dc.contributor.advisor |
Schmidt, Elisabeth Brandão |
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dc.contributor.author |
Damo, Andreisa |
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dc.date.accessioned |
2021-12-23T17:03:24Z |
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dc.date.available |
2021-12-23T17:03:24Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.citation |
DAMO, Andreisa. Para além da comida-mercadoria: contradições da realidade e da consciência à luz da Educação Ambiental crítico-transformadora. 2016. 763 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/10140 |
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dc.description.abstract |
Esta tese denuncia as contradições próprias à lógica do modo de produção hegemônico que têm degradado a qualidade dos alimentos. A mercantilização onipresente, a alienação, a não sustentabilidade e a injustiça ambiental caracterizam as relações que o capital impõe à natureza e à sociedade. A mais marcante contradição de sua economia baseada na supremacia do lucro, na concentração de riqueza e poder e nas desigualdades distributivas é a distorção da ontologia do alimento, que deixa de ser elemento essencial à vida e à saúde para servir aos interesses privados, os quais lhes exploram o fetiche de mercadoria. Temos compreendido que as contradições da própria realidade produzem condições para a formação de contradições na consciência, afastando-a da compreensão crítica dos fenômenos e processos da natureza-sociedade. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve por objetivo compreender as contradições existentes na consciência, que reverberam na totalidade da produção, distribuição e consumo de alimentos. A produção do material empírico deu-se por meio da realização de grupos focais junto a escolares do município do Rio Grande, localizado no extremo sul do Rio Grande do Sul. O processo analítico teve por base a proposta dialético-hermenêutica de Minayo. Foram analisadas as representações sociais que estudantes de escolas do Rio Grande elaboraram sobre o fenômeno da alimentação e como elas se apresentam em suas práticas alimentares cotidianas. A investigação dessas representações revelou contradições próprias à consciência ingênua, que constituem barreiras à ruptura com a comida-mercadoria e à superação do modo hegemônico de produzir e consumir alimentos. Tais contradições expressam relações da realidade vigente responsáveis pela banalização do ato de alimentar-se. A mais evidente revela que a comida-mercadoria não é reconhecida como um problema pelos estudantes adolescentes e, assim, não é questionada. Além disso, certas noções do “saudável”, elaboradas pelos escolares não correspondem aos hábitos alimentares que os mesmos reproduzem no cotidiano, o que expressa a naturalização da comida-mercadoria e evidencia a padronização dos gostos e a alienação das escolhas alimentares. Outro aspecto a salientar é que o gosto se revelou o elemento decisivo nas escolhas alimentares dos adolescentes, o que os torna suscetíveis à manipulação da indústria alimentícia. Os resultados da análise do campo empírico no diálogo com autores como Raj Patel, Barbara Kingsolver e Marcia Kedouk, entre outros, possibilitaram a construção de argumentos para defender a tese de que a necessária transformação dos hábitos alimentares para um padrão ético e estético coerente com a saúde e a qualidade da vida humana exige a contribuição de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Centrada na problematização das contradições da realidade e da consciência à luz da Educação Ambiental crítico-transformadora esta tese aprofundou o entendimento da alimentação como fenômeno material social numa aproximação à sua totalidade, ressaltando a importância da formação de hábitos alimentares conscientes, coerentes com a vida, a saúde e o ambiente, em consonância com a transformação necessária do modelo vigente de sociedade, para além da comida-mercadoria. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation conveys contradictions which are inherent to the logics of the hegemonic mode of production that has degraded food quality. Omnipresent commercialization, alienation, lack of sustainability and environmental injustice have characterized the relations that the capital imposes on nature and society. The most striking contradiction of its economy based on the supremacy of profit, wealth and power concentration, besides income inequality, is the distortion of food ontology which does not see it as an essential element to life and health but serves private interests that exploit the fetish of merchandise. I understand that the contradictions in the reality itself create conditions to trigger contradiction in conscience and keep it away from the critical understanding of phenomena and processes of nature-society. This qualitative research aimed at comprehending contradictions – found in conscience – which reverberate in food production, distribution and consumption. Empirical data were collected in focal groups formed by students in city schools in Rio Grande, a city located in the very south of Rio Grande do Sul state, Brazil. The analytical process was based on Minayo’s dialectical-hermeneutic proposal. The analysis comprised those students’ social representations of the phenomenon of nutrition and how they appeared in their everyday eating practices. The investigation of these representations revealed contradictions which are typical of naïve conscience, since they create barriers that enable neither rupture of food as merchandise nor changes in the hegemonic way of producing and consuming food. Such contradictions show the relations of reality which are responsible for the banalization of the act of eating. The most evident one shows that food as merchandise is not considered a problem by adolescents. As a result, it is not questioned. Besides, certain notions of “healthy” they expressed do not correspond to eating habits they have in their routine, a fact that not only shows the naturalization of food as merchandise but also provides evidence of taste standardization and alienation of food choices. Another issue that must be highlighted is that taste was the decisive element when adolescents chose their food, a fact that makes them susceptible to the manipulation of the food industry. Results of the analysis of the empirical data in the light of authors, such as Raj Patel, Barbara Kingsolver and Marcia Kedouk, enabled the construction of arguments to defend the thesis that changes of eating habits towards an ethical and aesthetic standard, which is coherent with health and human life quality, demand contributions provided by critical, transformative and emancipatory Environmental Education. Based on the problematization of contradictions in reality and in conscience, in the light of critical-transformative Environmental Education, this dissertation deepened the understanding of food as a material-social phenomenon as a whole. It highlighted the importance of conscious eating habits which are coherent with life, health and the environment, so that the current model of society may undergo necessary changes and go beyond food as merchandise. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Comida-mercadoria |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental crítico-transformadora |
pt_BR |
dc.subject |
Representações sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Contradições |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecologia |
pt_BR |
dc.subject |
Food as merchandise |
pt_BR |
dc.subject |
Critical-transformative Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Social representations |
pt_BR |
dc.subject |
Contradictions |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecology |
pt_BR |
dc.title |
Para além da comida-mercadoria: contradições da realidade e da consciência à luz da Educação Ambiental crítico-transformadora |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Beyond food as merchandise: contradictions in reality and in conscience in the light of critical-transformative Environmental Education |
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dc.type |
doctoralThesis |
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