Tecendo saberes em alfabeturas: a Educação Ambiental no tear das rodas de formação continuada de professoras

Clarindo, Tania Tuchtenhagen

Abstract:

 
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG. Os estudos acerca da Educação Ambiental problematizam o atual sistema societário capitalista e as relações sociais que se configuram na sociedade. Ou seja, preocupam-se em contextualizar as relações dentro desse modelo societário, compreendendo que o homem é um ser que se relaciona com o mundo e que as relações com o meio natural, social e cultural estão interligadas na trama da vida. A pesquisa apropria-se dessas referências para compreender a constituição de um grupo de professoras alfabetizadoras em formação continuada. Assim, respalda-se em autores como Warschauer (2001), Brandão (2005), Bauman (2007), Tardif (2010), Loureiro (2004) e Marques (2008) para a problematização da questão de pesquisa, definida pelo questionamento: Como as rodas de formação continuada do grupo Alfabeturas contribuem para a reflexão/ação, bem como para a constituição das professoras alfabetizadoras? A pesquisa intitula-se TECENDO SABERES EM ALFABETURAS: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO TEAR DAS RODAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS. Os sujeitos da pesquisa são dez professoras, sendo sete professoras de turmas de 2ºs e três professoras de 3°s anos do Ensino Fundamental de Nove Anos, as quais pertencem ao grupo de formação continuada de professoras, chamado Alfabeturas, cujas reuniões acontecem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande-CAIC/ FURG. A coleta de dados foi realizada por meio de inserção no grupo investigado, escrita no diário de campo da pesquisadora, no diário coletivo do grupo Alfabeturas e narrativas escritas a partir de situações vivenciadas em sala de aula e fotografadas pelas docentes. Para analisar os dados coletados, recorreu-se à Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007). A metodologia, bem como os procedimentos de análise, insere-se numa perspectiva qualitativa das informações discursivas, sendo constituída por diversas etapas num movimento recursivo de compreensão do fenômeno investigado. A partir dos dados analisados emergiram três categorias: A primeira, intitulada “Formação Continuada: de candangas a fazedoras”, trata de sentimentos das professoras em relação à desvalorização social de seu trabalho; ainda, são expressos na categoria os processos de apropriação das professoras de seus saberes enquanto fazedoras de sua prática docente. A segunda categoria, chamada “Entrelaçando os fios da escrita e da autoria no tear da docência”, trata da importância da escrita no processo de constituição das professoras, o que lhes possibilita reafirmarem suas posições como construtoras de teorias; argumenta-se que a construção de registros escritos faz-se importante no trabalho junto às professoras, pois contribui para a apropriação, problematização e construção coletiva de práticas pedagógicas. Na terceira categoria, intitulada “Entrelaçando os fios do tempo na contemporaneidade”, problematiza-se a questão dos tempos vividos na escola, apontados pelas professoras como aligeirados; traz o registro fotográfico como possibilidade metodológica de “desaceleração” do tempo a serviço da prática de pensar e refletir sobre o cotidiano da sala de aula e, em especial, sobre os modos como cada professora apresenta seus modos de ser docente. Na tecedura composta pelos diálogos com as professoras alfabeturandas, foi possível compreender o lugar central ocupado pela formação de professores em Roda, em que a linguagem escrita salienta-se como ato de pensar sobre o cotidiano da prática docente e, de modo especial, a ação dialógica apura a escuta para o modo como cada professora constitui-se alfabetizadora.
 
This research relates to the themes developed in the Post-graduate Program in Environmental Education at FURG, Rio Grande, RS, Brazil. Studies of Environmental Education have problematized the current capitalist societal system and the social relations in the society. In other words, they have aimed at contextualizing relations within this societal system since humans are beings that interact with the world and develop relations which are closely intertwined with the environment, the society and the culture. This research uses these references in order to comprehend the constitution of a group of literacy teachers in an in-service program. Therefore, authors such as Warschauer (2001), Brandão (2005), Bauman (2007), Tardif (2010), Loureiro (2004) and Marques (2008), have contributed to problematize the theme of this research whose question is: how do the meetings of the group called Alfabeturas, which aims at teacher education, contribute to reflection/action and to the constitution of literacy teachers? Its title is WEAVING KNOWLEGDE IN ALFABETURAS: ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE SPINNING WHEEL OF TEACHER EDUCATION MEETINGS. The subjects of the research are ten elementary school teachers; seven of them teach second graders and three of them teach third grades (out of nine grades in elementary school). These teachers take part in an in-service program and comprise a group – called Alfabeturas – that meets at the Cidade do Rio Grande-CAIC/ FURG, a public school located in Rio Grande, RS, Brazil. Data were collected while this group was investigated and written records were kept in the researcher‟s diary and in the teachers‟ collective diary. Besides, written narratives and photographs related to situations that they went through in class were also collected. The Discursive Textual Analysis (DTA) proposed by Moraes and Galiazzi (2007) was applied to analyze the data. Both the methodology and the analysis procedures are treated from the perspective of qualitative discursive information: there are several steps to be followed in a recursive movement to understand the phenomenon under investigation. The following three categories have emerged from the data. The first, “Teacher Education: from candangas (second-class women) to makers”, deals with the teachers‟ feelings towards the social devaluation of their work. This category also refers to how these teachers get their knowledge in their teaching practice. The second category, “Intertwining threads of written work and authorship in teaching”, deals with the importance of writing in the teachers‟ constitution process since it enables them to participate in the construction of theories. The construction of written records is important in this process because it contributes to the appropriation, problematization and collective construction of pedagogical practices. The third category, “Intertwining the threads of time in contemporaneity”, problematizes the matter of time spent in school; it is said to be too fast. Photographic records are seen as a methodological possibility to “de-accelerate” time in order to enable thinking and reflecting upon class routine and, mainly, upon the ways each teacher uses to show his/her ways to be a teacher. The tapestry which resulted from the dialogues among the teachers who belonged to the Alfabeturas group led to the understanding of the importance of the role that was played by the in-service meetings. The written language points out thinking acts about everyday teaching and, in a special way, dialogue refines listening towards the way each teacher follows to become a literacy teacher.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)