O entrelaçamento entre o Ensino de Arte e a Educação Ambiental: para construir, compartilhar e pertencer

Salort, Michelle Coelho

Abstract:

 
Esta tese foi produzida a partir de argumentos construídos no percurso da pesquisa que teve como objetivo principal compreender como o entrelaçamento entre o Ensino de Arte e a Educação Ambiental contribui para desenvolver o sentido de pertencimento, entendido como o “sentir-se parte”, numa relação que leva à corresponsabilidade, à cooperação e ao compartilhar. Delineia uma retrospectiva do Ensino de Arte e da Educação Ambiental no Brasil e na Espanha para compreender a constituição histórica de ambas as áreas nestes dois países. Averigua, nos documentos oficiais que regem o sistema educativo nos respectivos contextos educacionais, como o pertencimento vem sendo efetivado nas escolas. Considera o sentido de pertença como o “sentir-se parte”, em uma relação de aceitação recíproca, constituído a partir do conhecimento sobre o entorno e experiências significativas que transformam espaços em lugares de pertencimento, conhecimento que pode ser proposto pelo Ensino de Arte vinculado à Educação Ambiental. A produção de dados ocorreu por meio de conversas/entrevistas com professores da área de artes tanto do município do Rio Grande, RS, Brasil, bem como com professores de Santiago de Compostela, Galícia, Espanha. Os dados foram analisados a partir da metodologia do “Discurso do Sujeito Coletivo”. Foram obtidos cinco discursos coletivos (DSC) para cada localidade: A área de artes sob a ótica de seus professores; Trabalho docente - valores e significados; Aproximações entre o Ensino de Arte e Educação Ambiental na escola; Ensino de Arte, patrimônio e Educação Ambiental; e O Ensino de Arte e a Educação Ambiental e suas potencialidades para o pertencer. Após as análises foi evidenciada a desvalorização da docência e da área de artes, mesmo que percebida como relevante na formação e no desenvolvimento da criatividade dos estudantes. O espaço da sala de aula é privilegiado para troca de saberes e o crescimento singular do sujeito, fatores gratificantes na docência. Embora afirmem trabalhar na perspectiva dos “Três R” (reduzir, reutilizar e reciclar), os docentes abordam obras e artistas que tangenciam as questões ambientais, observam e desenham a realidade do entorno. Entretanto, os professores revelam o desconhecimento e a desvalorização do patrimônio público. Apesar disso, percebem o Ensino de Arte como um potencializador do sentido de pertença. Assim, foram produzidos argumentos para defender a tese de que Ensino de Arte com uma abordagem sensível e estética, reflexiva, crítica e criativa, imbricado à Educação Ambiental, propicia o desenvolvimento do sentido de pertença, compreendido como o “sentir-se parte” numa relação de aceitação recíproca. No próprio processo transformador da pesquisa, a ferramenta AVArtea - Ambiente Virtual de Arte-Educação Ambiental foi construída como uma proposição de material didático que propicia um conhecimento sobre o patrimônio cultural do município do Rio Grande, vinculando-o à História da Arte. O ambiente é composto por livros digitais e jogos pedagógicos. A intenção é que o AVArtea engendre processos de aprendizagem colaborativa e incentive o sentido de pertença.
 
This dissertation was based on arguments developed throughout a research process whose main aim was to comprehend how the intertwinement of Arts teaching and Environmental Education contributes to develop the sense of belonging, which is understood as “feeling part of”, in a relationship that leads to co-responsibility, cooperation and sharing. It outlines a retrospective view of Arts teaching and Environmental Education in Brazil and in Spain in order to comprehend the historical constitution of both areas in these countries. Based on official documents which rule the education system in those educational contexts, it also verifies how the sense of belonging has been effected in schools. Besides, it considers the sense of belonging as “feeling part of”, in a relation of reciprocal acceptance which is based on knowledge about the surroundings and meaningful experiences which transform spaces into places people belong to. This knowledge may be proposed by Arts teaching connected to Environmental Education. Data was collected in conversations/interviews with Arts teachers in Rio Grande, RS, Brazil, and in Santiago de Compostela, Galicia, Spain. The “Discourse of the Collective Subject” was used as the methodology to analyze data. Five collective discourses (DCS) were obtained in each city: The Arts area in its teachers‟ views; Teachers‟ work: values and meanings; Connection between Arts teaching and Environmental Education in school; Arts teaching, heritage and Environmental Education; and Arts teaching and Environmental Education and their potential to the sense of belonging. The analysis showed the devaluation of teaching and the Arts area, even though it may be understood that they are relevant to trigger and develop students‟ creativity. Classes are privileged spaces to exchange knowledge and to enable a subject‟s individual development; both are gratifying factors in teaching. Teachers say that they work from the perspective of the “three R‟s” (reuse, redo, recycle) and study pieces of art and artists that not only approach environmental issues but also observe and reproduce their reality. However, teachers show lack of knowledge and devaluation of public heritage. Despite this fact, they perceive Arts teaching as a potential agent of the sense of belonging. Therefore, arguments were produced to defend the thesis that Arts teaching, with a sensitive, aesthetic, reflective, critical and creative approach intertwined with Environmental Education, enables the development of the sense of belonging, which is understood as “feeling part of” in a relation of reciprocal acceptance. In the transforming process of the research, the tool called AVArtea - Arts Virtual Environment-Environmental Education was constructed as didactic material that enables students to learn about the cultural heritage in Rio Grande, connected to Arts History. AVArtea, which comprises digital books and pedagogical games, aims at triggering collaborative learning processes and stimulating the sense of belonging.
 

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  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)