Show simple item record

dc.contributor.advisor Laurino, Débora Pereira
dc.contributor.author Souza, Marco Antônio Simões de
dc.date.accessioned 2021-12-23T17:33:56Z
dc.date.available 2021-12-23T17:33:56Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation Souza, Marco Antônio Simões de. A complexidade na formação do técnico como sujeito ecológico a partir das relações entre trabalho, currículo e capitalismo no CEFET-RS. 2006. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10199
dc.description.abstract Esta dissertação teve por objetivo investigar as possibilidades de vinculação entre o ensino técnico profissionalizante ministrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS) e a Educação Ambiental (EA) na visão de Isabel de Carvalho. Analisou-se o discurso de integrantes de três segmentos da Instituição: egressos, professores e direção. Para tanto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas a fim de estabelecer, numa perspectiva qualitativa, um diálogo com o pensamento da Complexidade segundo a visão de Edgar Morin. Para analisar os dados, foi utilizada a metodologia da Análise Textual Qualitativa proposta por Roque Moraes. As categorias que emergiram do processo de análise foram Currículo, Trabalho e Capitalismo. As análises evidenciaram a preocupação com a formação humanística dos educandos e a vinculação entre currículo do ensino técnico, mercado de trabalho e modo de produção capitalista, na busca de mudanças nas perspectivas do técnico diante das constantes transformações tecnológicas do mercado e das relações de trabalho. A discussão das categorias permitiu vislumbrar o estabelecimento de relações do Ensino Técnico com a Educação Ambiental a partir da problematização dos valores do capitalismo e da maneira pela qual estes valores estão presentes, enquanto ideologia, na construção do currículo e no conceito capitalista de trabalho. Foi possível constatar, também, que é necessário discutir a fragmentação do currículo, contraposta à visão complexa e interdisciplinar da EA, a fim de proporcionar uma reflexão ética e ecológica sobre o relacionamento entre sociedade e meio ambiente. pt_BR
dc.description.abstract This work aimed at investigating the possibilities of connections between Technical Education at Pelotas Federal Center for Technological Education (CEFET-RS) and Environmental Education (EA) in Isabel de Carvalho’s point of view. We started analyzing the speeches of people who take part in three different segments of CEFET-RS: students, teachers and board of directors. We organized semi structured interviews in order to establish a dialogue between the speeches and Edgar Morin’s view of Complexity. To analyze the data, we used Roque Moraes’ Qualitative Textual Analysis. The categories that emerged from the analysis process were Curriculum, Work and Capitalism. The data analysis evidenced concerns on humanistic instruction for the students and relations among Technical Education’ curriculum, job market and the capitalist productive mode, in the sense of seeking other possibilities for technician job, facing the technological and work relationships changes in the job market. Category discussion allowed us a better understanding on Technical Education’s associations to EA starting from the debate of Capitalism values in Technical Education and the way these values are present as a political ideology in the constitution of its curriculum and in the capitalist conception of “work”. This discussion also allowed us to identify that it is necessary to debate curriculum fragmentation, opposed to the complex and interdisciplinary EA view, in order to propose ethical and ecological considerations on the relationships between Society and Environment. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino Técnico pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Capitalismo pt_BR
dc.subject Complexidade pt_BR
dc.subject Sujeito ecológico pt_BR
dc.subject Technical Education pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Work pt_BR
dc.subject Capitalism pt_BR
dc.subject Complexity pt_BR
dc.subject Ecological Citizen pt_BR
dc.title A complexidade na formação do técnico como sujeito ecológico a partir das relações entre trabalho, currículo e capitalismo no CEFET-RS pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
  • Show simple item record