Abstract:
Partindo do interesse de pesquisa sobre qualidade de vida e atividade física, relacionadas à educação ambiental, esta tese é um estudo que problematiza os aspectos relacionados à qualidade de vida visando sua produção. Para tanto, elaborou-se um Programa de aulas de Tai Chi Chuan – Educação Ambiental junto a um grupo de idosos do bairro São Miguel, localizado na cidade de Rio Grande/RS, Brasil. Para alcançar este objetivo, foi necessário diagnosticar a qualidade de vida dos participantes; caracterizar o Tai Chi Chuan como atividade física que contribui com a Educação Ambiental para garantir a qualidade de e para a vida dos participantes; definir os fundamentos teóricos do processo de Educação Ambiental vinculado à prática do Tai Chi Chuan, a fim de problematizar a qualidade de e para a vida. A metodologia utilizada na pesquisa é a qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e analítico, de campo, não experimental, e vinculada ao enfoque hermenêutico, onde foram utilizados os discursos, as percepções, as vivências e experiências dos sujeitos, para entender os seus significados. As principais considerações obtidas estão no plano educativo, integrador e sociocultural, junto com a compreensão de que é possível melhorar e produzir qualidade de e para a vida em idosos que possuem Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O Tai Chi Chuan resultou em uma boa opção de atividade física, pela sua relação com a natureza, a análise do ambiente e a possibilidade de ajustar a prática às condições dos participantes.
Based on research interest on quality of life and physical activity, related to environmental education, this thesis is a study that problematizes aspects related to the quality of life aimed at its production. For that, a Tai Chi Chuan - Environmental Education program was developed, along with a group of elderly people from the São Miguel neighborhood, located in the city of Rio Grande/RS, Brazil. To achieve this goal, it was necessary to diagnose the participants' quality of life; characterize Tai Chi Chuan as physical activity that contributes to Environmental Education to ensure the quality of and for the life of the participants; to define the theoretical foundations of the Environmental Education process linked to the practice of Tai Chi Chuan, in order to problematize the quality of and for life. The methodology used in the research is the qualitative, exploratory, descriptive and analytical, field, not experimental, and linked to the hermeneutical approach, where the discourses, perceptions, experiences and experiences of the subjects were used to understand their meanings. The main considerations are educational, integrative and sociocultural, along with an understanding that it is possible to improve and produce quality of life for elderly people with chronic noncommunicable diseases. Tai Chi Chuan resulted in a good choice of physical activity, due to its relationship with nature, the analysis of the environment and the possibility of adjusting the practice to the conditions of the participants.