elas: O aprender pela Experimentação e a História da Ciência; A Experimentação e a História da Ciência como Ferramentas; e As Relações entre o Cotidiano, a Experimentação e a História da Ciência. Investigando a maneira com que o aprender é compreendido, o quando o material é importante e a forma com que o cotidiano se insere na utilização da experimentação e da História da Ciência no ensino, podemos perceber que, para o professor, o ponto principal é a possibilidade que as abordagens dão em relação a um envolvimento efetivo do aluno com a aula.
- ItemAlternativa para otimização do programa primeira infância melhor: uma análise documental(2015) Costa, Ana Lucia Pires Afonso da; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes dePelotas, um município do sul do Estado do Rio Grande do Sul tem, segundo o Censo Demográfico de 2010, uma população de 328.275 habitantes. Dentre as políticas de saúde, destaca-se o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que tem como prioridade o controle da mortalidade infantil. Este programa propõe-se à atenção integral do desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos, orientando as famílias que tenham, no seu contexto, gestantes e/ou crianças de zero à seis anos a partir de sua cultura e experiências. A orientação à gestante, que prossegue durante o crescimento da criança em forma de acompanhamento contínuo e regular através da intervenção de visitadores, baseia-se nos pressupostos de Vygotsky, Piaget, Bowlby, Winnicot e Brunner, acrescidos dos achados na Neurociência. Atualmente, são mais de 138 visitadores cadastrados que podem atender, no máximo, 17 famílias cada, sendo que estes contam com apoio de monitores e do Grupo Técnico Municipal (GTM) composto por um representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que coordena o Programa, da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS). Somado a isso, os visitadores utilizam-se de material de apoio, preenchendo diversos instrumentos que devem servir não só como registros, mas, também, como material de suma importância para o acompanhamento individual das famílias e planejamento das intervenções. Desse modo, a eficácia do Programa depende da adequação, precisão e qualidade do preenchimento deste material, uma vez que essas informações fundamentam a tomada de decisão dos visitadores e monitores diante da mediação junto às famílias. Além disso, tais registros são colocados em sistema informatizado estadual, tornando-as relevantes para revisar e direcionar a política da infância no âmbito regional e estadual. Nesse contexto, a proposta de pesquisa buscou investigar a eficácia da aplicação dos instrumentos utilizados pelo Programa PIM na intervenção dos visitadores junto às famílias acompanhadas. Os objetivos específicos da pesquisa foram traçar o perfil da população atendida pelo PIM de Pelotas; analisar se o perfil da população atendida corresponde ao perfil pretendido pelo programa; levantar o número de fichas com registros observacionais; analisar o preenchimento das fichas tendo como referência a aproximação entre os registros observacionais e os aspectos de desenvolvimento apontados na avaliação por faixa etária e identificar possíveis dificuldades dos visitadores no preenchimento os documentos. Para atender aos objetivos propostos o corpus do estudo foi os registros contidos nos formulários preenchidos pelos visitadores do PIM, caracterizando, assim, a pesquisa documental. Foi realizada análise quantitativa e qualitativa, envolvendo, respectivamente, descrição dos dados quantitativos e análise de conteúdo. Os resultados confirmam a tese de que os documentos são insuficientemente claros, determinando observações breves, pouco aprofundadas e limitadas, o que, como sustentado da tese inicial, implicou na reestruturação de formulários ou documentos que possam ser facilitadores dos processos de mediação, intervenção e monitoramento realizado, em especial, pelo visitador. Apesar de não constituir objetivo da pesquisa, a análise documental apontou para a necessidade do reforço da educação permanente do visitador e dos monitores, no sentido de torná-los observadores sistemáticos e críticos, atuando de forma reflexiva na própria ação, o que é imprescindível para aprimorar a execução do PIM.
- ItemAmbientes físico-virtuais de aprendizagem(2014) Santos, Rafael Augusto Penna dos; Botelho, Silvia Silva da CostaO avanço tecnológico dos últimos anos ocasionou mudanças na maneira como as pessoas se relacionam. Dispositivos computacionais, sensores e atuadores se fazem presentes na vida das pessoas atualmente, de maneira que os mundos físico e virtual se misturam. Propostas de sistemas físico-cibernéticos (Cyber-Physical Systems ou CPS) surgem com o intuito de integrar os sistemas computacionais com objetos do mundo físico. Neste novo contexto, as discussões dos impactos tecnológicos nos ambientes escolares são importante, estabelecendo novas áreas de pesquisa, como ensino eletrônico, educação à distância, aprendizagem móvel e aprendizagem ubíqua. Dentro dessas áreas, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), que são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação, são bastante utilizados e estudados. Esses ambientes podem ser identificados por uma série de características que envolvem interação entre alunos e professores, oportunidades de socialização e concepção de informação, propostas pedagógicas, representação do espaço virtual, entre outras. No entanto, os AVAs costumam apresentar possibilidades restritas de lidar com as informações do mundo físico. Esta tese tem como foco a integração de elementos reais/físicos em AVAs, através de interfaces humano-computador avançadas. Para tanto, propõe-se a definição de Ambientes Físico- Virtuais de Aprendizagem, discutindo suas características e um modelo conceitual de referência. Por fim, a plataforma Toogle, proposta para implementação de sistemas físicocibernéticos, é aprimorada e utilizada no desenvolvimento desses novos espaços.
- ItemAmbientes tecnológicos lúdicos de autoria (ATLA): espaços de criação e experimentação para o aprendizado(2012) Pinto, Ivete Martins; Botelho, Silvia Silva da CostaEsta tese apresenta uma pesquisa que conduziu ao desenvolvimento do conceito de Ambiente Tecnológico Lúdico de Autoria (ATLA), à luz de teóricos como Piaget e Vygotsky, entre outros, a partir da articulação de considerações a respeito da aprendizagem, do lúdico, da experimentação e da autoria na construção da proposta de um espaço de aprendizagem. Os ATLA constituem-se em espaços de ensino e aprendizagem que abrangem as vantagens do lúdico, potencializadas pela tecnologia e pela possibilidade de autoria, permitindo a experimentação e a construção do conhecimento de forma desafiadora, criativa e prazerosa. Na proposta dos Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria, atentou-se para a necessidade de fornecer conexões individuais e coletivas, propiciando o desenvolvimento de projetos vinculados com a realidade dos alunos e integrando diferentes áreas do conhecimento, mídias digitais e sistemas tecnológicos. A partir do conceito proposto, foram definidos a arquitetura e os requisitos de projeto que configuram os ATLA. O conceito de ATLA foi apropriado em um protótipo denominado SABERLÂNDIA, estruturado na forma de uma plataforma para o desenvolvimento de jogos. O ATLA SABERLÂNDIA apresenta estrutura e funcionalidades idealizadas com o objetivo de permitir a autoria de jogos 3D interativos e educativos pelo próprio professor, de acordo com o contexto desejado, permitindo a utilização de recursos tecnológicos, e o jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem. Propicia-se assim, por meio do ATLA SABERLÂNDIA, a criação de espaços contextualizados com os objetivos propostos pelo professor, em que o jogador poderá manipular objetos tecnológicos virtuais e/ou reais e realizar experimentações, concretizando ideias e conceitos. Para possibilitar uma visão mais ampla das possibilidades dos ATLA, verificando-se sua abrangência, foram realizados testes e validações do conceito proposto e do protótipo implementado. Assim, utilizou-se o modelo ATLA e o protótipo SABERLÂNDIA para o desenvolvimento dos seguintes estudos de caso: i. O desenvolvimento do jogo “A Era do Ânima”, e ii. O desenvolvimento da atividade lúdica “R2D2”. Os estudos de casos permitiram a validação analítica da proposta, a qual mostrou-se adequada como conceito e ferramenta para a autoria de ambientes lúdicos de aprendizagem, mediada por tecnologias. Verificou-se que a utilização de SABERLÂNDIA apresenta-se como uma alternativa acessível para a criação de jogos, permitindo ao professor relacionar o jogo com as diversas disciplinas e/ou temáticas a serem abordadas e propor desafios específicos, minimizando custos, tempo e dependência em relação aos conhecimentos específicos em computação que seriam necessários sem o uso dessa ferramenta.
- ItemO aprender com e sobre a linguagem escrita no PIBID matemática : sentidos construídos pelos professores de Matemática em formação acadêmico-profissional(2018) Antiqueira, Liliane Silva de; Machado, Celiane CostaEsta tese apresenta uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo foi compreender os sentidos construídos pelos professores de Matemática em formação acadêmico-profissional, em relação ao aprender com e sobre a linguagem escrita praticada no espaço formativo do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática da FURG. A fundamentação teórica referiu-se à formação acadêmico-profissional de professores de Matemática pensada como um processo inacabado que se dá em um continuum e a linguagem escrita como um artefato cultural para a construção do conhecimento e, assim, de aprendizagem docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico-cultural, que teve início no 2º semestre de 2014 e foi desenvolvida no subprojeto Matemática do PIBID - FURG. Os sujeitos participantes foram 11 professores em formação acadêmico-profissional, integrantes do edital n.º 61/2013/CAPES/PIBID. As informações discursivas que originaram o corpus de análise foram produzidas a partir do desenvolvimento de duas etapas: a proposta Movimentando-se com a Escrita, realizada de outubro de 2014 a dezembro de 2015 e uma conversa que aconteceu de modo individual, no decorrer do primeiro semestre de 2016. Com base no método da Análise Textual Discursiva, emergiram quatro argumentos centralizadores: o primeiro contempla a ideia de que a linguagem escrita proporciona um espaço de encontro no PIBID Matemática pela mediação de processos interativos e coletivos potencializados. O segundo abrange que a linguagem escrita para além da formação universitária implica no constituir-se professor de Matemática. O terceiro aborda que a prática da linguagem escrita, exercida na formação acadêmico-profissional, influencia no modo de escrever de professores de Matemática. O último refere-se ao escrever como provocação ao pensar, propiciado pelo expressar-se, pela releitura e pelas interlocuções estabelecidas. Esses argumentos, em seu conjunto, respondem o objetivo geral da pesquisa e possibilitam defender a tese de que a prática da linguagem escrita no espaço formativo do PIBID/Matemática/FURG é um artefato de aprendizagem que potencializa processos interativos e coletivos, implica no constituir-se docente e influencia no modo de escrever e de pensar de professores de Matemática em formação acadêmico-profissional.
- ItemO aprender em ambientes de aprendizagem configurando uma cultura escolar(2014) Gautério, Vanda Leci Bueno; Rodrigues, Sheyla CostaNesta tese problematizamos o aprender, a partir do olhar dos estudantes do 7º e 8º anos, em uma escola da rede pública de ensino do município do Rio Grande/RS/Brasil. A escola, em 2011, optou por realizar um trabalho coletivo e cooperativo e modificou sua dinâmica de funcionamento transformando as salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem, nos quais os estudantes têm acesso a uma maior diversidade de recursos e a interação com os colegas é permanente, possibilitando o desenvolvimento de estratégias diferenciadas motivando o aluno a estabelecer relações entre o conhecimento escolar, a sua vida e o mundo. Nesta escola, são os estudantes que se deslocam de um ambiente para outro, a cada duas horas, os professores permanecem com a sala organizada, conforme as necessidades e materiais pedagógicos e tecnológicos por área de conhecimento. Para conhecer como os estudantes aprendem neste novo ambiente realizamos diversos questionamentos como: o que significa aprender em Ambientes de Aprendizagem, como eram as aulas nas salas de aulas convencionais e como são as aulas nos Ambientes de Aprendizagem. Adotamos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como metodologia de análise, buscando a recursividade nos discursos individuais o que permitiu a construção dos discursos coletivos que denominamos Aprender “ontem” nas salas de aula, Aprender “hoje” nos Ambientes de Aprendizagem e Aprender com o material pedagógico. Os discursos evidenciam mudanças no aprender, em decorrência da transformação das salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem. Mostram ainda que os estudantes percebem as aulas mais dinâmicas e que agora tem liberdade para levantar e dialogar com os colegas e/ou para usar o material didático disponível no ambiente. Destacam um maior interesse de ambas as partes evidenciando que a ação docente está mais acolhedora e que acreditam em uma grande mudança na educação. A análise dos discursos nos possibilitou compreender que trabalhos realizados em ambientes coletivos e desafiadores modificam o aprender pela liberdade de ação, de expressão e pelo respeito ao outro como legítimo outro na convivência.
- ItemApropriações teóricas de aprendizagem nas práticas de professores nos anos iniciais do ensino fundamental(2019) Mackedanz, Rejane Sperling Sell; Mackedanz, Luiz FernandoAo ingressar em uma Licenciatura, o professor é apresentado a distintas teorias pedagógicas que farão parte de sua prática cotidiana como docente. Logo, estes conhecimentos teóricos se entrelaçam aos saberes experienciais oriundos da própria prática escolar. Isso é particularmente interessante com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, onde estas teorias pedagógicas carecem de uma discussão mais próxima das realidades escolares das quais estão inseridas. Surge a necessidade de amarrar uma rede de conhecimentos sustentados por uma formação teórica, inserido as experiências docentes como elo para uma aprendizagem bem fundamentada. Neste nível de ensino, é bastante comum as professoras se depararem com propostas pedagógicas diferenciadas, às quais não tiveram formação específica. Neste trabalho, investigamos a apropriação que estas docentes têm destas propostas, relacionando com seus conhecimentos acadêmicos prévios, sob a ótica dos saberes docentes e de sua autonomia. A partir de questionários aplicados às professoras, utilizamos a análise temática para destacar aspectos que mostram como elas adaptam sua formação teórica inicial à prática, pois elas interpretam o projeto pedagógico de acordo com suas percepções oriundas da formação inicial. Ressaltamos o entrelaçamento do que a escola propõe como proposta pedagógica com os conhecimentos do professor que atendem a esta proposta. Detectamos uma busca das docentes pela adaptação de seus conhecimentos experienciais ao projeto pedagógico, de forma a reforçar sua presença.
- ItemArte educação e saúde mental : A relevância da arte como abordagem terapêutica na construção dos sujeitos(2016) Corrêa, Daniel Rodrigues Duarte Teixeira; Lima, Cleiva Aguiar deA presente dissertação teve como propósito compreender as potencialidades da Arte na construção do sujeito (VIGOTSKY, 1984) usuário de drogas psicoativas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras Drogas - CAPS ad Rio Grande. A pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e objetivou compreender quais são os benefícios da Arte, instigando de forma, a saber, como se dá a abordagem terapêutica na promoção da vida e da saúde da pessoa usuária de drogas em tratamento? A Arte, neste contexto, é entendida a partir de uma abordagem educativa - ainda que em um ambiente não escolar - e aproxima dois campos do conhecimento: a Educação em Saúde e a Arte. A abordagem metodológica qualitativa envolveu um estudo de caso (VENTURA, 2007), com uma usuária em tratamento no CAPS ad, participante e autora do projeto de arte analisado. Tal estudo contou também com narrativas (LARROSA, 2004) e com uma série de desenhos da usuária em questão. As informações produzidas foram analisadas por meio da leitura e interpretação de textos não verbais (BERGER, 2004, FERRARA, 2002, JUNG, 2005). Ainda foi realizada uma breve reflexão sobre a obra da pintora mexicana Frida Kahlo e estabelecidas algumas relações com os desenhos que compuseram o corpo de análise da pesquisa, além de revisão bibliográfica no campo da Educação, Arteterapia, Saúde Mental e legislação em Saúde Mental. Foram objetivos específicos da investigação: perceber o papel do Arte/Educador num ambiente de Educação em Saúde; estimular a reflexão artística para grupos considerados marginais; perceber a realidade das políticas públicas de Saúde Mental; além de investigar a capacidade terapêutica da linguagem do desenho. A partir da reflexão proposta, através do aporte teórico da construção do sujeito e da análise das narrativas escritas e simbólicas, foi possível concluir que, a Arte cumpre o papel criativo e terapêutico de transformar sentimentos através de diferentes linguagens artísticas.
- ItemA assistência e a atenção farmacêutica como instrumentos de formação de farmacêuticos educadores(2011) Senhorin, Gisele Zanetti; Barros, Daniela MartiA profissão farmacêutica tem passado por grandes modificações ao longo de sua história. O profissional que cuidava dos medicamentos e da saúde de quem necessitava de suas fórmulas, obteve, junto à sociedade, um lugar de destaque, contudo, após a revolução industrial e a produção de medicamentos em larga escala, ele foi perdendo esse reconhecimento e sendo direcionado a outras áreas da profissão como as análises clínicas, passando a ter uma formação mais tecnicista. Entretanto, a necessidade de estender novamente a atuação do profissional farmacêutico para as ações de educação em saúde, visando à promoção do uso seguro e racional dos medicamentos, propiciou um processo de ressignificação desta profissão na área assistencial. A formação generalista para o farmacêutico, preconizada pelas novas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, alicerçam essas mudanças para a profissão. A inserção de disciplinas que tratam da Atenção Farmacêutica e da Assistência Farmacêutica tem por objetivo preparar os acadêmicos para a fase de transição do profissional que cuida do medicamento para o profissional que cuida de pessoas, contemplando um eixo formador humanístico-crítico-reflexivo. O objetivo desta pesquisa foi investigar o panorama desta(s) disciplina(s) nas faculdades de farmácia no Rio Grande do Sul, bem como demonstrar a sua importância na qualificação de profissionais que promovam a educação em saúde da sociedade para o uso racional de medicamentos. Também foi objetivado analisar, na percepção dos alunos dos cursos de farmácia de duas universidades particulares do Rio Grande do Sul, como a disciplina de Atenção Farmacêutica e estágio específico que aborde essa atividade têm influenciado o preparo acadêmico para promover a educação em saúde aos usuários de medicamentos. Dessa forma, foram produzidos dois artigos abordando estes temas.
- ItemAtividades laboratoriais : desenvolvimento do autoconceito e das crenças de autoeficácia e a minimização dos estereótipos de gênero na escolha profissional das meninas na área das ciências(2019) Maiato, Alexandra Moraes; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de; Leite, LaurindaA pesquisa problematiza a baixa participação feminina nas ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) desencadeada pelos estereótipos de gênero. Sendo a escola lócus de interação social e veículo cultural que com suas práticas pode impactar essa problemática, o estudo investigou o entendimento das formandas dos cursos de formação docente Pedagogia - Licenciatura, no Brasil e do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, acerca da AL como estratégia de ensino para promover o desenvolvimento do autoconceito e das crenças de autoeficácia nos/as estudantes, o que direciona a tomada de decisão profissional das meninas na área das ciências, tecnologias, engenharias e matemática, diante dos estereótipos de gênero. Apesar da movimentação global em prol da igualdade de gênero, os países tem variações culturais que são refletidas nos resultados educacionais: Brasil e Portugal, obtiveram, respectivamente, a posição 63º e 17º, em ciências no último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Além disso, 51% dos engenheiros e cientistas em Portugal são mulheres, configurando a quarta maior taxa entre os Estados-membros e ficando dez pontos acima da média da União Europeia (UE 41%). Nesse contexto, esta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação Científica: Processos de Ensino e Aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório de Pesquisa". Tratou-se de pesquisa qualitativa envolvendo 8 estudantes formandas dos cursos de Pedagogia - licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande, no Brasil, e 8 do curso de Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado PREPRI) da Universidade do Minho, em Portugal. A recolha de dados envolveu inquérito por entrevista semiestruturada e os registros foram sujeitos a análise de conteúdo. Os dados revelam que atividades laboratoriais são abordadas na formação docente em ambos os países em disciplinas na área da didática em ciências, sendo explanados seus objetivos cognitivos e pouco explorado o potencial para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, em especial no Brasil. Mostram que as acadêmicas de ambos os países, em maioria, não percebem diferenças no comportamento e no desempenho de meninos e meninas nas ALs, principalmente as colaboradoras portuguesas. Segundo a minoria das colaboradoras brasileiras, as crianças agem nas ALs conforme os estereótipos de gênero socialmente disseminados. Apesar da ausência de conhecimento científico, as percepções das formandas portuguesas e brasileiras apontam o impacto das ALs na construção do autoconceito e das crenças de autoeficácia dos estudantes direcionando suas futuras tomadas de decisão quando diante da escolha profissional. Também reconhecem as ALs como possíveis fontes de memórias autobiográficas positivas das meninas, o que pode motivá-las a escolher profissões na área. As colaboradoras brasileiras, especificamente, identificam a possibilidade de propiciar às meninas ultrapassar estereótipos de gênero. Os achados corroboram a tese de que a cultura influencia as percepções docentes, o que pode afetar sua prática através de AL e assim impactar o autoconceito e as crenças de autoeficácia dos estudantes, atingindo suas futuras escolhas profissionais. Como consequência, a mediação docente nas ALs pode contribuir para o reforço ou desconstrução de estereótipos de gênero e influenciar a tomada de decisão das meninas diante da escolha profissional na área CTEM. Quando comparados aos licenciandas brasileiras, considerando que a evolução de costumes é peculiar a cada nação, os licenciandas portuguesas apresentam percepções mais favoráveis ao potencial das atividades laboratoriais para a construção do autoconceito e das crenças de autoeficácia dos/as estudantes.
- ItemAtualizações da prática pedagógica de professores de matemática em uma ecologia digital expressas no conversar(2015) Moraes, Maritza Costa; Laurino, Débora Pereira; Machado, Celiane CostaNesta pesquisa buscamos compreender como, no conversar, os professores de Matemática imersos em uma Ecologia Digital, percebem atualizações em sua prática pedagógica. Para isso, os sujeitos que fizeram parte deste estudo foram professores de Matemática e gestores das cidades de Bagé, Rio Grande e Porto Alegre, do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, de escolas que possuíam Dispositivos Eletrônicos Digitais Individualizados (DEDI). Como o nosso entendimento de pesquisa passa pelo conceito de observador implicado, de Maturana e Varela, investigar primeiramente a experiência vivida por essa autora foi imprescindível para a compreensão do fenômeno. Por isso, são relatadas duas atividades desenvolvidas com uma turma do 8º ano de uma escola pública usando os netbooks. Numa delas foi realizado o estudo sobre Polinômios com suporte de uma rede social; e na outra foram discutidos alguns conceitos de Geometria associados ao software SweetHome3D. Tal vivência suscitou, além da reflexão da própria práxis, o reconfigurar do espaço de convivência com o estudantes entrelaçado com as tecnologias. Ainda neste estudo, são apresentadas as políticas públicas para a implantação do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) nas escolas e as ações que o governo do Uruguai executou na implantação do plano CEIBAL (Conectividade Educativa de Informática para Aprendizagem on-line) por compreendermos que estes dois projetos influenciaram as iniciativas da inclusão digital no Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Para formularmos as explicações do fenômeno pesquisado utilizamos como estratégia metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo por compreendermos que este acontece na forma de um eu coletivizado, o qual expressa um sujeito coletivo na primeira pessoa do singular. Assim, a partir dos três discursos coletivos dos professores de Matemática e dos três discursos coletivos dos gestores, elaboramos dois metadiscursos para os professores de Matemáticascursos intitulados: “O Conversar sobre a prática pedagógica” e “Apropriação das tecnologias digitais na prática pedagógica” e o metadiscurso dos gestores denominado “Percepção dos gestores quanto ao uso dos DEDI” para serem analisados. Desta análise compreendemos que algumas rotinas foram mudadas, mas para alcançarmos uma atualização do fazer pedagógico e a efetivação deste fazer, é necessária uma formação pautada no vivenciar e no experienciar do professor, enquanto sujeito que, no seu fazer, produz conhecimento. Percebemos pelos metadiscursos que o professor valorizou o compartilhar com seus pares e que o uso recorrente dos dispositivos eletrônicos digitais individualizados, associado a propostas pedagógicas, que tenha como fundamento o pesquisar, poderão levar a constituição de redes de conversação estabelecidas pelo emocionar no ensinar e aprender. O metadiscurso dos gestores, nos fez compreender que é no trabalho parceiro e cooperativo que podemos encontrar ações que tornem a escola um espaço que contemple os anseios de estudantes e professores e que repense o tempo, considerando-o como um tempo do aprender. Neste sentido, comprovamos que é no experienciar das tecnologias digitais, no contexto pedagógico, na reflexão e no compartilhamento das experiências, que o professor de Matemática poderá atualizar recorrentemente sua práxis pedagógica.
- ItemAvaliação das estratégias da gestão da Pós-Graduação a partir do Programa de Excelência Acadêmica (Proex)(2013) Corrêa, Niuza Vieira; Tauchen, GionaraO presente estudo tem como escopo a avaliação das estratégias de gestão dos programas de pós-graduação da Área das Ciências Biológicas II, que obtiveram notas 6 e 7 em duas avaliações trienais consecutivas que aderiram ao Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), criado pela Capes em 2004, com a finalidade de apoiar e manter o nível de desempenho dos programas de pós-graduação. O principal objetivo desta pesquisa é identificar as dimensões e atividades que norteiam o diferencial nível de excelência acadêmica, definido pela Capes para atribuição de notas 6 e 7 aos programas de pós-graduação stricto sensu, estimulando iniciativas voltadas aos rumos e significados da internacionalização. A metodologia utilizada foi de natureza exploratória, qualitativa e descritiva, por meio da analise de relatórios financeiros dos programas de pós-graduação stricto sensu da Área das Ciências Biológicas II inseridos no PROEX, relatórios esses, fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, ainda, por meio de informações fornidas (disponibilizadas) pelos programas de pós-graduação, no aplicativo Coleta de Dados, ano base 2011, disponíveis no sítio da CAPES, no caderno de indicador “Proposta do Programa”. A delimitação do estudo na Área das Ciências Biológicas II justifica-se por concentrar o maior número de programas atendidos pelo PROEX. A fundamentação teórica do estudo, além de articular-se com a análise dos dados, contemplou três eixos temáticos mutuamente integrados: o Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG), o Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes e, finalmente, a inserção internacional/internacionalização da pós-graduação brasileira. Assim, concluímos que são predominantes as ações de internacionalização Sul-Norte e a internacionalização passiva junto aos programas analisados. Concluímos, ainda, que o PROEX vem atingindo seus objetivos, pois manteve o nível de qualidade de 95% dos programas de pós-graduação participantes.
- ItemAvaliação do programa de treinamento em epidemiologia aplicada aos serviços do sistema único de saúde - EpiSUS(2017) Farias, Izabeth Cristina Campos da Silva; Tauchen, GionaraEste estudo trata-se de uma avaliação do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde-EPISUS instituído pelo Ministério da Saúde no Brasil desde 2000 com o objetivo principal de formar profissionais de saúde em epidemiologia aplicada, em nível de qualificação alto, para o enfrentamento imediato de surtos/emergências epidemiológicas e eventos inusitados em todo o território brasileiro e com atuação prioritária no Sistema Único de Saúde-SUS. O objetivo geral foi avaliar o EpiSUS nas dimensões de estrutura, processo e resultados de aprendizagem, a partir da visão dos egressos do programa. Foram objetivos específicos: a) Descrever o EpiSUS em seus aspectos estruturais; b) Compreender e descrever as bases teórico-metodológicas que fundamentam o processo de formação dos recursos humanos no Programa EpiSUS; c) Analisar e descrever a percepção dos egressos do programa EPISUS quanto a aspectos de qualidade da formação realizada, nas dimensões de estrutura, processo e resultados de aprendizagem. Além do estudo bibliográfico e documental, aplicou-se um questionário semi-estruturado com os egressos das 12 turmas formadas pelo programa, no período de 2000 a 2016, utilizando-se como método de análise a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados responderam às seguintes questões de pesquisa: O que pode ser melhorado no EpiSUS?, Como o processo ensino-aprendizagem e o trabalho no EpiSUS é avaliado pelos egressos? e O EpiSUS propiciou aos egressos o desenvolvimento de perspectivas ampliadas de análise da realidade para a solução de problemas? O estudo indica detalhadamente os níveis de qualidade atribuídos pelos egressos, os aspectos que mais se destacaram como facilitadores ou dificultadores do aprendizado, os principais ganhos obtidos e as sugestões de melhoria apontadas a partir das necessidades sentidas na experiência. 89% dos egressos avaliaram a experiência de aprendizado no EpiSUS Muito Boa (52%) ou Excelente (37%). A maioria das opiniões dos egressos relacionadas às dimensões de processo e resultados situa o EpiSUS em nível de qualidade muito bom. Em relação à estrutura encontrou-se menor uniformidade nas respostas. Conclui-se, ainda, que o programa propiciou, em certa medida, uma perspectiva ampliada de análise dos problemas, contudo, não se identifica uma intencionalidade, no sentido de valorizar os aspectos amplos vinculados ao fenômeno da situação de saúde, indicando haver uma necessidade de fortalecimento de abordagens que contemplem questões sociais, econômicas, culturais e humanas envolvidas na determinação do processo saúde-doença.
- ItemAvaliação em Matemática na pré-escola : um estudo de caso de uma escola no extremo sul gaúcho(2018) Roveda, Crislaine de Anunciação; Silva, João Alberto daO desenvolvimento das habilidades matemáticas é fundamental na escolarização das crianças desde a Educação Infantil. Neste estudo nos ocupamos dessa temática a fim de investigar o espaço que esse campo de conhecimento assume nesse nível de ensino no que tange à avaliação. A questão de pesquisa da dissertação refere-se a como a avaliação em Matemática na pré-escola acontece em uma escola pública de Educação Infantil do município de Rio Grande/RS. Nesta investigação, os objetivos foram: Mapear os referenciais curriculares e os conteúdos matemáticos avaliados na Educação Infantil, identificar os procedimentos dos professores para avaliar a área da matemática e compreender os critérios utilizados para essa avaliação na Educação Infantil. Quanto à perspectiva metodológica, esta pesquisa foi de cunho qualitativo e a metodologia empregada foi o Estudo de Caso. Os participantes da pesquisa foram oito professoras de turmas da pré-escola, com idade de quatro a cinco anos, da instituição de maior porte de Educação Infantil do município de Rio Grande. Inicialmente, analisou-se os Pareceres Descritivos dos alunos, que são os instrumentos de comunicação da avaliação das crianças a fim de compreender como a Matemática surge nesse cenário. Nesse momento, o estudo sustentou-se nas técnicas de análise documental. O bloco do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil sobre Números e Sistema de Numeração foi o mais significativo, possuindo um maior número de unidades, o que nos remete a ideia de que a Matemática ainda está fortemente associada com os algarismos. Evidenciamos também, significativamente a ideia de comparação e classificação dos objetos. Após, foram feitas entrevistas com as professoras a fim de investigar conteúdos, instrumentos e concepções empregadas na avaliação em matemática. Essa entrevista foi analisada pela técnica de Análise de Conteúdo do qual emergiram três categorias: Compreensões sobre o processo avaliativo e a aprendizagem, Práticas de planejamento e concepções do currículo no ato avaliativo e Conteúdos matemáticos emergentes no processo avaliativo. A primeira categoria apontou como as professoras compreendem o processo avaliativo e a aprendizagem, bem como a elaboração dos Pareceres Descritivos. A segunda categoria compreende as ideias sobre o que é o currículo e como as professoras apropriam-se dele, também aborda as considerações na hora de elaborar o planejamento, incluindo a utilização de recursos, baseados em objetivos ou em diagnósticos a priori. A terceira categoria surgiu da necessidade de compreensão de alguns termos que foram abordados nos pareceres descritivos sobre as habilidades matemáticas trabalhadas pelas professoras. Nesse processo foi possível compreender que os Pareceres Descritivos abordaram fortemente a ideia de associação do número e numeral e a comparação e classificação dos objetos; já as entrevistas evidenciaram que os aspectos que as professoras avaliam estão ligados ao cognitivo, afetivo e o social e como realizam-se da observação e registro no momento de elaborar o Parecer Descritivo.
- ItemBiossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente(2010) Rodrigues, Alexandra Rocha; Monserrat, José MaríaA Biossegurança pode ser definida como um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento, tecnologia e prestação de serviços, visando à saúde do homem, à preservação do meio ambiente e à qualidade dos resultados. A biossegurança nos laboratórios didáticos das universidades muitas vezes ocupa um lugar secundário, mas que merece um destaque e um olhar mais investigativo com o propósito de minimizar possíveis riscos à saúde e ao meio ambiente. Esta dissertação tem como objetivo analisar quantitativamente e qualitativamente o estado e as práticas de biossegurança existentes nos laboratórios de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Um questionário foi aplicado aos técnicos em educação, alunos de graduação, alunos de pósgraduação e professores. O questionário foi dividido em grupos de análise e envolveu temas como: conceitos em biossegurança, riscos químicos, físicos e biológicos, riscos ergonômicos, boas práticas de laboratório, equipamentos de proteção individual e coletiva e o manuseio, controle e descarte de resíduos químicos e biológicos. Os resultados em relação aos riscos físicos, químicos e biológicos encontrados durante esta pesquisa reafirmam a necessidade de se minimizar inconformidades encontradas nos laboratórios e de se reavaliar as práticas de biossegurança. Destaca-se o caráter interventivo desta pesquisa que pode trazer benefícios associados à elaboração de um manual educativo, com normas de biossegurança para as atividades de ensino e pesquisa nos laboratórios da FURG. Outras possibilidades incluem a criação de um programa de educação continuada em biossegurança e a indução de uma responsabilidade (ética) ambiental.
- ItemA campanha de prevenção do câncer da pele realizada na cidade do Rio Grande - RS cumpre seu papel educativo?(2015) Clavico, Leandro Sampaio; Silva, Gilma Santos TrindadeEm diversos países o combate ao aumento da incidência do câncer da pele é realizado, com resultados positivos, através de campanhas didáticas de informação e prevenção veiculadas por órgãos sociais e de saúde. A Austrália tem demonstrado vários exemplos de como fazer isso: campanhas didáticas divulgadas nas escolas e nos diversos canais de informação, medidas eficazes de prevenção levando a isenção de impostos aos protetores solares, entre outros. No Brasil ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas sem dúvida alguma, as campanhas preventivas ao câncer da pele representam um bom começo. Assim, este trabalho visou investigar o perfil dos atendidos nas campanhas de combate ao câncer da pele, na cidade do Rio Grande (RS), nos anos de 2010, 2011 e 2012, bem como investigar a concepção de dois coordenadores quanto aos critérios de prevenção e educação destas campanhas. Para analisar o perfil dos atendidos diagnosticados com algum tipo de lesão neoplásica foi realizado um estudo de caso observacional utilizando um questionário como ferramenta da pesquisa. Já com os coordenadores, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais, através da gravação de suas falas posteriormente transcritas e analisadas, investigando suas inquietudes educacionais. Em relação ao perfil dos atendidos nas campanhas, foi demonstrado que: foram mulheres brancas e pardas as que mais participaram e que os homens estão num processo crescente de participação; que no mínimo, 50 %, expõem-se ao Sol (sem qualquer proteção) principalmente em suas atividades ocupacionais; que o uso de protetores solares está bem aquém do necessário; que dicotomicamente foram semelhantes os percentuais de quem nunca teve história de queimaduras solares ao longo da vida e daqueles que tiveram mais de três episódios, bem como os percentuais de quem não teve e de quem já teve história prévia de câncer da pele; que é praticamente consenso conhecer os índices de radiação ultravioleta diário e seus riscos à saúde e que reconhecem a escola como a fonte mais apropriada para divulgar e trabalhar informações sobre este tema. Quanto a concepção dos coordenadores das campanhas foi possível constatar que: ambos reconhecem ser da Sociedade Brasileira de Dermatologia a exclusiva responsabilidade da organização e desenvolvimento das campanhas; o apoio voluntário de profissionais é fator indispensável e condicional para o desenvolvimento metodológico das campanhas, e essas cumprem seu papel preventivo e curativo por desenvolver uma metodologia que favorece o processo educativo. Este trabalho atesta a resposta à nossa pergunta norteadora e permite sugerir políticas educacionais e sociais que trabalhem a relação entre a exposição excessiva ao Sol e o câncer da pele.
- ItemCaracterísticas da comunidade científica em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande-FURG(2019) Lopes, Eliezer Mendes; Miranda, Angélica Conceição DiasEsta pesquisa objetiva identificar, por meio da análise de citação e de características dos mestres e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande tendências acerca de: linha de pesquisa, formação acadêmica de mestres e docentes, autorias mais utilizadas, temporalidade dos documentos, idioma e tipologia documental. Pesquisa de caráter quantitativo e descritivo analisou 96 dissertações defendidas no período entre 2010 e 2016, onde os dados das referências foram organizados e tabulados em uma planilha eletrônica, com os seguintes campos: a) Dissertação; b) Ano da dissertação; c) Linha de pesquisa; d) Nome do autor; e) ano de publicação; f) quantidade de vezes que é mencionado; g) idioma e; h) tipologia do documento. Se constata formações acadêmicas dos mestres em áreas de Ciências Biológicas Licenciatura (n=16), Matemática Licenciatura (n=15) e Pedagogia (n=15) e graduação, mestrado e doutorado dos docentes, em maioria, em áreas de licenciatura e educação. Os professores que se destacam em número de dissertações orientadas foram: Sheyla Costa Rodrigues e Maria do Carmo Galiazzi, com 11 e 10 orientações respectivamente. Foram identificadas 4.426 referências, 13.056 menções e 4.143 autores. As obras de Brasil foram as mais referenciadas e mencionadas, sendo 255 referências e 763 menções respectivamente. O livro da Profª Drª Maria do Carmo Galiazzi, docente do Programa de Pós-Graduação analisado, com o documento mais mencionado: Análise textual discursiva, com 146 menções, uma obra em colaboração com o Profª Drª Roque Moraes. Apresenta tendência em referenciar documentos em português (93,6%), com idade das referências inferior a dez anos. Livros, Artigos e Capítulos de livros sendo tipologia documental com maior incidência, mencionando, em maioria, 1 (48%) ou 2 (18%) cada documento referenciado. Considera-se que esta dissertação apresenta informações significativas na compreensão das características da comunidade científica em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande.
