Educação Ambiental em unidades de conservação: uma experiência de gestão

Portugal, Gisleine Cruz

Abstract:

 
Este estudo de caso foi realizado no Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) com o objetivo de identificar as temáticas, práticas e desafios relacionados à promoção da Educação Ambiental Crítica no contexto de gestão participativa do referido Parque. Foi realizada então, uma pesquisa qualitativa descritiva, com estratégias de pesquisa ancoradas por triangulação de dados, através de um estudo prévio exploratório sobre o Parque com anotações em diário de campo, entrevistas com os gestores e análise documental de atas de reuniões, totalizando 17 atas. Os resultados indicam que existem desafios que necessitam ser superados para se promover uma ação pedagógica organizada em formato de projeto, voltado para a recepção de escolas, que seja vinculado ao currículo escolar. Por outro lado, o que se percebe é a predominância da Educação no Processo de Gestão Ambiental, de forma que a gestão do Parque tem como foco de suas práticas educativas o incentivo da participação da comunidade, o que se manifesta em suas políticas internas de funcionamento. Percebe-se ações voltadas para a gestão de conflitos e promoção do diálogo com os atores sociais envolvidos. As temáticas sobre Educação Ambiental surgidas em reuniões do Conselho Gestor são relacionadas à dinâmica da realidade vivida e suas contradições, que balizam as temáticas surgidas, de forma que os atores sociais passam a intervir na realidade, participando das decisões. O aspecto formativo deste espaço se configura através da institucionalização da participação, em que os atores sociais se fazem ouvir e suas necessidades são legitimadas. Em comparação com o contexto brasileiro, o Parque estudado apresenta avanços relacionados às iniciativas de aproximação entre Parque e comunidade, porém a luta pela participação ainda não acontece, sendo ainda encarregado ao Estado, na figura do ICMBio, o papel de promovê-la, o que levanta questionamentos sobre o verdadeiro sentido da participação.
 
This study was carried out in Serra do Cipó National Park (MG) in order to identify the themes, practices and challenges related to the promotion of Critical Environmental Education in the context of participatory management of the mentioned Park. A descriptive qualitative research was carried out, with research strategies anchored by triangulation of data, through a previous exploratory study about the Park with field notes, interviews with managers and documentary analysis of minutes of meetings, totaling 17 minutes. The results indicate that there are challenges that need to be overcome in order to promote a pedagogical action organized in a project format, aiming the reception of schools, linked to the school curriculum. On the other hand, what is perceived is the predominance of Education in the Environmental Management Process, meaning that the Park's management focuses on its educational practices encouraging the participation of the community, which is manifested in its internal policies of operation. Actions focused at conflict management and promotion of dialogue with the social actors involved can be seen. The themes on Environmental Education that arise in meetings of the Management Council are related to the dynamics of the reality and its contradictions, that guide the issues that have arisen, so that the social actors can intervene in the reality, participating in the decisions. The formative aspect of this space is setted up by the institutionalization of participation, in which social actors are heard and their needs are legitimized. In comparison with the Brazilian context, the Park studied presents advances related to the initiatives of approach between the Park and community, but the role of promoting participation is still in charge of the State, which raises questions about the true meaning of participation.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)