Abstract:
Esta dissertação descreve o processo de pesquisa desenvolvido no âmbito do projeto “Cirandar: rodas de investigação desde a escola” com o objetivo de compreender como se apresenta a Educação Ambiental nos processos de Alfabetização e Letramento presentes nos relatos de Professoras Alfabetizadoras participantes do projeto. Para tanto, elencamos três objetivos específicos de pesquisa: 1) Conhecer os processos históricos que constituem e diferenciam a Alfabetização e o Letramento; 2) Refletir sobre a constituição de um Letramento Ambiental a partir das imbricações entre Educação Ambiental e Paulo Freire; 3) Compreender as interconexões entre a Educação Ambiental e Alfabetização presentes nos relatos, diários de campo e entrevistas realizadas com as Professoras Alfabetizadoras. Após o processo de reflexão sobre as tessituras históricas de algumas marcas deixadas na Alfabetização e movimentos que motivaram a chegada da palavra Letramento no Brasil, tecemos algumas aproximações entre o pensamento de Freire e a Educação Ambiental. Na sequência, realizamos entrevistas com duas Professoras Alfabetizadoras que participaram do “Cirandar: rodas de investigação desde a escola” em mais de três edições. O corpus de análise foi composto pelas transcrições das entrevistas, pelos relatos de experiências e diários de campo utilizados como forma de registro da prática docente das colaboradoras da pesquisa, disponibilizados no endereço virtual do Projeto Cirandar. As informações foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin. O processo analítico nos permitiu chegar a duas categorias: 1) Constituição do ser Alfabetizadora: pensar a prática, praticar a teoria; 2) Da Alfabetização ao Letramento Ambiental: o contexto como pressuposto da leitura de mundo. Emergiu do processo de análise a compreensão de que a concepção de Letramento Ambiental reivindica uma leitura que nos possibilita ir além da leitura da palavra, pois exige a leitura de mundo, proposta por Paulo Freire. Neste movimento o contexto em que estamos inseridos se apresenta como categoria fundante da práxis, uma vez que pretendemos refletir sobre as transformações necessárias, como o rompimento das relações de dominação presentes no mundo, proporcionando assim formas de conscientização na direção de uma vida justa e sustentável.
This thesis describes the research process which was developed throughout the “CirandarProject: Investigation Wheels in Schools” whose aim was to understand how Environmental Education is brought up in literacy and Letramento processes reported by Brazilian literacy teachers who took part in the project. Therefore, three specific research objectives were listed: 1) to know historical processes that constitute and differentiate literacy and Letramento; 2) to reflect on the constitution of Environmental Letramento, based on the overlapping between Environmental Education and Paulo Freire; and 3) to understand interconnections between Environmental Education and literacy found in reports, diaries and interviews carried out with the literacy teachers. After reflecting on the historical origin of some marks left in literacy and movements that triggered the use of the word Letramento in Brazil, I composed some intertwinement between Freire’s thoughts and Environmental Education. Afterwards, I carried out interviews with two literacy teachers who took part in three editions of the “CirandarProject: Investigation Wheels in Schools”. The corpus comprised the transcriptions of their interviews, reports of their experiences and their diaries, in which they wrote about their teaching practices (they can be found in the site of the CirandarProject). Data were analyzed by Laurence Bardin’s Content Analysis. The analytical process enabled me to find two categories: 1) On Being a Literacy Teacher: Thinking about Practice and Practicing Theory; and 2) From Literacy to Environmental Letramento: the Context as a Premise of World Reading. The analytical process led to the understanding that the concept of Environmental Letramento requires a reading process that enables us to go beyond word reading, since it demands world reading, which was proposed by Paulo Freire. In this movement, the context in which we live becomes the category that underlies praxis, since we intend to reflect on needed changes, such as rupture among relations of domination worldwide, and provide awareness towards fair and sustainable living.
Esta disertacióndescribeelproceso de investigacióndesarrolladoenel marco delproyecto "Cirandar: ruedas de investigación desde laescuela" conel objetivo de comprendercómo se presenta laEducación Ambiental enlosprocesos de Alfabetización y Letramento presentes enlos relatos de Profesoras Alfabetizadoras participantes delproyecto. Para ello, listamos tres objetivos específicos de investigación: 1) Conocerlosprocesos históricos que constituyen y diferencianlaAlfabetización y elLetramento; 2) Reflexionar sobre laconstitución de unLetramento Ambiental a partir de lasimbricaciones entre Educación Ambiental y Paulo Freire; 3) Comprenderlasinterconexiones entre laEducación Ambiental y Alfabetización presentes enlos relatos, diarios de campo y entrevistas realizadas conlasProfesoras Alfabetizadoras. Despuésdelproceso de reflexión sobre lastesituras históricas de algunas marcas dejadasenlaAlfabetización y movimientos que motivaronlallegada de lapalabraLetramentoen Brasil, hacemosalgunasaproximaciones entre elpensamiento de Freire y laEducación Ambiental. Enlasecuencia, realizamos entrevistas con dos Profesoras Alfabetizadoras que participaronenel "Cirandar: ruedas de investigación desde laescuela" en más de tresediciones. El corpus de análisisfuecompuesto por lastranscripciones de las entrevistas, por los relatos de experiencias y diarios de campo utilizados como forma de registro de lapráctica docente de las colaboradoras de lainvestigación, disponibilizados enladirección virtual delProyecto Cirandar. La informaciónfueanalizada por mediodelAnálisis de Contenido, propuesto por Laurence Bardin. El proceso analítico nos permitióllegar a dos categorías:1) Constitucióndel ser Alfabetizadora: pensar lapráctica, practicarlateoría; 2) De laAlfabetización al Letramento Ambiental: el contexto como presupuesto de lalecturadel mundo. Enelproceso de análisis, emergiólacomprensión de que laconcepción de Letramento Ambiental reivindica una lectura que nos posibilita ir más allá de lalectura de lapalabra, pues exige lalectura de mundo, propuesta por Paulo Freire. En este movimientoel contexto en que estamos insertos se presenta como categoría fundante de lapraxis, una vez que pretendemos reflexionar sobre lastransformacionesnecesarias, como elrompimiento de las relaciones de dominación presentes enel mundo, proporcionando así formas de concientizaciónenladirección de una vida justa y sostenible.