dc.contributor.advisor |
Santos, Arion de Castro Kurtz dos |
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dc.contributor.author |
Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann |
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dc.date.accessioned |
2021-12-23T16:37:31Z |
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dc.date.available |
2021-12-23T16:37:31Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.identifier.citation |
VEIGA, Rita de Cássia Gnutzmann. Sistemas Urbanos sob o Enfoque da Educação Ambiental: uma proposta utilizando o game SimCity e o programa STELLA. 2006. 429 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/10099 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho, desenvolvido dentro da linha de pesquisa EducaçãoAmbiental Ensino e Formação de Educadores (EAEFE) do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, objetivou consolidar uma proposta de Educação Ambiental, tendo por base a problematização da sociedade urbanizada, com o apoio da simulação dinâmica da cidade e o desenvolvimento da compreensão sistêmica, a fim de contribuir para o entendimento dos sócio-ecossistemas urbanos como forma de auxiliar a construção de sociedades sustentáveis12. A proposta consistiu na elaboração de material instrucional utilizado em curso oferecido a um grupo de pesquisa caracterizado por uma composição multidisciplinar e participação da sociedade civil, nos moldes do planejamento urbano participativo introduzido pelo Estatuto da Cidade. A proposta fôra composta por conceitos de dinâmica de sistemas urbanos, desenvolvidos por Jay W. Forrester (1969), fundamentos da Educação Ambiental, e utilização de ambiente virtual de aprendizagem, que contou com o software de modelagem computacional STELLA13 e o game SimCity14, da categoria simulação, ambos fundamentados em conceitos da dinâmica de sistemas. O método utilizado para a coleta de dados foi a observação e registro da interação do grupo a partir da realização das atividades propostas, depoimentos escritos pelos alunos como parte das atividades do curso, e gravação das discussões estimuladas por leituras e análises dos modelos urbano e de mundo. Os dados obtidos foram analisados com apoio do método de Análise Textual Qualitativa. Com essa proposta educativa pretendeu-se encontrar um novo viés para o estudo dos sistemas urbanos, através da linguagem lúdica propiciada pelos jogos de computador aliada à ferramenta de modelagem quantitativa. A pesquisa demonstrou, que a proposta foi capaz de estimular discussões de maneira a problematizar vários aspectos da sociedade urbana atual, entre eles: modelo econômico, social e cultural e responsabilidade ambiental-urbana. Também foi possibilitada a explicitação de alguns modelos mentais dos alunos acerca dos temas abordados. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The following work, developed within the research lines of Environmental Education Teaching and Teachers Education (Educação Ambiental Ensino e Formação de Educadores – EAEFE) at the post-graduation program in Environmental Education of the Fundação Universidade Federal do Rio Grande, was based on the problematization of urbanized society with the help of dynamic simulation of the city, in order to contribute for the understanding of the social and urban ecosystems in a way to help building sustaintable societies15. It consisted of elaborating an instructional material applied in an extension course, to a research group characterized by the diversity of profiles and formations, building a multidisciplinary composition with the participation of the civil society, in the patterns of the participatory urban budgeting, introduced by the Town Law. The proposition was made up of concepts of system dynamics – developed by Jay W.Forrester (1969) – principles derived from studies carried out by the same author on urban dynamics, framework for environmental education studies, and the use of a virtual learning of environment, counting on the computer modeling software STELLA16 and the simulator game SimCity17, both were developed under the guidelines of systems dynamics. The method for data collection was observation and recording the interaction and performance of the group in the activities, written accounts by the students as part of the activities in the course, and audio recording of discussions and thoughts stimulated by readings and analysis of the urban and world model. Reserched datas were supported by the method of Qualitative Textual Analysis. Thus, with this educational intent, the goal was to find a new gradient for the study of urban systems, through the ludic language of the computer games together with a quantitative modeling tool. Research has shown that the proposal was able to stimulate discussions in order to problematize several aspects of the present urban society, among them: the social, cultural and economic model, environmental and urban responsibility, etc. Moreover, some mental models of students about the issues covered were also made clear. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Games |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas urbanos |
pt_BR |
dc.subject |
SimCity |
pt_BR |
dc.subject |
STELLA |
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dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Urban systems |
pt_BR |
dc.title |
Sistemas Urbanos sob o Enfoque da Educação Ambiental: uma proposta utilizando o game SimCity e o programa STELLA |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Urban systems under the focus of environmental education: a proposal using the game SimCity and the program STELLA |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |