dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães |
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dc.contributor.author |
Souza, Giovana Consorte de |
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dc.date.accessioned |
2021-12-23T17:32:19Z |
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dc.date.available |
2021-12-23T17:32:19Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
SOUZA, Giovana Consorte de. O “eu corpo” como dançarino: partituras de uma educação ambiental em movimento. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/10194 |
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dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é pesquisar formas de despertar sonhos felizes a partir da dança, enquanto possibilidade de fomentar saúde e felicidade nos sujeitos envolvidos. Explicitando algumas relações possíveis entre Dança e Educação Ambiental. Tem como questão principal de pesquisa estabelecer como essas duas áreas tornam-se reciprocamente uma a outra, não qualquer Dança, não qualquer Educação Ambiental, mas um movimento singular que entrelaça duas grandezas complexas. Esta proposta justifica-se pelo fato de até hoje não ter sido estabelecida esta relação dentro das pesquisas em Educação Ambiental, tampouco nas pesquisas sobre Dança. Elas não devem ser entendidas como sinônimos, porque de fato não o são, mas podem vir a ser se à proposta for empregado o devido cuidado. Este trabalho justifica-se também pelo fato de ser a dança um formato, uma fuga, uma possibilidade de existência. Penso e sinto a dança sob pelo menos três perspectivas diversas, quais sejam: dançarina, educadora e professora de Educação Física. Enquanto dançarina percebo a dança tal qual possibilidade de transcendência, algo que flui com naturalidade, não precisa de um grande processo de planejamento. Sinto-me bem. Sinto-me em casa. E percebo a felicidade dos meus alunos em diferentes níveis, nos mais diversos momentos. Quando acertam uma sequência, quando criam um movimento ou constroem uma postura, quando se desafiam sobre o palco e experimentam a sensação de sentirem-se vencedores. Na condição de educadora percebo o crescimento pessoal de cada um, porque entendo a educação como transformação e Educação Ambiental é perceber o todo, construir o conjunto, solidarizar-se, despertando sonhos felizes e nutrindo saúde nos demais pares que desenham o mundo. Na prática de professora de Educação Física insiro a dança nas aulas desde sempre, por entender a importância da dança na construção de outros formatos de territórios existenciais. Inicialmente a pesquisa seria desenvolvida junto ao Projeto de dança Terpsícore da FURG. Porém ela seguiu por outro curso, qual seja: 1. Revisão Bibliográfica; 2. Criação de um projeto de extensão dentro do Instituto de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; 3. Coleta de dados a partir das impressões publicadas na rede social facebook, pelos sujeitos envolvidos; 4. A escrita do trabalho como tessitura e dança. A metodologia deste trabalho está baseada na Educação Estética Onírica, que tem como registros principais: a. Relato autobiográfico; b. Um projeto de extensão de inserção social cujos resultados sejam a matéria prima para a pesquisa; c. Despertar sonhos felizes dos sujeitos pesquisados e, consequentemente, do pesquisador; d. Expressar essa possibilidade num trabalho acadêmico, neste caso em uma Dissertação de Mestrado. Quanto às repercussões deste trabalho na vida dos sujeitos pesquisados são infinitas, porque durante toda a tessitura da pesquisa construímos juntos novas visões de mundo e possibilidades, de modo que as lembranças felizes deste tempo se manifestam para além do período compreendido nestas linhas. Sei que eles jamais esquecerão os efeitos que a dança como Educação Estética Onírica significou em suas vidas, o que para mim é a verdadeira Educação Ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work aims to search forms to rouse in people the urge for building happy dreams through dance, as a possibility of encouraging health and happiness to all participants involved and to explicit some possible relationships between dance and Environmental Education – Its main research question became how these two areas become mutual. Not just any dance, not any Environmental Education, but a singular movement that intertwines these two complex branches. This proposal is justified by the fact that until now have not been established this relationship of research in environmental education, either in research on dance. They should not be understood as synonymous, because in fact they are not, but they are likely to be seen as similar if properly and carefully proposed. This work is justified by the fact that the dance could be a format, an escape, and a possibility of existence. I think and feel the dance in at least three different perspectives: as a Dancer, as an Educator and as a Physical Education teacher. As a Dancer I see dance as possibility of transcendence, as something that flows naturally, not needing any big planning process. I feel good. I feel at home. And I realize the happiness of my students at different levels, in the most distinct moments. When they perform a maneuver, when they create a movement or build a stance, when they are challenged on the stage and experience the sensation of feeling winners. As an educator I see the personal growth of each student, because I understand Education as transformation. And Environmental Education is to understand the whole, build the set, awakening happy dreams and nurturing health in other pairs that draw the world. As a Physical Education teacher I have always inserted dance in classes, for understanding the importance of dance to the construction of other possibilities of existential territory formats. Initially the research would be developed in the Project dance Terpsichore FURG. But she followed by another course, namely: 1. Literature Review; 2. Creating a project extension within the Institute of Science and Technology of Rio Grande do Sul; 3. Collecting data from the impressions published on the social network Facebook, by the subjects involved; 4. Writing the work like dance. The methodology of this work is based on the Aesthetic Education Dream, which main records are: a. autobiographical report b. an extension project of social inclusion having the raw material for research as a result, c. to rouse happy dreams in the studied party and therefore in the researcher d. to express this possibility in a scholarly work, in this case a dissertation. About the impact of this work on the lives of the individuals surveyed, it is endless, because during the entire construction of this new research we built together worldviews and possibilities, so that the happy memories of this period are manifested beyond these time lines. I know they will never forget the effects that dance as Aesthetic Education Dream meant in their lives, which to me is the true Environmental Education. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Sonhos Felizes Dança |
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dc.subject |
Educação Ambiental |
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dc.subject |
Educação Estética Onírica |
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dc.subject |
Happy Dreams |
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dc.subject |
Dance |
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dc.subject |
Environmental Education |
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dc.subject |
Aesthetic Education Dream |
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dc.title |
O “eu corpo” como dançarino: partituras de uma educação ambiental em movimento |
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dc.type |
masterThesis |
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