A Educação Ambiental como perspectiva para uma outra viagem turística: revisitando os passos do guia – educador com viajantes na Costa Doce/RS

Botelho, Daniel Moraes

Abstract:

 
Este trabalho pretende compreender a educação ambiental como perspectiva para uma outra viagem turística, revisitando os passos do guia-educador com viajantes na Costa Doce. Tal proposta justifica-se como um direcionamento através de um estudo da prática do guia de turismo e professor que busca, com o turismo, o despertar para uma relação mais harmônica do ser humano com o espaço visitado, propondo, na experiência turística, outras relações entre o eu-lugar-outro. A metodologia empregada apóia-se nos pressupostos básicos da educação ambiental, na imaginação criadora de Gaston Bachelard e nos sonhos para reinventar e humanizar as viagens turísticas. As repercussões deste trabalho buscam despertar imagens, nos viajantes da Costa Doce, para possibilitar que os mesmos possam produzir diferentes interpretações de três questões de pesquisa: o encontrar-se a si próprio, o viver e o agir de forma diferente e as estratégias de educação para as viagens. Com a interpretação dessas questões é que se busca a inferência da educação ambiental nas viagens turísticas.
 
This paper intends to understand the environmental education as a perspective to another tourism trip, revisiting the steps of the guide-educator with the Costa Doce travelers. Such proposal is justified as a direction, through the study of the practice of the tourism guide and teacher, that seeks with tourism the arouse to a more harmonic relation of the human being with the visited space, proposing in the tourism experience other relations between myself – landscape – the other. The metodology used is supported by the basic ideas of environmental education, the creator imagination of Gaston Bachelard and the dreams, to reinvent and humanize the tourism trips. The repercussions of this paper seek the arouse of images, in the Costa Doce travelers, to produce different interpretations of three research questions: the idea of finding yourself, the idea of living and acting in a different way and the strategies of education for the trips. With the interpretation of the these questions is quested the interference of environmental education in the tourism trips.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)