Educação Ambiental e pertencimento: o caso da Zona Rural II de São Luís - MA

Ribeiro, Ana Lourdes da Silva

Abstract:

 
Este trabalho reflete de que forma a educação ambiental pode fortalecer os jovens e as jovens das comunidades rurais que vivem em disputa com governos e empresas pelo uso e ocupação do território com os governos. A área pleiteada por 12 comunidades para a criação de uma Reserva Extrativista é a mesma escolhida por governantes e empresários para a implantação de projetos de desenvolvimento no estado do Maranhão e mais recentemente para ampliação do Complexo Portuário devido a demanda de exportação de matéria prima para outros países. Abordaremos a importância do sentimento de pertencimento e das diferentes abordagens teóricas que nos embasará para definir lugar, território tendo a educação ambiental como importante ferramenta de luta em defesa do território devido às constantes disputas e violações de direito ao modo de vida tradicional de 14.500 famílias de pescadores, agricultores, de comunidades rurais que serão atingidas por esse modelo de desenvolvimento altamente impactante e excludente implantado em nosso estado. A zona rural II de São Luís no Maranhão em especial doze comunidades que vivem secularmente, desde 2003, lutam pelo território e para manter seu modo de vida no lugar que construíram com suas famílias. O Curso de Extensão Educação Ambiental e Cidadania aconteceu em duas etapas nos anos de 2011 a 2014. Configuradas as situações de conflito, apresentaremos o que tem sido feito através da extensão e da educação ambiental. Entendemos também que não se pode pensar na educação ambiental apenas na prática educativa visando o ambiente natural, mas sim no sentido de estimular a mesma no contexto socioambiental, de forma que possibilite uma participação efetiva, de cidadãos e cidadãs por meio da ação-reflexão crítica, partindo da realidade das comunidades atingidas pelo atual modelo de desenvolvimento no Estado do Maranhão e em todo Brasil.
 
This research reflects how the environmental education can fortify young people in rural communities who lives disputing for the use and occupation of the territory with the government. The pleaded area for 12 communities for the creation of an Extractive Reserve is the same choice done by the government for the implementation of development projects in the state of Maranhão and more recently to expand the port due to export demand for raw materials to other countries. We are going to discuss the importance of the sense of belonging and of different theoretical approaches that will support us to define place and territory related to the environmental education as an important tool of struggle in defense of the territory due to constant disputes and rights violations to the traditional livelihoods of 14,500 families of fishermen and rural farmers from communities that will be affected by this highly impactful and exclusive development model implemented in our state. The Rural area II of Sao Luis, in Maranhão, especially twelve communities that live in the area for thousands of years, since 2003 fight for the territory where they live, intending to keep their way of life in the place they have built with their families. The Extension Course in Environmental Education and Citizenship happened in two stages in the years of 2011-2014. Since we configure the conflict situations, we present what has been done through the extension and environmental education. We also understand that you cannot think of environmental education only in educational practice aimed at the natural environment, but to stimulate it in the social and environmental context in order to enable the effective participation of citizens through action-reflection critical, based on the reality of the communities affected by the current development model established in the state of Maranhão and Brazil.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)