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Federal do Rio Grande
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IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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    A investigação desde a sala de aula de ciências : processo de autoformação com aperfeiçoamento teórico-prático de professores no Cirandar
    (2019) Guidotti, Charles dos Santos; Heckler, Valmir
    Nesta tese de doutoramento apresentamos compreensões sobre o que se mostrou do fenômeno investigação sobre/na sala de aula de Ciências. Situamos o estudo no campo da formação de professores de Ciências, buscando significar a investigação na formação acadêmico-profissional de professores de Ciências da Natureza, participantes do projeto de extensão CIRANDAR: Rodas de investigação desde a escola. Desde 2012 no referido projeto de formação, que tem duração de aproximadamente oito meses, professores de todas as áreas do conhecimento e de diferentes níveis de ensino são desafiados a partilharem, através da escrita de um relato, experiências de sala de aula que considere importante compreender melhor. O corpus da pesquisa constitui-se em 43 relatos de experiências produzidos por professores de Ciências da Natureza, nas edições de 2016 e 2017 do projeto. Para tanto, foi assumida a abordagem sociocultural com base na linguagem, como forma de construir significados ao longo da pesquisa. Na estruturação do histórico da temática em estudo - investigação na Educação em Ciências - realizamos interlocuções teóricas em torno das distintas concepções de investigação, associadas à Educação em Ciências e à formação de professores, registradas em documentos oficiais publicados nos Estados Unidos da América e no Brasil. Além disso, realizamos um estudo bibliográfico analisando 35 artigos, selecionados em periódicos nacionais com classificação A1 e A2 do Qualis Capes na área do Ensino. Neste movimento, observamos que o termo investigação é polissêmico e que vem crescendo o número de publicações que problematizam abordagens que ensejem princípios investigativos, articulando a formação de professores à estratégia didático-pedagógica. Dessa forma, foi abordada a constituição do campo empírico, delimitada a relatos produzidos por professores de Ciências da Natureza (Ciências, Física, Química e Biologia) em formação nas edições de 2016 e 2017 do CIRANDAR. Com base na linguagem expressa em produções textuais, emergiram as informações empíricas da pesquisa. Nessa perspectiva, no processo de construção de argumentos no campo empírico, assumimos a etnopesquisa-formação em uma abordagem fenomenológica hermenêutica como meio de construção epistemológica. As informações foram analisadas seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), abrangendo a construção de quatro argumentos centrais. O primeiro abordou a investigação como um processo reflexivo de autoformação e transformação de professores no CIRANDAR, constituída pelo questionamento das práticas de sala de aula, através de experiências rememoradas, registros, diálogos, análises e apropriação de teorias. O segundo argumento contemplou a formação de professores com o aperfeiçoamento teórico-prático de ser professor, em interações colaborativas entre licenciandos, professores formadores e professores da escola. O terceiro envolveu ações investigativas, enquanto estratégia didático-pedagógica em Ciências, desafiando o planejamento mediado pelo diálogo, pela escuta e colaboração entre os professores, futuros professores e seus estudantes, compondo um processo formativo. O quarto argumento abrangeu a investigação dialógica como estratégia didático-pedagógica desencadeada pela problematização, com questionamentos dos estudantes e professores ao operar, de forma coletiva, informações e linguagem científica no constituir, negociar e comunicar significados na sala de aula de Ciências. Dos argumentos centrais emergiu o argumento aglutinador expresso como tese: A investigação se mostra nas escritas do CIRANDAR como um processo dialógico de autoformação com professores, com o aperfeiçoamento teórico-prático da sala de aula de Ciências.
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    Investigando a inserção das tecnologias na formação inicial dos professores de Física nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul
    (2014) Guidotti, Charles dos Santos; Mackedanz, Luiz Fernando
    Nesta pesquisa buscamos compreender se a formação dos futuros professores de física apresenta em seus quadros curriculares conhecimentos referentes às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), assim como, compreender como esses recursos deveriam ser problematizados na formação inicial desses profissionais. Delimitou-se como objetivo geral compreender como os cursos de graduação potencializam a inserção e apropriação das TIC na formação inicial de professores de Física. Partimos da hipótese de que os cursos de formação de professores de Física das Universidades Federais do estado do Rio Grande do Sul estão proporcionando poucos momentos que possibilitam problematizar as TIC durante a formação do educador, o qual não estaria percebendo a importância desses recursos e dos conhecimentos inerentes a eles, bem como a contribuição que possibilitam à prática educativa. Desse modo, essa investigação está focada na formação do futuro professor de Física da Educação Básica para o uso das TIC. Para isso, focalizamos a investigação nos cursos de licenciatura em Física da FURG, UFPEL, UNIPAMPA-Bagé, UFSM e UFRGS, em que analisamos os projetos pedagógicos desses cursos (PPC) e realizamos entrevistas e questionários online aos professores formadores dessas instituições. Para análise dos dados quantitativos que emergiram da análise das disciplinas dos cursos, utilizamos a Estatística Descritiva, e para o tratamento dos dados qualitativos, retirados dos PPC e dos colaboradores da pesquisa (professores formadores) utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD). A Estatística Descritiva forneceu indicações da forma que as TIC são inseridas nos cursos de formação de professores das Universidades analisadas. As grades curriculares apresentaram disciplinas em que as TIC se apresentam de acordo com quatro categorias: disciplinas de técnicas computacionais ou de informática, disciplinas específicas de conteúdos, disciplinas que problematizam as TIC para o ensino e disciplinas integradoras. Com a ATD, identificamos os principais desafios para essa formação, enfrentados pelos cursos de formação de professores, a partir dos discursos dos professores formadores no Ensino Superior, o que nos levou a três categorias: As TIC como ferramentas auxiliares à prática do professor: o desafio dos cursos de formação em proporcionar diferentes momentos de inserção das TIC durante a formação inicial de 8 professores; o desafio dos cursos de formação de professores em aliar teoria e prática profissional; a inserção das TIC na formação inicial de professores perpassa pela incorporação de pesquisas e por questões a respeito da formação continuada dos professores formadores. Esta pesquisa corroborou com a necessidade de pensarmos em uma estrutura formativa menos fragmentada, em que as TIC – e não só elas –, sejam discutidas em diferentes contextos e ambientes, de forma a perpassar o PPC do curso.