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dc.contributor.advisor Dias, Cleuza Maria Sobral
dc.contributor.author Esperança, Joice Araújo
dc.date.accessioned 2021-12-23T16:19:23Z
dc.date.available 2021-12-23T16:19:23Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation ESPERANÇA, Joice Araújo. Na interação com as produções televisivas, as crianças aprendem sobre gênero, violência e consumo. 2006. 359 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10068
dc.description.abstract A presente investigação, integrada à linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores/as, buscou investigar as interações que as crianças estabelecem com as produções televisivas, identificando ensinamentos presentes nesses espaços educativos, segundo o ponto de vista infantil. Fundamenta-se nas idéias de autores que estudam as temáticas TV-criança e TV-escola, dentre os quais destacam-se Giroux (2001), Merlo-Flores (2003), Porto (2001), Penteado (1999) e Moran (2003), para defender o argumento de que a mídia televisiva educa, ainda que tenha como objetivos informar, entreter e divertir. Participaram do estudo vinte e quatro estudantes de uma classe de alfabetização, de uma escola da rede pública de ensino do município do Rio Grande. Seguindo a abordagem qualitativa de pesquisa e as orientações de Sarmento e Pinto (1997), Dermatini (2002) e Gobbi (2002) sobre a condução da investigação com crianças, foram combinadas três técnicas de coleta de dados: Observação Participante, Entrevista Coletiva e Oficinas. Os principais achados da pesquisa indicam que as crianças constroem concepções de natureza, gênero, violência e consumo sob influência dos desenhos animados e seriados, aos quais elas têm acesso em seus cotidianos. Entretanto, foi possível inferir que as relações estabelecidas entre os sujeitos e as produções da mídia televisiva não se constituem como um processo homogêneo de assimilação passiva; ao contrário, as análises apontam para a existência de uma ação/influência mútua ou recíproca entre mídia e público infantil. Diante destas constatações, afirma-se a necessidade de que as propostas pedagógicas no contexto escolar considerem a diversidade de práticas e espaços de aprendizagem, como as mídias, pelos quais as crianças têm acesso a informações e constroem, de modo interativo, conceitos e valores na contemporaneidade. pt_BR
dc.description.abstract The present investigation, connected to the research line Environmental Education, Teaching and Formation of Educators, searched to investigate the interactions that the children establish with the television productions, identifying the present teachings in these educative spaces, according to the infantile point of view. It is based in the ideas of authors who study the TV-child and TV-school thematic, among those we can select Giroux (2001), Merlo-Flores (2003), Porto (2001), Penteado (1999) e Moran (2003), for defending the argument that the television medium educates, although is has as objective to inform, entertain and amuse. Twenty-four students of an alphabetization class of a public school in Rio Grande participated of the study. According to the qualitative approach of research and the orientations of Sarmento and Pinto (1997), Dermatini (2002) and Gobbi (2002) about the investigation conduction with children, were combined three data collection techniques: Participative Observation, Collective Interview and workshops. The main discoveries of the research indicate that children build conceptions of nature, gender, violence and consume under the influence of cartoons and the seriates which they have access in their day life. Besides that it was possible to infer that the established relations between the subjects and the medium television productions were not constituted as a homogenous process of passive assimilation; on the contrary, the analysis points out to the existence of a mutual action/influence or reciprocal between medium and infantile public. With these understandings, we can affirm the necessity that the pedagogic proposals in the school context consider the diversity of practices and learning spaces, as the media, in which the children access the information and build, in interactive way, the concepts and values in the contemporaneousness. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Infâncias pt_BR
dc.subject Mídia Televisiva pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Infancies pt_BR
dc.subject Television Medium pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.title Na interação com as produções televisivas, as crianças aprendem sobre gênero, violência e consumo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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