IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2337
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemTemas estruturadores no ensino de física: potencializando a aprendizagem em termodinâmica no ensino médio através de unidades didáticas(2012) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Mackedanz, Luiz FernandoNesta pesquisa buscamos investigar através das ações educativas dos professores de Física em sala de aula do Ensino Médio, a implementação dos temas estruturadores no ensino e aprendizagem, de forma a desenvolver um aprendizado significativo dos conceitos físicos pelos estudantes. Os temas estruturadores foram propostos pelas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+, 2002), de forma que estes têm como seus objetivos desenvolver competências e habilidades dos estudantes, de maneira contextualizada e interdisciplinar, a fim de estruturar a prática pedagógica. Para investigar a potencialidade destes temas, apostamos no planejamento de um material baseado no tema estruturador “Calor, Ambiente, Formas e Usos de Energia” - conteúdo de Termodinâmica - na forma de uma Unidade Didática (UD) intitulada “Ensinando e aprendendo Física aumenta a temperatura”. No desenvolvimento da UD utilizamos os pressupostos contidos nos documentos oficiais, como a contextualização, o desenvolvimento de competências e integramos na pesquisa a teoria da aprendizagem significativa. Para análise dos dados, que emergiram dos parceiros de pesquisa (professores e alunos), utilizamos a Análise Textual Discursiva e a Estatística Descritiva. Com a Análise Textual Discursiva, onde ocorre um processo de unitarização e categorização, chegamos às seguintes categorias: Diálogo como mediador do processo de ensino e aprendizagem, O papel importante da metodologia para o ensino e aprendizagem em Física e Enxergando o papel da Física na escola a partir do (re) pensar da prática pedagógica. Estas foram discutidas a partir das falas dos parceiros de pesquisa e de teóricos que dialogam sobre esses conceitos. Com estatística descritiva mostramos uma análise sobre o crescimento do aprendizado dos estudantes sobre o conteúdo de Termodinâmica com a aplicação da UD. Esta pesquisa confirma que, em uma sala de aula onde há espaço para o diálogo e que o estudante entenda o motivo de aprender os conceitos físicos, o ensino da Física se torna algo prazeroso e que terá significado para sua vida presente e futura.
