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dc.contributor.advisor Cousin, Claudia da Silva
dc.contributor.author Albani, Ionara Cristina
dc.date.accessioned 2021-12-23T16:22:44Z
dc.date.available 2021-12-23T16:22:44Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation ALBANI, Ionara Cristina. A Educação Ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural – sementes na terra. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10072
dc.description.abstract Esta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG que buscou compreender quais princípios da Educação Ambiental emergiram no processo de formação de educadores do Projeto Consórcio Social da Juventude Rural – Sementes na Terra – CSJR, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul – FETRAF-SUL/CUT. Teve como objetivo geral analisar e compreender como a inserção da Educação Ambiental permeou o processo de formação dos educadores do projeto Consórcio Social da Juventude Rural – Sementes na Terra e a contribuição da mesma para tal processo, tendo como objetivos específicos: a) analisar como aconteceu a inserção da Educação Ambiental no processo de formação dos educadores do projeto; b) compreender qual a concepção da FETRAF-SUL/CUT sobre Formação de Educadores e suas contradições; c) analisar quais princípios da Educação Ambiental emergiram e de que forma perpassaram o processo de formação dos educadores do CSJR; e d) compreender qual a concepção da FETRAF-SUL/CUT sobre Educação Ambiental e como permeou o processo de formação de educadores. A pesquisa foi de cunho qualitativo e constituiu-se num Estudo de Caso. As ferramentas utilizadas para a coleta de dados foram pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os dados produzidos forma analisados, usando como ferramenta a Análise Textual Discursiva – ATD, que tem, como pretensão, aprofundar a compreensão acerca dos fenômenos investigados. As categorias emergentes deram origem a quatro metatextos intitulados: “Da Educação a Educação Ambiental”; “A Educação Ambiental como Prática de Liberdade”; “A Participação no Movimento Social como forma de Pertencimento” e; “Dialogando com da Princípios da Educação Ambiental”. A pesquisa permitiu concluir que a Formação de Educadores do CSJR foi alicerçada nos princípios da Educação Popular e a formação dos educadores deste projeto estava permeada pela Educação Ambiental, dialogando com vários princípios da mesma, porém os educadores, dirigentes e o coordenador envolvido no processo não tinham esse entendimento. pt_BR
dc.description.abstract This master‟s thesis presents a research developed at the Post-Graduate Program in Environmental Education of the Federal University of Rio Grande – FURG, aimed to understand which Environmental Education fundaments emerged in the training process of the Social Consortium of Rural Youth Project – Seeds in the Ground – CSJR educators, promoted by the Federation of Familiar Agriculture Workers of the Southern Region – FETRAF-SUL/CUT. Its general goal was to analyze and understand how the insertion of Environmental Education permeated the training process of the Social Consortium of Rural Youth Project – Seeds in the Ground educators and its contribution to such process, with the specific goals: a) analyze how the insertion of Environmental Education in the training process of the project educators happened; b) understand what is the conception of FETRAF-SUL/CUT about Educators‟ Training and its contradictions; c) analyze which Environmental Education principles emerged and how they permeated the training process of CSJR educators; and d) comprehend what is the conception of FETRAF-SUL/CUT about Environmental Education and how it permeated the educators‟ training process. The research is of qualitative nature and constitutes a Case Study. The tools used for data collection were documental research and semi structured interviews. The produced data was analyzed, using as a tool Textual Discursive Analysis – TDA, which has, as a claim, to deepen our understanding the investigated phenomena. The emergent categories yielded four metatexts named: “From Education to Environmental Education”; "Environmental Education as a Freedom Practice"; “Social Movement Participation as a Way of Belonging”; and " Dialogue with the Principles of Environmental Education ". The research allowed to conclude that CSJR Educators‟ Training was built upon principles of Popular Education and that this project educators‟ training was permeated by Environmental Education, in a dialogue with many of its principles. However, educators, leaders and the coordinator involved in the process hadn‟t that knowledge. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Agricultura Familiar pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Educação Popular pt_BR
dc.subject Formação de Educadores pt_BR
dc.subject Projeto Consórcio Social da Juventude Rural – Sementes na Terra pt_BR
dc.subject Familiar Agriculture pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Popular Education pt_BR
dc.subject Educators Training pt_BR
dc.subject Social Consortium of Rural Youth Project – Seeds in the Ground pt_BR
dc.title A Educação Ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural – sementes na terra pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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