Visões marinhas: vertentes e signos para Educação Ambiental em comunidades costeiras

Crivellaro, Carla Valeria Leonini

Abstract:

 
Sob a ótica interdisciplinar, este estudo objetiva a elaboração de uma metodologia em educação ambiental capaz de identificar, resgatar e valorizar peculiaridades ambientais, culturais, históricas, sociais, políticas e étnicas, a partir do conhecimento coletivo de comunidades costeiras, aqui definido como um conjunto de visões marinhas. Através do desenvolvimento do método vivencial, serão indicadas as vertentes (áreas do conhecimento presentes em uma determinada vivência) e sua representação através de signos (elementos) que as caracterizam. O método vivencial contribui para levantar subsídios básicos, abordando aspectos socioambientais, históricos e culturais, que constituem a identidade de um lugar, levando à identificação, autovalorização e conexão com outras realidades. Favorece o intercâmbio entre a teoria e a práxis, uma vez que trabalha com os elementos originais da comunidade. Abre espaço para um trabalho interdisciplinar, valorizando profissionais das diversas áreas do conhecimento, pois enfatiza os signos que retratam as visões marinhas utilizando noções provenientes de várias disciplinas como a geografia, a oceanografia, a antropologia, a psicologia, a arte e a literatura. Acredita-se que com este trabalho possam surgir alternativas para que as comunidades minimizem as ações antrópicas que comprometam sua qualidade de vida. Também se pretende fornecer subsídios para a implantação, evolução e conexão de projetos de educação ambiental na zona costeira, visando um grande projeto de EA Costeiro, dentro do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro - PNGC, valorizando assim, a partir destas visões, ilhas de especiação cultural.
 
An interdisciplinary methodology in environmental education is presented, emphasizing regional environmental, cultural, socialogical and political aspects characterizing the collective knowledge of coastal communities, herein taken as a whole cognitive legacy cosidered as a series of marine visions. Thanks to some periods of participative observations, the representation of these visions is identified as a sum of specific signs. The method recommended is supposed to be an auxiliary tool to gather basic data in order to eventually define the identity of a site, thus contributing to self-recognition, self-esteen and the ability to integrate other realities. It may also help the interchange beetween theory and practice, since dealing with the tradicional paradigms of the community and even come to contribute to an interdisciplinary approach between complementary areas of knowledge. The work with the interpretation of collective significants signs is presented as related to such sciences, as geography, oceanography, antropology, as well as with literature, art and psychology. The experience related aimed at helping come primities to exercise a more decisive control on anthropogenic factors that may be able to endanger their quality of life. It also pretends to contribute to the proposal, evolution and viability of environmental education projects for the whole coast of Brazil. Thus contributing to the National Plan of Coastal Management, with the recognition of cultural “islands of identity”.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)